O Fenômeno do Preconceito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus é infinito e tem tudo
Advertisements

Criminalização da Transmissão do HIV como Forma de Estigma e Discriminação Veriano Terto Jr. Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - ABIA.
Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Evento: I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça 4ª Edição. Coordenação.
O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
A instituição escolar e a violência
A Rejeição nas Organizações
Racismo.
TODAS AS FORMAS DE AMOR VALE A PENA, QUALQUER FORMA DE AMOR VALERÁ
UNIJUÍ -Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Caroline Muñoz PRECONCEITO.
Marketing.
Desigualdade social e minorias
DEFINIÇÕES.
INJÚRIA.
ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
Ganhos e Discriminação
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Quem é o jovem brasileiro?
“La discriminación por etnia o raza”
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
Discriminação Racismo e Xenofobia.
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Declaração dos Direitos da Criança
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Racismo Sexismo.
Análise sobre a Lei nº de 05 de janeiro de 1989
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
PRECONCEITO.
Profa. Marisa Rossinholi
Racismo Racismo Racismo Racismo Racismo.
Discrição das duas Discriminações
INCLUSÃO DIGITAL ROMPENDO BARREIRAS.
A palavra conviver originou-se
O Desenvolvimento e Os Direitos Humanos
Desvantagens da Diferença Escola Secundária Fernando Namora Psicologia
Centro de Cidadania da Mulher
O pecado da acepção de pessoas
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Trabalho realizado por:
Por Portugal. Para reflectir... A diferença entre países pobres e ricos não é Para reflectir... A diferença entre países pobres e ricos não é a Idade.
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
“Porque para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11
Deficiência no Trabalho
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Transformações do pensamento sociológico ocidental
KETLYN.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
BREVE HISTÓRIA DA POBREZA
Todos diferentes, todos iguais!
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Pesquisa de Emprego e Desemprego
MPS - Ministério da Previdência Social A inserção da juventude brasileira no mercado de trabalho Abril de 2004.
PRECONCEITO & DISCRIMINAÇÃO
AMBIENTE SOCIOCULTURAL Definição
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
Racismo, Preconceito, Discriminação.
Grupo : Bruno, João, Mirella, Monique, Samuel
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
O processo de construção da cidadania no Brasil e no mundo.
Estudo do Relatório Mundial sobre a Deficiência (OMS, 2011)
Mulher negra: o direito de ser
Antonio Sergio Guimarães
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
SOCIEDADE, CULTURA E VIOLÊNCIA VIVIAN DA VEIGA SILVA CIENTISTA SOCIAL E COORDENADORA DE ATIVIDADES DO PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS.
Colégio Equipe de Carangola Ética e Cidadania Prof.: Patrick O. de Souza.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
1. Como Sua Família Lida Com Alguma Situação Estressora?
Transcrição da apresentação:

O Fenômeno do Preconceito Andressa– Êned – Karine – Nicole

O que é Preconceito? Preconceito é uma atitude discriminatória que baseia conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente.

Tipos de Preconceito Preconceito à outra cor; Preconceito à outra religião; Preconceito quanto a classe social; Preconceito contra pessoas de outra orientação sexual; Preconceito contra pessoas de outra nacionalidade;

Tabela Desemprego por raça, segundo sexo em % Negros Brancos Mulheres Homens Belo Horizonte 20,5 15,8 16,8 11,5 Distrito Federal 22,4 18,9 21,0 14,2 Porto Alegre 22,7 19,2 18,1 13,1 Recife 26,3 22,6 16,2 Salvador 27,6 24,0 20,3 15,2 São Paulo 25,0 20,9 13,8 Fonte: DIEESE/SEADE, 1998  

Tabela Os homens brancos ganham em média quase duas vezes e meia (142,2%) a mais do que os homens negros e quatro vezes (295%) mais que as mulheres negras Homens brancos 6,3 salários mínimos Mulheres brancas 3,6 salários mínimos Homens negros 2,9 salários mínimos Mulheres negras 1,7 salários mínimos Fonte: O Estado de São Paulo (03.07.94); Folha de São Paulo (08.04.95); Mapa do Mercado de Trabalho no Brasil – IBGE, a partir da PNAD (1990).  

Tabela Escolaridade segundo a cor Até o 1º grau Curso Superior Negros 71% Pardos 65% Brancos 57% Negros 24% Pardos 29% Brancos 30% Até o 2º grau Fonte: IBGE (publicado na Folha de S. Paulo, em 19.03.95). Negros 71% Pardos 65% Brancos 57%

Etnocentrismo

Etnocentrismo

ESTEREÓTIPOS *Rótulos *Exemplos: Mulheres: Volúveis Portugueses: Burros Médicos: Mercenários Advogados: Ladrões

Podem ser favoráveis Japonês: Trabalhador Inglês: Pontual Brasileiro: Criativo Alemão:Disciplinado

Generalização Índio: Preguiçoso Sendo assim estereótipos são incorretos, superficiais,abstratos,apressados e não estão de acordo com a realidade. Portanto , estereótipos é uma expressão de preconceito

DISCRIMINAÇÃO Palavra usada para designar um tipo de tratamento diferencial. No Brasil Tradição machista Ita(Instituto Tecnológico do Aeronáutica) Crescentes denuncias feitas por negros que se sentem discriminados.

Imobiliárias Empresas Hospitais Atividade científicas Discriminação com órfãos abandonados Protestantes, espíritas e umbandistas.

Marginalização dos Idosos Limite de idade para trabalhar Vistos como: Imprestáveis Inativos Improdutíveis Ranzinzas Cheios de mania Mesquinhos Incapazes

E por esses motivos devem ser confinados em asilos. Sendo assim excluídos do convívio social.

Jovens Também atingidos pela discriminação Vistos como: Irresponsáveis Turbulentos Inconseqüentes Criadores de caso Consumistas Ingratos

Toda forma de discriminação marginaliza,afasta indivíduos da participação social. Dando origem a desigualdade, tudo isso causa nas pessoas: Desanimo Sentimento de inferioridade Melancolia Depressão Infelicidade Ressentimento Insegurança

Preconceito:Deficientes Discriminação de cegos,surdos,mudos,paraplégicos, mutilados, portadores de distúrbios, etc... -no convívio social -no mercado de trabalho Constrangimento.

Confinamento Medida prejudicial no tratamento e na recuperação do deficiente. Privação de afeto. Isolamento da família e da sociedade.

Aparência-Tipo físico Pessoas obesas ou muito magras também são vítimas do preconceito. Ridicularizadas através de apelidos e piadas.

Cinema e Deficiência O cinema tem abordado com frequência a sina dos portadores. Exemplos de filme: -Homens de Honra -O Homem sem Face -O Corcunda de Notre-Dame -Uma Lição de Amor -Filadélfia etc...

Exemplos

Medidas e Soluções Atualmente os deficientes têm recebido medidas para inclusão social. Mesmo com essas medidas, é preciso mais incentivos.

Nos Hospitais... Empregam com sucesso deficientes visuais. É uma medida para inclusão no mercado de trabalho. Promover oportunidades.

Portadores de Aids São vítimas do preconceito. Os gays principalmente.

Epiléticos São excluídos da sociedade por pessoas desinformadas. Muitos acham, que a substância que os epiléticos soltam pela boca na hora do ataque epilético é algo MUITO contagioso, totalmente desinformados!

Grupos Minoritários Constituídos pelos discriminados e separados. Costumam viver nos limites do gueto. Exemplo: Em alguns países da Europa, os judeus residiam em guetos. Nazismo: -Alemães se julgavam superiores -Anti-Semitismo: Aversão a judeus

Regime Apartheid África do Sul – Domínio e exclusão dos negros. Ainda predomina em algumas áreas da África atualmente.

A Prática do Genocídio Extermínio ou desintegração de grupos humanos através da violência e da força. Etnocídio : extermínio de etnias (grupos)com as mesmas particularidades físicas e culturais.

O que existe por trás do Genocídio? Interesses expansionistas, econômicos e geopolíticos das pessoas que lideram esses massacres.