CEFET/RS – UNED Charqueadas

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Transcrição da apresentação:

CEFET/RS – UNED Charqueadas Unidade de Ensino de Charqueadas PROEJA - Informática Andréia Colares e Carla Balestro andreiacolares@cefetrs.tche.br cbalestro@cefetrs.tche.br Maio/2008

SETEC – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Escola Governo Federal MEC SETEC – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica CEFETs

A Escola 1942 - Escola Técnica de Pelotas – ETP 1965 - passa a ser denominada Escola Técnica Federal de Pelotas - ETFPEL 1996 – criada a Unidade de Ensino Descentralizada - UNED/Sapucaia do Sul 1999 –transforma-se em Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas - CEFET-RS 2006 – criada a Unidade de Ensino Descentralizada de Charqueadas 2008 – chamada pública do MEC para transformação em IFET Sul Riograndense

A Escola – Experiência em EJA EMA – Ensino Médio para Adultos Unidade de Pelotas em 1999 Unidade de Sapucaia do Sul em 2001 PROEJA Unidade de Charqueadas em 2006 Unidade de Pelotas em 2007 (Curso Técnico em Informática) Unidade de Sapucaia do Sul em 2007 (Curso Técnico em Processos Administrativos)

O Curso Área do Curso: Informática Habilitação: Técnico em Informática Carga-horária: 2400 horas (3 anos) + 240 horas de estágio Ingresso: sorteio público Turmas: 2 Quantidade por turma: 20 alunos Início das aulas: 11/set/2006.

Principais desafios Integração (pensar a/ fazer a); Formação docente direcionada ao EJA/PROEJA; Resgate de formação de base dos alunos; Forma de seleção adequada; Diminuição da evasão e da quantidade de faltas; Necessidade de constante repensar, rediscutir, rever o projeto do curso. Demanda disposição da equipe.

Algumas ações Construção coletiva do curso Atividades extra-classe e visitas à museus, Bienal, espetáculos teatrais Fórum permanente de discussão entre escola e alunos Encontros semanais dos docentes para formação e discussão Seminários e aulas temáticas integradas

Algumas ações Acompanhamento mensal das faltas e conversas com os alunos faltosos Bolsas para alunos carentes Adequação da escola à realidade e às necessidades dos alunos Estudos de recuperação da aprendizagem fora do horário da aula Avaliação bimestral feito pelos alunos Constituição de um grupo de pesquisa

Reflexo da vivência Mudança no projeto pedagógico da escola Mudança no conceito da EJA Ampliação das fronteiras do aluno Oportunidade de construir a escola e o curso.

Referências Memorial do CEFET-RS http://www2.cefetrs.tche.br/memorial/ MEIRELES, Céres M. da S. Das ARTES e OFFICIOS à EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. 90 Anos de História. Pelotas: Ed. da UFPEL, 2007.