Informática na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo II - Alfabetização e letramento digital -Carla Viana Coscarelli – páginas 25 a 40. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital:
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
KID VINIL - Zeca Baleiro
AS TICS E A ESCOLA.
Tecnologias na escola.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Informática na Educação
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Por quê o computador na educação?
O uso da internet nas escolas
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
Propostas de layout Modelo 1
Capacitação dos professores
educação NA ERA DIGITAL
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Construindo o futuro do seu filho!
A relação Professor/ Aluno
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
FACULDADE DE EDUCAÇÃO/CURSSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA/SÉRIES INICIAIS. PROFESSORA:MARISTELA MIDLEJ CURSISTAS:ELIZABETE E ALAIDES gilgiardelli.wordpress.com.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Informática na Educação
SITUAÇÕES.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
Docência universitária: repensando a aula
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O uso das tecnologias na escola
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

Informática na Educação Sanmya Feitosa Tajra Aluna Talita Zagonel dos Santos Disciplina: Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia

Capacitação de Professores Capítulo 7 Capacitação de Professores

A tecnologia na Educação: Um processo de mudança É fácil concluirmos que os professores precisam estar abertos para incorporar essa nova realidade. Entre o momento de percepção da necessidade de mudar e ter resultados com as mudanças adotadas, existe um “espaço/intervalo” em que estamos processando as mudanças de paradigmas. O processo de APRENDIZAGEM é doloroso.

O processo de qualquer mudança, seja no âmbito profissional ou pessoal, pode ser representado da seguinte forma: Processo de Mudança Deslocamento Mudança Recongelamento Renovação

Descongelamento: refere-se ao momento em que nos deparamos com a necessidade de que precisamos mudar. Mudança: dá-se quando já estamos no processo da mudança propriamente dita, assimilando os novos conceitos, os novos paradigmas. Recongelamento: dá-se quando reiniciamos um novo processo de mudança.

As área de informática é caracterizada pela inovação constante As área de informática é caracterizada pela inovação constante. Ela força a estarmos sempre mudando. As inovações na área de informática deixam-nos sempre em defasagem. É impossível acompanhar todas elas. Se não nos lançarmos a essas inovações, com certeza, ficaremos cada vez mais atrasados. É preciso sempre questionar tais alterações e nem sempre adotá-las. Precisamos ser críticos e saber usar a criatividade.

Transformação: uma concretização da aprendizagem A transformação é a ação do resultado de um aprendizado. O aprender é um processo de mudança contínua; o ser indivíduo é um sujeito inacabado que está sempre aprendendo e se transformando.

Uma proposta experimental de formação de professores em tecnologia educacional Por que as escolas de formação de professores não se preocupam pelo menos em tirar seus alunos do analfabetismo tecnológico e de uma nova exclusão social?

Sabemos que a maior parte de cursos de formação de professores não contempla a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação em seus currículos, seja na educação do ensino médio no magistério, seja em faculdade de Pedagogia ou nas diversas licenciaturas.

Estamos diante de uma sociedade da informação. A utilização de computador e da Internet sofre resistências similares às que aconteceram com a incorporação da TV, do cinema e do telefone e, mesmo assim, esses recursos de comunicação cresceram e são importantes instrumentos da nossa realidade atual e nos ajudam na melhoria da qualidade de vida, gerando novas oportunidades.

O crescimento das tecnologias também tem se desenvolvido de tal forma que menos precisamos saber. O conhecimento que precisamos para lidar com ela é cada vez menor.

Estamos diante de uma nova realidade que permite estarmos presentes de forma virtual, sem limites geopolíticos e temporários. Estamos mais próximos de uma grande comunidade, uma comunidade mais global, mais humana, mais fraterna. São novas relações e possibilidades que se criam, novas formas de viver.

Alguns tipos da nova tecnologia que hoje existe Alguns tipos da nova tecnologia que hoje existe. Podemos facilmente integrar a tecnologia dentro da sala de aula, e os alunos facilmente aprenderão.