Palestra 1 Apresentação da Disciplina

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Transcrição da apresentação:

Palestra 1 Apresentação da Disciplina APGS - Projeto Final Prof. Luiz Antonio Prof. Portela

Agenda Objetivo O Sistema A Equipe de Projeto Método de Trabalho Presença Avaliação Próximos Passos

Sistemas de Informação Objetivo Integrar os conhecimentos adquiridos durante o curso Sistemas de Informação Construção de um Sistema real Análise Banco de Dados Modelagem Projeto Linguagens

O Sistema A área de aplicação pode ser quase qualquer uma Saúde Comércio Setores de grandes organizações Setor Imobiliário Turismo e Transporte Esporte e Lazer Indústria Outras, dependendo de avaliação do(a) orientador(a) Requisitos básicos: Ser real Possuir usuário que não seja participante da equipe de projeto Possuir amplitude adequada (avaliada pelo(a) orientador(a))

O Sistema O assunto do sistema não deve ser trivial, como vídeo-clube, controle de mesas de restaurante, protocolo de documentos, correio eletrônico, banco de currículos, etc. muito complexo, como sistemas de controle de processos em tempo real e sistemas especialistas (uso de técnicas de IA) Todos os componentes da equipe de projeto devem ter acesso ao ambiente do sistema e aos usuários Deve haver um acordo da equipe com os usuários para o desenvolvimento do projeto

A equipe de Projeto Idealmente deve ter 6 componentes mínimo: 4 componentes Se necessário, grupos com a composição mínima podem ter seus membros remanejados máximo: 6 componentes Se necessário, um componente adicional pode ser permitido para um grupo, desde que todos os demais já possuam 6 componentes Após iniciado o projeto, não pode mudar de composição Funciona como um grupo de trabalho profissional da vida real

Usuário/senha: aluno/alo2007 Método de Trabalho O trabalho é dividido em quatro fases: Concepção Elaboração Construção Transição Cada fase é precedida de palestra explicativa do que será realizado e quais os objetivos a serem atingidos O material utilizado em cada palestra ficará disponível na página do curso http://lucifer.tecbd.inf.puc-rio.br/~projfinal Usuário/senha: aluno/alo2007 Processo Unificado

Método de Trabalho Em cada fase são realizadas reuniões do(a) orientador(a) com cada grupo de trabalho em horário previamente marcado Nas datas agendadas (calendário) a documentação produzida deve ser entregue ao(à) orientador(a) para revisão No final do período, o sistema (documentação e módulos executáveis) são apresentados pela equipe de projeto a uma banca examinadora

Presença A presença nas palestras é obrigatória é permitida a ausência em 25% das palestras A presença nas reuniões é obrigatória é permitida a ausência em 25% das reuniões A presença na apresentação do projeto à banca examinadora é obrigatória a ausência implica em reprovação

Avaliação A banca examinadora pode considerar um projeto reprovado, recebendo a menção Insuficiente aprovado, recebendo uma das seguintes menções: Regular Bom Muito Bom Excelente A banca examinadora e o(a) orientador(a) podem atribuir conceitos diferentes aos participantes de um mesmo grupo

Regras Versões do projeto entregues fora do prazo definido (calendário) não serão aceitas Versões do projeto fora do padrão estabelecido para a documentação não serão revisadas A entrega da versão final do projeto após o horário estabelecido (calendário) implica em perda de pontos na avaliação final do grupo Atraso no dia da apresentação à banca examinadora implica em perda de pontos na avaliação final do aluno A ausência na apresentação do projeto à banca examinadora implica em reprovação do aluno Projetos com grau “IN” passam a valer 9.0 (menos um ponto na avaliação final)

Próximos Passos Formar as equipes de projeto entregar a relação dos componentes do grupo Discutir dentro da equipe possíveis sistemas a serem desenvolvidos obter mais de um tema (apresentar, no mínimo, 3 temas) estabelecer ordem de preferência entregar na primeira reunião com o(a) orientador(a) um documento descrevendo os temas (no máximo duas páginas para a descrição de cada tema) Marcar/realizar uma primeira reunião (exploratória) com o principal usuário de cada sistema potencial

Temas Os seguintes temas não serão aceitos: Controle de treinamentos Controle escolar ou acadêmico Gestão de projetos Locação de vídeos e DVDs Protocolo de documentos Controle de mesas de restaurante Correio eletrônico Banco de currículos Controle de identificadores de acesso

Documento sobre Temas Deve conter capa com o nome dos componentes do Grupo O conteúdo deve ser formado por: Nome da empresa cliente e uma breve descrição sobre a empresa Descrição do tema, contendo um resumo sobre os processos que serão automatizados pelo sistema (além de cadastros e consultas) Motivo da preferência do grupo Organizar o documento por ordem de preferência

Perguntas?