Síndrome de Asperger HISTÓRICO
SÍNDROME DE ASPERGER - SA Descrita por Hans Asperger, um ano após a descrição do Autismo Infantil, estudado por Kanner - Por volta de 1944. Hans Asperger a denominou de Psicopatia autística - Ele desconhecia o trabalho de Kanner. Síndrome muito pouco conhecida - Limitada aos leitores alemães. 1981 - Lorna Wing estuda sobre o assunto tornando-a mais conhecida.
Características de SA Atrasos em determinadas áreas do desenvolvimento, tais como: Área da comunicação: atraso no início da fala (por volta dos três ou quatro anos), dificuldade fonoarticulatória, fala de forma pedante, utiliza palavras difíceis e frases rebuscadas, utilizam as palavras e frases de forma estereotipada e repetitiva, Linguagem de forma automática e pouco espontânea,
Inicialmente é freqüente a ecolalia, Há alteração no ritmo, entonação, altura e timbre da voz, Compreendem o que lhes é dito de forma literal, Dificuldade em compreender palavras simples e triviais, Mímica facial reduzida, Utilização de gestos é pobre e Dificuldade em manter o contato visual, Problemas comportamentais: Hiperatividade Desordem da atenção Distúrbios específicos do aprendizado
Relacionamento Social: Bebê: quieto, isolado, pouca resposta a estímulos ambientais, Idade mais avançada: mantêm-se o isolamento Falta de vontade de estabelecer relações interpessoais
Áreas de interesses muito peculiares: meteorologia, calendários ... Outras: Áreas de interesses muito peculiares: meteorologia, calendários ... Muitas aprendem a ler sozinhas Apresentam movimentos estereotipados: flapping, girar ... Desajeitamento motor Desajeitado no trato social
O AUTISMO E A SÍNDROME DE ASPERGER: Na Síndrome de Asperger os sinais e sintomas são sutis. Em ambos percebe-se: patologias neurológicas anormalidades cromossômicas anormalidades neurofisiológicas
O QUE MAIS SOBRE... Difícil diagnóstico Desordens patológicas secundárias Alguns tornam-se adultos independentes Meninas são menos afetadas Podem passar por períodos de depressão Tentativas de suicídio - adolescência Em alguns casos a inteligência é preservada
“ Personalidade Esquizóide da Infância” Ocorrência da SA em mais de uma pessoa na mesma família Predisposição genética e influência de fatores ambientais Esta condição também é conhecida por: “ Personalidade Esquizóide da Infância” Diagnóstico errado: superdotados
TRABALHO PEDAGÓGICO:
Intervenção pedagógica: AMBIENTE: SEGURO RECURSOS VISUAIS E OUTROS ORGANIZADO PRÁTICA: Desenvolver atividades que promovam as capacidades do aluno nos aspectos em que mais necessita de intervenção.