Síndrome de Asperger HISTÓRICO.

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Transcrição da apresentação:

Síndrome de Asperger HISTÓRICO

SÍNDROME DE ASPERGER - SA Descrita por Hans Asperger, um ano após a descrição do Autismo Infantil, estudado por Kanner - Por volta de 1944. Hans Asperger a denominou de Psicopatia autística - Ele desconhecia o trabalho de Kanner. Síndrome muito pouco conhecida - Limitada aos leitores alemães. 1981 - Lorna Wing estuda sobre o assunto tornando-a mais conhecida.

Características de SA  Atrasos em determinadas áreas do desenvolvimento, tais como:  Área da comunicação: atraso no início da fala (por volta dos três ou quatro anos), dificuldade fonoarticulatória, fala de forma pedante, utiliza palavras difíceis e frases rebuscadas, utilizam as palavras e frases de forma estereotipada e repetitiva, Linguagem de forma automática e pouco espontânea,

Inicialmente é freqüente a ecolalia, Há alteração no ritmo, entonação, altura e timbre da voz, Compreendem o que lhes é dito de forma literal, Dificuldade em compreender palavras simples e triviais, Mímica facial reduzida, Utilização de gestos é pobre e Dificuldade em manter o contato visual, Problemas comportamentais: Hiperatividade Desordem da atenção Distúrbios específicos do aprendizado

Relacionamento Social: Bebê: quieto, isolado, pouca resposta a estímulos ambientais, Idade mais avançada: mantêm-se o isolamento Falta de vontade de estabelecer relações interpessoais

Áreas de interesses muito peculiares: meteorologia, calendários ...  Outras: Áreas de interesses muito peculiares: meteorologia, calendários ... Muitas aprendem a ler sozinhas Apresentam movimentos estereotipados: flapping, girar ... Desajeitamento motor Desajeitado no trato social

O AUTISMO E A SÍNDROME DE ASPERGER:  Na Síndrome de Asperger os sinais e sintomas são sutis.  Em ambos percebe-se: patologias neurológicas anormalidades cromossômicas anormalidades neurofisiológicas

O QUE MAIS SOBRE...  Difícil diagnóstico  Desordens patológicas secundárias  Alguns tornam-se adultos independentes  Meninas são menos afetadas  Podem passar por períodos de depressão  Tentativas de suicídio - adolescência  Em alguns casos a inteligência é preservada

“ Personalidade Esquizóide da Infância”  Ocorrência da SA em mais de uma pessoa na mesma família  Predisposição genética e influência de fatores ambientais  Esta condição também é conhecida por: “ Personalidade Esquizóide da Infância”  Diagnóstico errado: superdotados

TRABALHO PEDAGÓGICO:

Intervenção pedagógica:  AMBIENTE: SEGURO RECURSOS VISUAIS E OUTROS ORGANIZADO  PRÁTICA: Desenvolver atividades que promovam as capacidades do aluno nos aspectos em que mais necessita de intervenção.