Como Desenvolver Sistemas de Informação Capítulo 11 Como Desenvolver Sistemas de Informação
Avaliar os diversos métodos para desenvolver sistemas de informação OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever os principais passos de resolução de problemas para desenvolver novos sistemas de informação Avaliar modelos para mensurar o valor organizacional dos sistemas de informação Estimar os requisitos para gerenciar com sucesso a mudança criada pelos novos sistemas Avaliar os diversos métodos para desenvolver sistemas de informação Comparar as diversas metodologias para modelagem e projeto de sistemas
Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Novos sistemas de informação são construídos como soluções a problemas Quatro passos ao construir um sistema de informação Definir e compreender o problema Desenvolver soluções alternativas Escolher a melhor solução Implementar a solução Os primeiros três passos são chamados de análise de sistemas
Desenvolvimento de uma Solução de Sistema de Informação Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Desenvolvimento de uma Solução de Sistema de Informação O desenvolvimento de uma solução de sistema de informação baseia-se no processo de resolução de problemas. Figura 11.1
Definição e Entendimento do Problema Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Definição e Entendimento do Problema O que causou o problema? Por que ele persiste? Por que ele não foi resolvido? Quais são os objetivos de uma solução? Requisitos de informação
Desenvolvimento de Soluções Alternativas Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Desenvolvimento de Soluções Alternativas Caminhos mais adequados a seguir dada a natureza do problema Algumas soluções não requerem um sistema de informação Algumas soluções requerem modificação de sistemas existentes Algumas soluções requerem novos sistemas
Avaliação e Escolha de Soluções Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Avaliação e Escolha de Soluções Estudo de viabilidade Custos e benefícios Vantagens e desvantagens Valor empresarial dos sistemas Gerenciamento da mudança
Implementação da Solução Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Implementação da Solução Projeto do sistema Finalização da implementação Seleção e aquisição de hardware Desenvolvimento e programação de software Testes Treinamento e documentação Conversão Produção e manutenção Gerenciamento da mudança
Sessão Interativa: Resolução de Problemas Resolução de Problemas e Desenvolvimento de Sistemas Sessão Interativa: Resolução de Problemas Pense em um problema que você tentou resolver recentemente Como você definiu o problema? Quais eram as soluções disponíveis? Que solução você escolheu? Por quê? Como você implementou a solução? Que mudanças resultaram da implementação da solução? Como você gerenciou essas mudanças?
Como Montar o Estudo de Caso Empresarial para o Novo Sistema Como Compreender o Valor Empresarial dos Sistemas e como Gerenciar a Mudança Como Montar o Estudo de Caso Empresarial para o Novo Sistema Aspectos financeiros Benefícios tangíveis Benefícios intangíveis Métodos de orçamento de capital Aspectos não financeiros Vantagens estratégicas Plano de sistemas de informação Análise de carteira (portfólio) Modelo de pontuação (scoring)
Uma Carteira de Sistemas Como Compreender o Valor Empresarial dos Sistemas e como Gerenciar a Mudança Uma Carteira de Sistemas As empresas devem examinar sua carteira de projetos em termos de benefícios potenciais e riscos prováveis. Certos tipos de projeto devem ser totalmente evitados e outros, desenvolvidos rapidamente. Não existe a fórmula ideal, já que empresas de diferentes setores têm perfis diferentes. Figura 11.3
Novos Desafios de Sistema Como Compreender o Valor Empresarial dos Sistemas e como Gerenciar a Mudança Novos Desafios de Sistema Design da interface do usuário Custos de implementação ou execução Envolvimento e influência do usuário Dificuldade de comunicação usuário-projetista Apoio e comprometimento da organização Nível de complexidade e risco Qualidade do gerenciamento de projetos
Como Gerenciar a Mudança Efetivamente Como Compreender o Valor Empresarial dos Sistemas e como Gerenciar a Mudança Como Gerenciar a Mudança Efetivamente Tercerização e consultoria externa Planejamento formal e ferramentas de controle Formação e treinamento do usuário Ergonomia Análise de impacto organizacional
Ciclo de Vida de Sistemas Tradicional Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas Ciclo de Vida de Sistemas Tradicional Método mais antigo de montagem de sistemas de informação Abordagem em fases com estágios formais Abordagem ‘em cascata’ Divisão de trabalho formal Usado para desenvolver sistemas grandes e complexos Dispendiosa e demorada
Ciclo de Vida de Sistemas Tradicional Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas Ciclo de Vida de Sistemas Tradicional O ciclo de vida de sistemas fragmenta o desenvolvimento de sistemas em estágios formais; cada estágio precisa ser finalizado antes que o seguinte se inicie. Figura 11.5
Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas Prototipagem Sistema experimental montado rapidamente e sem muitos gastos para submissão à avaliação de usuários finais Processo de quatro etapas Identificação dos requisitos básicos do usuário Desenvolvimento de um protótipo inicial Utilização do protótipo Revisão e aperfeiçoamento do protótipo Especialmente útil ao projetar a interface do usuário
Desenvolvimento pelo Usuário Final Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas Desenvolvimento pelo Usuário Final Usuários criam sistemas de informação simples, reduzindo o tempo e as etapas necessárias para produzir uma aplicação acabada Uso de linguagens de quarta geração, linguagens gráficas e ferramentas de software para PC, a fim de acessar dados, criar relatórios e desenvolver sistemas de informação Concluído mais rapidamente do que os sistemas desenvolvidos com ferramentas convencionais Riscos organizacionais
Soluções de Compra: Pacotes de Software Aplicativo e Outsourcing Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas Soluções de Compra: Pacotes de Software Aplicativo e Outsourcing Requisição formal de proposta (Request for Proposal – RFP) Pacotes de softwares aplicativos Sistemas generalizados para funções universais com processos padronizados Customização Terceirização (outsourcing) Provedores de serviços aplicativos (ASPs) Outsourcing internacional
Desenvolvimento Rápido de Aplicações para E-business Diferentes Abordagens de Desenvolvimento de Sistemas Desenvolvimento Rápido de Aplicações para E-business Agilidade e escalabilidade Desenvolvimento rápido de aplicações (Rapid application development – RAD) Criação de sistemas aptos a funcionar em curto espaço de tempo Projeto conjunto de aplicações (Joint application design – JAD) Usuários finais e especialistas em sistemas da informação trabalhando juntos no projeto
Metodologia estruturadas Como Formatar e Projetar Sistemas: Metodologias Estruturadas e Orientadas a Objetos Metodologia estruturadas Diagrama de fluxo de dados Especificações de processo Diagrama de estrutura Desenvolvimento orientado a objetos Baseado nos conceitos de classe e herança Desenvolvimento baseado em componentes e em serviços Web Engenharia de software assistida por computador (CASE)