O BARROCO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REFORMAS PROTESTANTES
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
Reforma protestante A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de.
HISTORIA EM QUADRINHO SOBRE CONTRA-REFORMA
História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Natal.
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
MARCOS A autoridade de Jesus.
UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA
Professor Vander História Idade Moderna
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
EDUCAÇÃO RELIGIOSA 25 De março de 2013.
Sociologia
SENHOR, MEU DEUS, QUANDO EU MARAVILHADO
Fatores que originaram a Reforma:
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Contrarreforma Católica
REFORMA PROTESTANTE rOSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
A Reforma Religiosa do século XVI
CORRIDA MALUCA.
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
Prof. Everton da Silva Correa
Reforma Protestante e Contra-Reforma
PERÍODO BARROCO
A crise da Igreja Católica
DE ESTRELAS PONTILHADO
Como é bom Só o Senhor daria sua vida pra me salvar
Reforma e Contra Reforma
A Reforma Religiosa.
DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Reforma protestante e contrarreforma católica
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
7ª Carta à igreja de laodiceia
MÃE DE DEUS NOSSA QUERIDA MÃE VOCÊ NOS TROUXE A PAZ
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
52 - “JESUS GLORIOSO” OH! SIM, JESUS É TÃO MARAVILHOSO QUE DEUS LHE DEU O NOME: O SANTO DE ISRAEL! E LHE CHAMOU DE TODO-PODEROSO E DEUS DA PAZ, SENHOR,
A B C O arrependimento, não apenas de palavra mas de atitude, era o primeiro passo para a salvação. O penitente deveria vivenciar uma reforma no seu estilo.
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
Reforma Protestante e Contrarreforma
Algumas considerações
542 – “Jesus e as Crianças” CRISTO TEM AMOR POR MIM, COM CERTEZA CREIO ASSIM; POR AMOR DE MIM MORREU, VIVO ESTÁ POR MIM NO CÉU. 1/8.
Hino 152 – “Jesus e as Crianças” Stuart Edmund Mc Nair
1/ “VIDA NA GRAÇA” 1.JAMAIS HOUVE ALGUÉM FELIZ COMO O CRISTÃO, O QUAL ALCANÇOU DE DEUS BÊNÇÃOS DE AMOR; E TEM VERDADEIRA PAZ COM SEU SENHOR, FRUINDO.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
Maria João Gama O TEMPO DAS REFORMAS RELIGIOSAS Nome Nº Turma Nome Nº Turma AVALIAÇÃO História 8.
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
VEIO AO MUNDO COMO HOMEM PRA NOS SALVAR VIVEU AQUI
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
Missão como ação do Espírito Fundamentos bíblicos da missão.
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Professor Romildo Tavares
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
Conceitos e visões filosóficas
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

O BARROCO

Contextualização No século XVI, o alemão Martinho Lutero colocou suas 95 e teses na porta do castelo de Wittenberg. Um protesto contra a heresia da igreja católica. Será o início da chamada REFORMA PROTESTANTE. Como já visto, a igreja católica dará sua resposta com a criação da Cia de Jesus em 1540 e o Concílio de Trento em 1540-63, tentando fortalecer a hierarquia eclesiástica e retomando a inquisição, de maneira a enfrentar a heresia.

A companhia de Jesus Fundada em 1539, em Roma. Os primeiros padres desembarcaram na Bahia em 1549. Foram responsáveis por diversas polêmicas, envolvendo o colonialismo e o evangelho.

Conceptismo x Cultismo Cultismo: jogo de palavras Conceptismo: jogo de ideias Ambas se cruzam em meio às produções, embora, na maioria das vezes, alguma se sobreponha.

Estilística Um movimento de CONTRASTES. Expressa os conflitos religiosos da época. Ornamentação Desengaño Profundidade Vanitas vanitatum Figuras de estilo

SOBRE TODAS AS COISAS - CHICO BUARQUE Pelo amor de Deus Não vê que isso é pecado, desprezar quem lhe quer bem Não vê que Deus até fica zangado vendo alguém Abandonado pelo amor de Deus Ao Nosso Senhor Pergunte se Ele produziu nas trevas o esplendor Se tudo foi criado - o macho, a fêmea, o bicho, a flor Criado pra adorar o Criador E se o Criador Inventou a criatura por favor Se do barro fez alguém com tanto amor Para amar Nosso Senhor ...

Não, Nosso Senhor Não há de ter lançado em movimento terra e céu Estrelas percorrendo o firmamento em carrossel Pra circular em torno ao Criador Ou será que o deus Que criou nosso desejo é tão cruel Mostra os vales onde jorra o leite e o mel E esses vales são de Deus Pelo amor de Deus Não vê que isso é pecado, desprezar quem lhe quer bem Não vê que Deus até fica zangado vendo alguém Abandonado pelo amor de Deus.