NOVOS MEDIA
SERVIÇOS E CONTEÚDOS Web 2.0 – Redes sociais: Redes sociais: comunicação comércio electrónico ócio O crescimento de Facebook (+270%) e MySpace (+70%) Redes sociais: Stock and Share: Photobucket: 2 500 milhões de fotos Youtube: 39 milhões de clientes/mês Blogs: 100 milhões E-commerce: 150 milhões de clientes PayPal (eBay) Second Life: 10 milhões de “residentes”
ANÁLISE DE DADOS BAREME INTERNET / MARKTEST 2008
ANÁLISE DE DADOS BAREME INTERNET / MARKTEST 2008
ANÁLISE DE DADOS BAREME INTERNET / MARKTEST 2008
ANÁLISE DE DADOS BAREME INTERNET / MARKTEST 2008
ANÁLISE DE DADOS BAREME INTERNET / MARKTEST 2008
ANÁLISE DE DADOS BAREME INTERNET / MARKTEST 2008
ESTRUTURA DO MERCADO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Billion euros 2004 2005 2006 2007 2008 Evol. 2004-2008 2011 Telecom Services 839 889 945 1004 1065 127 1242 Telecom Equipment 188 202 214 218 225 120 232 Software and computer serviçes 542 576 616 660 700 129 827 Computer Hardware 274 286 298 311 320 117 355 TV Services 228 243 258 268 281 123 322 Consumer Electronics 212 242 267 288 303 143 331 TOTAL 2283 2438 2598 2749 2894 3309
MERCADO MUNDIAL DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES
A DIGITALIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS Tipologia de famílias: Centradas no TV Centradas no PC Centradas em dispositivos móveis
SEGMENTAÇÃO DIGITAL DOS LARES
MERCADO MUNDIAL DE SERVIÇOS DE TELEVISÃO
INTEGRAÇÃO DAS PLATAFORMAS Telefonia fixa IPTV VoIP Banda larga fixa Os novos serviços do acesso: .Mac, My Yahoo!, iGoogle Aumento do tempo passado a comunicar: França: 40% do tempo de acesso Telefonia móvel
INTEGRAÇÃO DAS PLATAFORMAS Convergência das redes de acesso (triple play) Telefone fixo, internet e televisão FTTH Fiber to the Home Banda larga móvel
OPERADORES DE TRIPLE PLAY
QUADRUPLE PLAY
ASSINANTES DE FTTx
ARRANQUE DA FTTx
EVOLUÇÃO DA BANDA MUITO LARGA
BANDA LARGA MÓVEL
BANDA LARGA MÓVEL
COMÉRCIO ELECTRÓNICO B2B
COMÉRCIO ELECTRÓNICO B2B
COMÉRCIO ELECTRÓNICO B2B
e-ADMINISTRATION
e-ADMINISTRATION
CARACTERÍSTICAS DA COMUNICAÇÃO ELECTRÓNICA LAURA GARTON E BARRY WELLMAN Assincronia Rápida transmissão e resposta Natureza textual Multiplicidade de conexões Gravação e manipulação
CARACTERÍSTICAS DA COMUNICAÇÃO ELECTRÓNICA JOHN NEWHAGEN E SHEIZAF RAFAELI Multimédia Hipertextualidade Anarquia Elasticidade da sincronia Interactividade
CARACTERÍSTICAS DA COMUNICAÇÃO ELECTRÓNICA JOHN NEWHAGEN E SHEIZAF RAFAELI Multimédia Hipertextualidade Anarquia Elasticidade da sincronia Interactividade
REDES SOCIAIS Tendência para a diminuição dos comunitarismos: Tonnies Durkheim William Gibson Neuromance - ciberespaço A virtualidade da comunidade electrónica Fernback e Thompson
REDES SOCIAIS Não existe ciberespaço desligado do espaço físico de sociabilidade Barry Wellman Nancy Baym O paradoxo da Internet Kraut (1998) “Paradoxo da Internet: uma Tecnologia Social que Reduz o Envolvimento Social e o Bem-Estar Psicológico?”
REDES SOCIAIS Conceptualização de comunidade Individualismo de rede de Barry Wellman: A) comunicação individualizada pelo telemóvel, possibilitada pela personalização, portabilidade e conectividade ubíqua B) Individualismo de rede através da expansão das comunicações Conceito de comunidade: Comunidade de laços fortes Comunidade de laços fracos