BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Faculdade Estudos Sociais do
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral VI Seminário Nacional de APLs de Base Mineral e 3º Encontro da RedeAPLmineral.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
4ª. REUNIÃO DE COORDENAÇÃO GERAL DA BVS RELATORIA DA REUNIÃO DO GT ODONTOLOGIA.
Fabiana Montanari BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
Publicações Eletrônicas
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Rede de cooperação da BVS: Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Biblioteca Virtual de Saúde - Enfermagem:
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
Como a UFRN coopera na ReBAP
Clique aqui para começar a apresentação
Sandra Regina de Souza Área Técnica de Saúde da Criança
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Pesquisa Científica na Internet
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
Metodologia para textos completos
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE BVS-EPS
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE PÚBLICA PORTAL DE TESES E DISSERTAÇÕES Luciana Danielli de Araujo ICICT - FIOCRUZ.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAL PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE DR. MANOEL DA COSTA SOUZA – CEFOPE Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Fluxo de Avaliação e Critérios de Certificação de instâncias da BVS Cláudia Guzzo PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS II Reunião.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo I Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 08 de outubro.
Personalidades em Saúde como tema da BVS: os arquivos em instâncias biográficas Paula Xavier Coordenadora de Gestão da Informação da COC/Fiocruz Coordenadora.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil BIREME/OPAS/OMS 08 de Outubro de 2009.
Transcrição da apresentação:

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA Telma de Carvalho XIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil Natal, RN – 17 a 21 de outubro de 2004

A TRAJETÓRIA DA BVS Odontologia Surgiu em cumprimento à Declaração de San José, durante o IV Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde ocorrido no período de 23 a 27 de março de 1998 Em 04/08/2003 foi realizada a 1a. Reunião para composição do Comitê Consultivo, com participação da BIREME e representantes do SIEO Em 01/09/2003 foi realizada a 2a. Reunião, com a participação da BIREME, da BVS Psicologia e dos membros do Comitê Consultivo para apresentação do projeto da BVS Em 11/09/2004 foi realizada a 3a. Reunião, com a participação dos membros do Comitê Consultivo para apresentação da operacionalização da BVS Odontologia e das responsabilidades dos participantes e do Comitê

O QUE TEMOS O compromisso para o desenvolvimento da BVS-Odontologia; equipe de profissionais do Sistema de Informação Especializado em Odontologia (SIEO) envolvidos no processo; estrutura de acesso à informação via web Utilização de software para comutação bibliográfica online

AÇÕES CONCRETIZADAS Consolidação do Comitê Consultivo Capacitação para bibliotecários do SDO/FO Operacionalização de procedimentos Entrada de conteúdos (testes) Elaboração da página pela BIREME

O QUE NÃO TEMOS A definição da “Matriz de Responsabilidades” As políticas e as diretrizes formalizadas pelo Comitê Consultivo para a inclusão de conteúdos digitais na BVS Odontologia As áreas temáticas e as especialidades que irão compor a BVS

AÇÕES FUTURAS Planejar a BVS-Odontologia em conjunto com o Comitê Consultivo Levantar os produtos e serviços que irão integrar a BVS-Odontologia Estabelecer critérios para adesão dos diversos “atores” Repassar conhecimento adquirido para a equipe do SIEO quanto à inserção de conteúdos digitais Promover a BVS-Odontologia

A BVS-ODONTOLOGIA ATÉ O MOMENTO Modelo apresentado para orientar uso da metodologia

Falta definir os tipos de diretórios que teremos: Instituições, cursos etc.

Precisamos definir os temas

CONSIDERAÇÕES O modelo das Bibliotecas Virtuais facilita e orienta a sua construção nas diversas especialidades; A metodologia utilizada tem se mostrado versátil; A operacionalização dos diversos módulos (BVS Site, Diretórios, LIS) requer treinamento e prática A construção da BVS-Odontologia motivou o Comitê Consultivo e a equipe do SIEO quanto à importância e abrangência do projeto

ENTRETANTO... Encontramos algumas dificuldades relacionadas a: Constituição do Comitê Consultivo; Encontros presenciais com o Comitê Consultivo e integrantes do SIEO Recursos humanos para operacionalizar a BVS Recursos financeiros para gerir a BVS

SUGERIMOS... Criação de soluções para proporcionar um ambiente virtual onde possamos realizar reuniões com o uso de recursos da informática

O QUE APRENDEMOS... Que com responsabilidade, planejamento e trabalho compartilhado, poderemos reunir, em um único espaço virtual, informações atualizadas e relevantes para a área da saúde. Que o Projeto de construção das Bibliotecas Virtuais em Saúde mobiliza centenas de pessoas e de instituições nas diversas partes do Brasil e da América Latina. Que a adoção de um modelo único dá sustentabilidade ao projeto, fortalecendo a informação em saúde da Região.

EM OUTRAS PALAVRAS A BVS em Odontologia será um marco para o aprimoramento e para o desenvolvimento de profissionais da área, tanto aos vinculados com atividades acadêmicas quanto aos que têm interesse na educação continuada como forma de enriquecimento pessoal.

MUITO OBRIGADA! telmac@usp.br