A Sociedade da Informação tem que ser uma sociedade para todos. Os cidadãos devem, sem discriminações, ter oportunidade de nela participar e, desse modo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Práticas no ensino da língua
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Curso de Capacitação Docente
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Escola Secundária José Afonso (Seixal) AVALIAÇÃO INTERNA Apresentação ao Conselho Pedagógico 27 de Janeiro de 2009 Equipa: Ana Moura, Elsa Teixeira, Helena.
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
A sociedade que se pretende construir, dotada de “literacia tecnológica”, exige uma aplicação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema.
Escola Básica Integrada da Boa água
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
PLANO S. Função equipa PTE  Elaboração, coordenação e implementação do Plano Anual de acção para as TIC  Acompanhar e coordenar a implementação dos.
2. Prioridades de utilização Outro contexto, com maior abrangência de alunos; De Acção de Formação; De Projecto Educativo;
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
OFICINA DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA OFICINA DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA Satisfação e Insatisfação Docente.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Roteiro de observação de estágio
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Formação contínua de professores à distância
Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
Integração Curricular das TIC. Integração Curricular das TICs Fátima Rodrigues Moreira  Licenciada em Eng.ª Informática  Professora do Quadro do Grupo.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Transcrição da apresentação:

A Sociedade da Informação tem que ser uma sociedade para todos. Os cidadãos devem, sem discriminações, ter oportunidade de nela participar e, desse modo, beneficiar das vantagens que ela oferece. A democratização da sociedade do futuro passará pela possibilidade de os vários sectores da população terem acesso às tecnologias de informação e pela respectiva capacidade de as utilizar. Se tal objectivo não for alcançado, o desenvolvimento da sociedade da informação poderá tornar-se num poderoso factor de exclusão social. Resolução do Conselho de Ministros Nº 96/99

Plano de Acção de TIC Ano Lectivo 2006/07

Problemas identificados Poucas competências informáticas por parte dos professores. Poucos equipamentos informáticos para serem utilizados pelos professores Directores de Turma. Página do agrupamento com poucos conteúdos e reduzido ritmo de actualização. ( )

Problemas identificados Necessidade de criar uma equipa de TIC. Sala de TIC ocupada com aulas em que os professores não utilizam os meios informáticos disponíveis. Rede da escola com pouca segurança e com problemas operacionais. Continuação

Problemas identificados Distribuição de rede ao Pavilhão A, B e 1º Ciclo/JI. Implementar o MOODLE. ( Continuação

Gestão do Plano de TIC Coordenadores de Páginas Web e Blogs

POLÍTICAS DE USO PEDAGÓGICO-DIDÁCTICO Disponibilizar os meios existentes, em particular a Sala de TIC (GG) Implementar o MOODLE Prioridade à coordenação pedagógica e organizativa da escola (Órgãos de Gestão, Departamentos e DT) (

POLÍTICAS DE USO PEDAGÓGICO-DIDÁCTICO 14 Portáteis para trabalho em sala de aula (7+7) Será possível requisitar até 7 portáteis para serem utilizados na sala de aula com os alunos. 4 Portáteis para o trabalho individual do professor Os professores poderão requisitar um portátil para o seu trabalho. 1 ponto de acesso sem-fios "wi-fi" Será colocado no Pavilhão D Continuação

NECESSIDADES DE FORMAÇÃO TIC para professores 2006/07: Oficina Setembro (Prof do 2º e 3º Ciclo); Oficina Janeiro (Prof do 1º Ciclo); Oficina do CFAES (Prof Agrupam); Oficina de Junho (Prof do 2º e 3º Ciclo); Oficina de Julho (Prof do 1º Ciclo). Equipa de TIC: Redes; Moodle.

OBSERVATÓRIO Assembleia de Escola – Fernanda Vaz Director de turma 3º Ciclo – Cristina Ribeiro Director de turma 2º Ciclo – Afonso Mendes Docente 1º Ciclo da Escola – Paula F. Docente 1º Ciclo do Agrupamento – Paula M. Associação de Pais – João Jacinto Administrativa - Carla