Argumentação e Comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

Resumo e Síntese.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Letramento: um tema em três gêneros
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Antropologia : Como Ciência e Cultura.
Linguagem dos Gestos.
PRODUÇÃO RESENHA.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
O que é Argumentar? Argumentar é apresentar argumentos, razões no sentido de suportar uma determinada tese subjacente a um determinado discurso. A argumentação.
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O texto argumentativo.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
LINGUAGEM Filosofia.
Questões preparação para exame Soluções
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Uso e normas da língua Linguagem
ESTÉTICA Arte e realidade
COMUNICAÇÃO.
Professora Suraia Rahmé
Professora Camile Baccin
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Escola Secundária Francisco de Holanda
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Filosofia, retórica e democracia
Teoria e prática da argumentação
AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
O texto argumentativo.
Informações implícitas
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Profª. Taís Linassi Ruwer
Tipos de Comunicação.
Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
ATITIDE FILOSÓFICA ≠ DE SENSO COMUM O objetivo da Filosofia é tornar claro e delimitar rigorosamente os pensamentos. Questionar; O que é? Como acontece?
RACIONALIDADE E COMUNICAÇÃO Parte II – pg. 16 a 30.
Comunicação.
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
Professora: Janine Fernandes
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Conceitos Introdutórios
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Introdução à Comunicação
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
FALAFALA Sf.1- Ação ou faculdade de falar. 2- Voz. 3- Discurso.
1.
Resumo e Síntese.
A Linguagem E seus termos.
Ser coordenador Ser Coordenador. Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento:
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
John Lyons.   Os principais sistemas de sinais empregues pelo ser humano para a transmissão de informação, se bem que não são os únicos, são as línguas.
A escola como agente de socialização
Transcrição da apresentação:

Argumentação e Comunicação Introdução O discurso é comunicação, é utilização de uma determinada linguagem para transmitir uma mensagem. Assim, a linguagem resulta da utilização de um sistema de signos (ex: os signos verbais) que visam transmitir ideias, saberes, conhecimentos. Deste modo, é fundamental ter em conta os seguintes aspectos: o sentido do nosso discurso para que o receptor nos possa compreender; A utilização de uma língua : conhecimento da gramática, significado dos termos; Os sujeitos participantes – receptor – auditório.

Lógica e argumentação O pensamento e a linguagem O homem vive, sente, experiencia e transforma a experiência em pensamento que se transmite pela linguagem. O pensamento é, por vezes, considerado como algo formal, desprovido de conteúdo Objecto da Lógica Perspectiva histórico-filosófica : existiu, desde cedo, a preocupação em estabelecer uma relação entre o pensamento e a linguagem no sentido de uma interdependência. Ex: Parménides, Sofistas, Aristóteles Séc.XX– Heidegger e Wittgenstein- desenvolvimento da filosofia da Linguagem.

Síntese O pensamento serve para dar sentido às palavras; a linguagem permite a organização e a transmissão do pensamento. Linguagem e Comunicação: Expressão e comunicação são duas actividades complementares: Assim, transmitimos saberes às gerações seguintes através da linguagem; Mas esta também tem uma função representativa– designar, identificar o objecto através de uma sucessão organizada de sinais.

Função Argumentativa da Linguagem Para além de outras funções ( poética, apelativa, expressiva, etc), a linguagem possui uma vertente argumentativa presente em múltiplas situações da nossa vida quotidiana. O que é Argumentar? É apresentar argumentos; ou seja, razões a favor ou contra uma determinada tese. A Argumentação é pessoal, dirige-se a indivíduos em relação aos quais o locutor se esforça por obter a adesão, o acordo. Mas querer persuadir implica reconhecer no outro capacidades e, ainda, liberdade para aderir ou discordar do nosso ponto de vista. Portanto, argumentar pressupõe o diálogo e a controvérsia,logo,o respeito pelo outro, a intersubjectividade. Campos de Aplicação: Política, Direito, Publicidade Distinção Demonstração Lógica e Argumentação: ver Quadro comparativo do manual Desde Platão e Aristóteles que existe esta distinção entre um discurso formal, lógico e um discurso de opinião– dialéctica. Actualmente, os estudos de Perelman permitem uma certa autonomia e desenvolvimento das condições e técnicas da argumentação.

O Acordo