Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.
Projecto Montemor|o|Novo. O que é? É um centro de recursos que promove o acesso às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Como surgiu?
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Intervenção Social nos
Agradecimentos Instituto da Segurança Social, I.P.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
PASTORAL FAMILIAR. PASTORAL FAMILIAR __________________________________________________ Pastoral Familiar __________________________________________________.
(Animador Sócio Cultural)
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
Casa do Povo de Vila Franca do Campo
Segurança Social Famílias, Crianças E Jovens
Três + um (em acção).
Intervenção psicológica
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Rede 14 – Seguridad Ciudadana en la Ciudad Elaboración y Aplicación de una Estrategia de Intervención que aborde le Delincuencia Juvenil desde una mirada.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Associação Cultural e Desportiva de Solgos
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Lei de bases da actividade física e desportiva
Rio Mulher.
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António 29 de Novembro de 2012.
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Ensino Pré-Escolar Trabalho Realizado por: Andreia Fonseca, LEFQ
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Gabinete de Intervenção ao Aluno
Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma Resposta Social assegurada pelos Centros Distritais de Solidariedade e Segurança Social em conjunto com.
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
Seminário de Lançamento RESATER Saint-Girons de Setembro 2009 Município de Silves.
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
Comissão Social de Freguesia da Portela Reunião de CLAS
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Casa da juventude O Protagonismo Juvenil e a Igualdade de Oportunidades TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.
Escola Secundária Fernando Namora
BIBLIOTECAS ESCOLARES Formandos: Francisco Jardim Marta Dias Paula Costa Missão, Objectivos e Serviços.
Animação Sociocultural
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
Família – compatibilização - estado transferência de responsabilidades fátima – 29 de maio.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
A articulação entre os serviços da proteção social básica PAIF e SCFV
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
Medidas Ativas de Emprego
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR

APRESENTAÇÃO DO PROJETO LIBELINHA Câmara Municipal de Valpaços.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Novos e Seminovos Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás de Alportel Novos e Seminov os Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Porta Azul Centro Sócio-Sanitário Marinha Grande.
Transcrição da apresentação:

Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória

Paróquia da Vitória DESESTRUTURAÇÃO FAMILIAR E SOCIAL Elevada incidência de famílias desestruturadas Elevada incidência de famílias monoparentais Famílias com problemas múltiplos : Toxicodependência, alcoolismo, desemprego Baixo envolvimento dos pais no processo educativo dos filhos 28% da população residente tem mais de 65 anos Isolamento e abandono dos idosos Elevado número de seropositivos e doentes com sida que vivem em situação de isolamento Elevado número de população sem abrigo

Paróquia da Vitória DESESTRUTURAÇÃO ECONÓMICA Taxa de desemprego elevada Muito desemprego de longa duração Elevado número de indivíduos integrados no mercado de trabalho em funções indiferenciadas Elevado número de trabalhadores em situação de precariedade

Paróquia da Vitória DESESTRUTURAÇÃO EDUCATIVA / CULTURAL Baixa escolarização da população Um número significativo de jovens abandona a escola antes de concluir a escolaridade obrigatória Analfabetismo ainda significativo

Paróquia da Vitória DESESTRUTURAÇÃO AMBIENTAL Habitações exíguas, partilhadas por vários agregados Habitações em elevado estado de degradação

Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Creche Jardim de Infância ATL + Sala de Apoio ao Estudo Centro de convívio para Idosos Apoio Domiciliário Comunidade de inserção para sem abrigo Centro Comunitário Extensão do Centro de Saúde Conselho Consultivo Voluntariado Grupo de Cantares da Vitória

Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Centro Comunitário Espaço Jovem Espaço Mulher Intervenção / Acompanhamento Familiar Animação Social Actividades de Férias Formação Profissional e apoio à inserção profissional Projectos de intervenção interinstitucional

Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Área de Intervenção: Famílias Objectivo Geral: Promover junto das famílias da comunidade a aquisição e reforço de competências pessoais, sociais e educativas Acções Acções individuais -Visitas domiciliárias -Atendimentos, Encaminhamentos, Acompanhamentos Acções Grupais -Organização de sessões de esclarecimento -Grupos de discussão -Ciclos de debates - Mesas redondas Outras Acções -Articulação / Encaminhamento interinstitucional

Área de Intervenção: Emprego, Formação e Informação Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Área de Intervenção: Emprego, Formação e Informação Objectivos: Promover a integração sócio-profissional da população da freguesia, contribuindo para a diminuição do desemprego e melhoria da sua qualidade de vida Dar uma resposta efectiva às reais necessidades da população no que concerne às questões relacionadas com o emprego e formação Facilitar o acesso aos recursos disponíveis na comunidade, possibilitando uma melhor integração social dos indivíduos Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, facilitadoras da integração sócio-profissional

Área de Intervenção: Emprego, Formação e Informação Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Área de Intervenção: Emprego, Formação e Informação Acções: Organização e de acções de formação profissional com ou sem equivalência escolar, com apoio dos Programas nacionais e comunitários competentes. Organização de acções pre-formativas para desenvolvimento de competências pessoais e sociais específicas. Apoio na pesquisa e candidaturas a propostas de emprego (formandos, utentes, pais das crianças/jovens que frequentam o Centro e desempregados da comunidade).

Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Área de Intervenção: Juventude Objectivos: Facilitar a formação e desenvolvimento global do jovem: - promovendo a aquisição e reforço de valores éticos e morais, de democracia, de sociabilidade e de solidariedade humana; - fomentando o espírito de iniciativa e de participação - favorecer a aquisição de competências pessoais e sociais, conducentes a uma efectiva e plena integração social. - Prevenir o insucesso e abandono escolar

Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Área de Intervenção: Juventude Acções: 1) Acompanhamento Psicossocial, Informação e Acompanhamento: - Apoio Psicossocial - Informação e Aconselhamento - Orientação Escolar e Profissional 2) Animação Lúdica, Recreativa e Formativa - Espaço Convívio - Actividades de Tempos Livres Biblioteca e Espaço Múltimédia Acompanhamento individualizado a crianças, jovens, e suas famílias, em situação de risco, ou efectivo, abandono -

Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Área de Intervenção: Animação comunitária Objectivo Geral Promover e incentivar a participação da população em actividades recreativas, valorizando os seus valores sócio-culturais e reforçando as redes de convivialidade Acções - Actividades interinstitucionais organizadas no âmbito do respectivo sub-grupo no Conselho Consultivo; - Saídas e actividades internas gerais e específicas nas unidades.

Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Área de Intervenção: Terceira Idade Objectivo Geral Promover a qualidade de vida psico-social da população idosa, com vista a atenuar situações de solidão e isolamento, procurando dar resposta às necessidades específicas desta população, promovendo o espírito de entreajuda e solidariedade. Valências e Acções: Centro de Convívio Apoio Domiciliário Lar e Centro de Dia (em construção) Apoio Psico-Social - Aconselhamento e acompanhamento psico-social - Atendimento em Serviço Social - Passeios e Visitas - Actividades lúdicas, recreativas e culturais

Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Outras participações: -Membro da Fundação de Apoio à Mãe e à Criança -Membro do Núcleo Distrital do Porto da REAPN -Membro da SOPORTHIS - Participação em vários projectos de parceria - Acreditado como Entidade Formadora pelo IQF

Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Recursos Humanos Direcção Presidente: Pde Agostinho Cesário Jardim Moreira Vice Presidente: Eng. António José Gonçalves Novais Tesoureiro: Sr. António Bernardo Sequeira Secretário: Dr. Simão Bernardo Albuquerque Dias Vogais: D. Armanda Nóbrega Martins Dr. Ramiro Leite Soares de Resende

Centro Social e Paroquial Nª Sª da Vitória Recursos Humanos Funcionários: 2 Técnicas de Serviço Social 3 Psicólogos 3 Educadoras de Infância 2 Educadoras Sociais 1 Monitora 2 Administrativas 1 Encarregada de Serviços Gerais 5 Auxiliares de Acção Educativa 3 Ajudantes Familiares 1 Ajudante de Lar e Centro de Dia 1 Operadora de Lavandaria 1 Cozinheira 3 Auxiliares de Serviços Gerais 4 Técnicas afectas a projectos (Psicologia, Sociologia, Recursos Humanos) 6 Voluntários