PP II Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Os sectores de actividade
1- Administração de Pessoal
Regina Célia Baptista Belluzzo
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Paradigma da Gestão do Conhecimento
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
Tecnologia da Informação e a Sociedade
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Contexto de Educação a Distância
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Informática e educação Claudio de Oliveira
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
“O Teletrabalho em Portugal “
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Escola Comum e Inclusão
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Conceitos e Gerações de EAD
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Brincando e aprendendo a viver
As características da rede urbana
Os sectores de actividade
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Diferentes Posturas Curriculares
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Conceito de TEMPO SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Laboratório de Ensino a Distância
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Política Educacional Brasileira
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Aquilo que guia e arrasta o mundo não são as máquinas.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Acesso ao ensino superior e mobilidade social dos portugueses Maria da Saudade Baltazar Carlos Vieira Isabel Vieira Conceição Rego Apoio: FCT através do.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Atividades econômicas
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

PP II Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação As TIC no mundo profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho. PP II Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Introdução O meu trabalho incide sobre uma realidade que, embora não seja um dado adquirido, passa por ser incontornável: a globalização, o desenvolvimento tecnológico e científico e a “abertura” comunicacional. Quer dizer num mundo em constante mutação e transformação, as TIC são a base nuclear e o suporte para todo o possível desenvolvimento.

As TIC no mundo profissional: O sistema educativo e empresarial O termo tecnologias da informação e da comunicação (TIC) é normalmente utilizado para definir uma vantagem de serviços, aplicações e tecnologias, utilizando uma diversidade de softwares e de hardwares; Requer um esforço continuado de investigação, desenvolvimento curricular e avaliação;

As TIC no mundo profissional: O sistema educativo e empresarial No desenvolvimento curricular a realização de unidades de ensino (materiais escritos ou páginas Web) as TIC adquirem um papel muito importante; É de referir também os novos dispositivos de ensino aprendizagem, como por exemplo, o ensino à distância para públicos escolares específicos (alunos com incapacidade física, doentes, atletas, Universidade Aberta…)

Tele-trabalho As TIC proporcionam o advento de novas modalidades de trabalho. A característica fundamental desta realidade é uma grande carga de inovação das tecnologias e conhecimentos na produção de bens e serviços: O Tele-trabalho: há uma inversão na dicotomia empresa - trabalhador, já não é a deslocação deste para aquela, mas, daquela para a casa deste, ou seja, a actividade profissional pode ser desenvolvida fora do local de trabalho.

Tele-trabalho São ultrapassadas todas as diferenças inibidoras ao exercício da actividade profissional: cor, raça, sexo, incapacidades físicas… Há uma maior mobilidade física e temporal, o que permite uma poupança em termos físicos, deslocações, capacidade de executar o trabalho individualmente, tempo para o lazer e a família; Leva a uma motivação e conforto e a uma redução dos custos por parte da empresa.

Tele-trabalho As Desvantagens: Isolamento social e profissional; Mão de obra excedentária; Obsessão e viciação pelo trabalho; Diminuição da coesão no seio das empresas; Info-exclusão.

Tele-Medicina As TIC influenciam toda a realidade social, inclusive a saúde. A Tele-Medicina introduz uma nova forma de assistência na saúde, aplicando o desenvolvimento tecnológico para a troca de informação e experiências. A Tele-Medicina como campo de consulta; Apoio e assistência ao idoso, doente crónico e de alto risco, e ao paciente na sua própria casa; Assistência primária em regiões geográfica e sócio culturalmente desfavorecidas.

As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho

As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho A tecnologia serve, e serviu sempre, toda a relação que o homem estabelece com o meio envolvente. Desde tempos imemoriais, a época sedentária/agrária, as revoluções renascentista e industrial, a tecnologia esteve ao serviço do Homem no aproveitamento dos recursos disponíveis, no saber, no conhecimento científico, no aumento da produtividade e realização pessoal, qualidade de vida, extracção de recursos naturais, cujo fim último era o bem estar colectivo. No século XX e XXI chegámos à grande revolução tecnológica designada de múltiplas formas, desde pós-moderna, da aprendizagem, em rede, Sociedade da Informação. Desta multiplicidade de designações, aquela que me parece mais correcta é a de compressão do tempo/espaço, quer dizer, rapidez.

As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho As mutações das TIC: O efeito de espiral: necessidades - respostas – necessidades novas; Globalização da economia e do trabalho; Alto crescimento económico; O mundo do trabalho flexível e competitivo.

As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho O retorno das mutações das TIC: Fraca coesão social; Individualização e egoísmo; Dependência social; Alto controlo sobre as pessoas; Países desenvolvidos (poucos) e subdesenvolvidos (quase todos).

As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho A Rede das TIC: Informação rápida; Individualização e isolamento; Dependência psicossocial;

As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho Como consequências as TIC provocam … O isolamento; Escassa coesão social; Ausência de solidariedade; Afastamento dos homens e mulheres de uma causa comum…

As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho No entanto, as TIC dão: A difusão dos saberes e conhecimentos científicos e tecnológicos; Difusão da cultura e do ensino; O que demorava horas ou anos, hoje está ao alcance de um “click”…

As TIC e a Info-Exclusão A desigualdade, provocada pela Educação na utilização das TIC está a aumentar consideravelmente entre grande parte da população mundial, pois arrasta consigo uma rede complexa de relações económicas de dependência, culturais de auto-afirmação, e de identidades próprias. O velho mundo está a ser ultrapassado, só lhe resta ser cínico, se não quer adaptar-se aos ventos da mudança/TIC.

As TIC e a Educação Há quem afirme que sem educação não existe desenvolvimento. Mas, como explicar o subdesenvolvimento do Terceiro Mundo e de Portugal no conjunto dos países Europeus? Daqui decorre o carácter elitista das TIC, e o seu uso na Educação, pois uma minoria vai tirar vantagens sobre uma imensa maioria, aumentando o fosso de inclusão social.

As TIC e a Educação A Comissão Europeia lançou o Plano de Acção E-learning 2004, cujos objectivos eram os seguintes: Infra-estruturas e equipamento; Formação/ TIC; Redes e plataformas Europeias de cooperação; Conteúdos e serviços de qualidade;

As TIC e a Educação Mais, o programa de desenvolvimento educativo para Portugal, PRODEP III, no prazo de 2000/2006, tinha como objectivos, entre outros, “o guiar e promover o desenvolvimento da Sociedade de Informação e do conhecimento em Portugal”; Há quase o imperativo de integrar as TIC no currículum, e conhecer e avaliar software educacional.

As TIC no Mundo Profissional: A necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho CONCLUSÃO De tudo o que foi dito, há um número infindo e infinito de oportunidades e possibilidades permitidas pelo uso, lúcido e claro, das TIC. Portanto, convém não fazer das TIC a essencialidade do saber, conhecer e Ser Humano (s), pois de contrário, poderíamos afirmar, socorrendo-nos da máxima cartesiana “faço click, logo existo”, que arrasta consigo a ideia de que quem não faz “click” está à margem, e na margem, da sociedade. Seria uma pena!!!

Trabalho elaborado por: António Ferreira nº 41648 * * Com a colaboração preciosa e amiga da Rolanda Duarte.