Aeronaves III.

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Transcrição da apresentação:

Aeronaves III

Aeronaves - III 1 Aviação Militar 1.1 Aviões Supersônicos 1.1.1 Invisível ao Radar – Avião Furtivo 1.1.2 A Força Aérea Brasileira - FAB 2 “Turbotrop” 3 A Evolução dos Computadores 4 “SpaceShipOne” Cemitérios de Aviões 6 Projetos Futurísticos No Aeroporto de Manchester Visão da cabine do Airbus A380 Formatação: José Carlos Suman suman.josecarlos@gmail.com Progressão manual

Aviação Militar Simples balões foram usados como aeronaves de vigilância por muitos exércitos antes do século XVIII. Essas divisões de vigilância feita em balões eram as precursoras das forças aéreas, que surgiriam no século XX, com a invenção do avião. Por meio dos anos, aeronaves militares foram construídas para atender maiores capacidades. Fabricantes de aeronaves militares disputam contratos com governos de vários países para ficar responsável pela produção de aeronaves militares do país. As aeronaves são escolhidas com base em fatores como preço, performance, e o tempo que irá demorar para a aeronave ser construída.

Air Force One voando sobre o monte Rushmore, nos Estados Unidos

A era supersônica

Aviões super-sônicos Aviões super-sônicos fazem uso de motores especiais que geram a potência necessária para o voo super-sônico. Além disso, o desenho do avião super-sônico é sensivelmente diferente daquele usado em outros tipos de aeronaves, de modo a superar do modo mais fácil a chamada "barreira do som", que é um fenômeno de compressibilidade do ar. Podem alcançar velocidades de até Mach 1 a 3. Um F-15 Eagle e um P-51 Mustang voando lado a lado. Ambos são exemplos de aeronaves especialmente desenhados para uso militar Duas desvantagens dos aviões super-sônicos são a poluição sonora criada em voo super-sônico e os altos gastos com manutenção e operação. Com a aposentadoria do Concorde, em 2003, aviões super-sônicos estão, por enquanto, limitados apenas a fins militares. Outro avião super-sônico que foi desenvolvido para fins não-militares foi o soviético Tupolev Tu-144, que alçou voo pela primeira vez dois meses antes do Concorde, foi a primeira aeronave comercial a ultrapassar Mach 2, mas foi pouco usado para usos comerciais, por um curto período de tempo.

O caça F-22 Raptor teve seu primeiro vôo em 1997

Dois F-22 da Lockheed Martin

Cacas aviões de guerra-b704c

McDonnell Douglas F-4F Phantom II aircraft

Helicópteros - RWC Black. O número de aeronaves de uso militar é pequeno, quando comparado ao número de aeronaves de uso civil. Estão incluídas nesta categoria caças, helicópteros e outros aviões especialmente criados com intuito militar, bem como aviões e helicópteros fabricados para uso civil mas modificados para usos militares menores, como transporte de carga e soldados e treinamento de pilotos. Helicóptero future Lynx

Helicópteros do exercito norte-americano

Invisivel ao radar B-2 Spirit ou Stealth B-2 é um bombardeiro projetado secretamente na área 51 pelas empresas Northrop Grumman, General Electric e Boeing usando um conceito antigo sobre "asas voadoras" e uma inovadora técnica de desenho por computador de "asa unida em W". Bombardeiro Northrop-Grumman B-2 Spirit O bombardeiro recebeu o nome de Northrop-Grumman B-2 Spirit, embora seja mais conhecido como B-2 Spirit ou Stealth B-2 (stealth do inglês "escondido", "furtivo"), uma vez que é um avião quase invisível ao radar. Outra qualidade admirável é que embora extremamente fino o avião consegue carregar toneladas de mísseis e bombas, inclusive ogivas nucleares.

O Brasil tem 16.885 km de fronteiras com os países : Argentina 1.261 km - Bolívia 3.423 km - Colômbia 1.644 km - Guiana Francesa 730,4 km - Guiana 1.606 km - Paraguai 1.365 km - Peru 2.995 km - Suriname 593 km - Uruguai 1.068 km e Venezuela 2.200 km. Ao leste tem 7.491 km de fronteira marítima. Nota: na extensão territorial do Brasil, estão incluídos o arquipélago de Fernando de Noronha, o Atol das Rocas, a Ilha da Trindade, as Ilhas Martin Vaz e os Penedos de São Pedro e São Paulo. ² Segundo Resolução nº 05, de 10 de outubro de 2002 do IBGE. Cabe à Força Aérea Brasileira proteger nossos mananciais e as nossas divisas

Na mesma época, a propulsão “turboprop” começaram a aparecer para aeronaves menores, fazendo ser possível servir rotas menores em um amplo leque de condições climáticas. Turboprop A turboprop o motor é um tipo de motor de turbina do gás usado no avião. A maioria do poder de um motor do turboprop é usado à movimentação a hélice, e as hélices usadas são muito similares às hélices usadas dentro pistão ou reciprocating o motor- avião dirigido (com a exceção que os turboprops usam geralmente uma hélice constante da velocidade). Um motor do turboprop é similar a a turbojato mas tem estágios adicionais no turbina para recuperar mais poder do motor girar a hélice. Os motores do Turboprop são usados geralmente no avião subsonic pequeno ou lento, mas algum avião equipado com turboprops tem velocidades cruzando em um excesso de 500 kt (926 km/h, 575 mph). O Predator B ("General Atomics MQ-9 Reaper") é o maior e mais poderoso desenvolvimento da General Atomics Aeronaltical Systems Inc. O projeto começou pela iniciativa privada em 1998 mas logo recebeu apoio da NASA. Seu primeiro vôo aconteceu em fevereiro de 2001. O Predator B é uma aeronave não tripulada equipada com sofisticados sistemas de radar e sensores podendo transportar mísseis teleguiados. Predator B Photo: Kaston/ Skyshadow Seu uso está ligado à observação das instalações inimigas e posteriores ataques. Apesar de ser utilizado como avião espião e em ataques surpresa, não possui sistema de defesa podendo ser alvo fácil de outras aeronaves e baterias antiaéreas. Comprimento 10,97 m - Envergadura 20,2 m - Altura 3,56 m - Peso máx: 4540 Kg, vazio: 1380 Kg - Velocidade > 405 Km/h Altitude de vôo 15200 m - Autonomia > 24h - Propulsão Honeywell TPE-331 - 10T turboprop; 670 KW

A evolução dos computadores Os mais recentes desenvolvimentos importantes para aeronaves de pequeno porte (que são maioria na aviação geral) foram a introdução de técnicas avançadas, aviônica (incluindo o GPS) que foram cada vez mais achados somente em grandes aeronaves, e a introdução de material composto para fazer das aeronaves pequenas leves e velozes.

e cada vez menores e mais poderosos computadores e o LED, A chegada de aparatos eletrônicos em estado sólido, o Global Positioning System, comunicações por satélite, e cada vez menores e mais poderosos computadores e o LED, mudaram significantemente os cockpits das grandes aeronaves e, cada vez mais, de pequenos aviões. Os pilotos podem navegar com muito mais precisão e ainda visualizar o terreno, obstruções, e outras aeronaves próximas num mapa ou através da visão sintética, mesmo à noite ou com baixa visibilidade. Mais de 50 satélites como este NAVSTAR já foram lançados desde 1979

Airbus A319-112 Aircraft

O Sistema de Posicionamento Global, popularmente conhecido por GPS (do acrónimo/acrônimo do original inglês Global Positioning System ou do português "Geo-Posicionamento por Satélite"), conforme o nome diz, inclui um conjunto de satélites é um sistema de informação eletrônico que fornece via rádio a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo com referencia as coordenadas terrestres, esse sistema que por vezes é impropriamente designado de sistema de navegação não substitui integralmente ao sistema de navegação astronômica, mas apenas informa as coordenadas do receptor e não o rumo indispensável a navegação estimada faltando solicitar o recurso de um simulador integrado ao receptor. Antena de telhado para GPS

dois sistemas efetivos o GPS americano e o Glonass russo. Existem atualmente dois sistemas efetivos de posicionamento por satélite; o GPS americano e o Glonass russo. GPS Sat GPS

continue emitindo sinais o que resultara num serio risco a navegação. Também existem mais dois sistemas em implantação; o Galileo europeu e o Compass chinês e isso se faz necessário universalmente, porque o sistema americano é controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, DoD, para uso exclusivo militar e, embora atualmente, encontre-se aberto para uso e civil gratuito, poucas garantias temos que em tempo de guerra continue emitindo sinais o que resultara num serio risco a navegação. Uniden GPS

Em 21 de Junho de 2004, a SpaceShipOne veio a ser a primeira aeronave privada financiada a fazer um vôo no espaço, abrindo a possibilidade de mercado de aviação fora da atmosfera terrestre. Entretanto, protótipos voadores movidos a combustíveis alternativos, como o etanol, eletricidade, ou ainda energia solar, estão ficando mais comuns. Talvez logo entrem no fluxo principal, pelo menos para aeronaves pequenas. SpaceshipOne - Cockpit in flight

A Scaled Composites é financiada exclusivamente por fundos privados. SpaceShipOne - é uma nave espacial experimental da empresa Scaled Composites. A Scaled Composites é financiada exclusivamente por fundos privados. A nave foi desenvolvida por Burt Rutan e que conquistou o prémio "ANSARI X PRIZE". A 21 de junho de 2004 fez o primeiro vôo espacial humano com fundos privados. SpaceShipOne

A empresa não divulgou porque comprou a réplica. Correram rumores em todo o mundo nos dia 21 e 22 de outubro de 2006, que a Google teria comprado a SpaceShipOne, já que colocou em sua sede, o GooglePlex, uma réplica em escala 1x1 da nave que ficará no setor 43. A empresa não divulgou porque comprou a réplica. SpaceShipOne e White Knight

O primeiro vôo espacial da nave, vôo 15P, foi em 21 de junho de 2004. Vôos espaciais O primeiro vôo do SpaceShipOne, vôo 11P, ocorreu a 17 de dezembro de 2003, no entanto este não atingiu o espaço ficando a apenas 20.7 Km de altitude. SpaceShipOne em vôo O primeiro vôo espacial da nave, vôo 15P, foi em 21 de junho de 2004. Neste vôo sub-orbital, o astronauta Mike Melvill, depois de atingir o espaço, abriu um saco de confeitos de chocolate e ficou a olhar para elas enquanto pairavam no ar. A SpaceShipOne conquistou o X PRIZE ao atingir os 100 km de altitude em dois vôos consecutivos com apenas uma semana de diferença (em 29 de setembro e 4 de outubro de 2004), sendo financiado apenas por fundos privados.

Cemitérios de Aviões Destino das aeronaves São dois os destinos dados às aeronaves que chegam a um cemitério de aviões: A reciclagem ou depósito e manutenção preventiva dos aparelhos.

A reciclagem consiste no reaproveitamento de peças em aviões semelhantes, ou reaproveitamento de sucata, principalmente metais, que vão para fundições. Já em períodos de baixa demanda, as aeronaves ficam a espera do aquecimento do mercado para voltar a voar. Como o espaço dos aeroportos é reduzido, e conseqüentemente o aluguel de hangares é elevado, as proprietárias dos aviões optam por depositá-los nestes lugares, que oferecem além da vantagem econômica, um serviço de manutenção preventiva e periódica.

Localização Os cemitérios de aviões estão instalados em amplas áreas, contando com uma pista de tamanho compatível. Geralmente estão localizados em desertos, pois a baixa umidade favorece a conservação dos aparelhos.

São cobradas taxas de acordo com a manutenção que se queira dar aos aviões. Em casos de aeronaves operacionais, são feitas limpezas e lubrificações constantes, acionamentos periódicos dos motores, entre outros, a fim de recolocá-las no mercado tão logo seja necessário,

O número de aparelhos estacionados ao lado de O mais famoso cemitério de aviões do mundo está localizado no estado americano do Califórnia, mais precisamente no Deserto de Mojave. O número de aparelhos estacionados ao lado de sua pista de aterrissagem é tão grande que o local se tornou um ponto de interesse turístico, atraindo anualmente milhares de entusiastas da aviação .

A escolha do deserto de Mojave foi devido a já citada baixa umidade, que chega perto de zero, o que ajuda a conservar os aviões estacionados, e também o custo reduzido. O cemitério no deserto de Mojave pertence ao governo dos Estados Unidos da América e tem área de 10.000.000 de m2 e atualmente abriga cerca de 4.400 aeronaves entre civis e militares.

Tucson - USA

Lost America’s. Dois americanos tiveram uma idéia genial, uniram a sua paixão por aviação, seus talentos artísticos e a abundância de oportunidades de compras de carcaças de aviões por verdadeiras pechinchas, para montar um belo negócio. Em face do aumento da oferta de sucatas de aviões devido à crise da aviação mundial, a vida dos talentosos rapazes foi facilitada, não por suas peças artesanais terem ficado baratas, mas porque grande parte do custo deles fica restrito ao transporte, que não é pouco em virtude dos cemitérios de aviões ficarem nas regiões mais remotas dos EUA, principalmente nos desertos do Arizona.

Tucson - USA

Projetos Futurísticos - Clean-era-1

Projeto Boeing 797 Comenta-se muito que a Boeing está preparando um jato para 1000 passageiros e que poderá ser o novo modelo de avião para as companhias aéreas para os próximos 100 anos. A combinação radical do projeto da asa foi desenvolvida pela Boeing em parceria com a NASA. O enorme avião terá uma extensão da asa de 265 pés (80,77 m), comparados aos 211 pés (64,31 m) do 747 (antigo projeto da Boeing) e é projetado para se alojar dentro dos terminais recentemente criados para receber o Airbus A380, que tem 555 assentos e cujo tamanho é de 262 pés (79,85 m). O novo 797 é uma resposta direta ao Airbus A380. A Boeing decidiu enterrar seu super projeto do 747 em 2003, depois do pouco interesse mostrado pelas companhias aéreas, mas continuou a desenvolver o projeto final do 797, por vários anos, em seu centro de pesquisas em Long Beach, Califórnia.

Há diversas grandes vantagens no projeto da asa do novo 797, sendo o principal a espantosa redução do esforço para a decolagem, que deve ser de 50%, com a redução do peso total em 25%, fazendo com que seja mais eficiente em estimados 33% em relação ao A380, fazendo a Airbus tremer pensando no investimento de 13 bilhões de dólares, que já parece de retorno duvidoso. O Airbus A380 esteve nos trabalhos desde 1999 e acumulou 13 bilhões de dólares em custos de desenvolvimento, o que dá à Boeing uma enorme vantagem sobre a Airbus, que está comprometida com o velho modelo tubular de avião e que deverá ser usado por décadas. A rigidez elevada do corpo é um outro fator chave do avião, combinado ao projeto da asa, pois reduz a turbulência e cria menos 'stress' ao corpo do mesmo, o que aumenta a sua eficiência, dando aos 797 uns tremendos 8800 milhas náuticas, com seus 1000 passageiros, que voam confortavelmente em 0,88 mach (velocidade do som ), ou 654 milhas por hora (+ - 1.046 km/hora), uma enorme vantagem sobre o projeto do A380 da Airbus, (tubo-e-asa ), que voa a 570 mph (+ - 912 Km/h). Boeing 797- 1000 passageiros

No Aeroporto de Manchester. E aí, como será que o homem está sentado? Publicidade que intrigou a todos! http://www.youtube.com/watch_popup?v=6NPF0A_vGC4

Transporte de passageiros O Airbus A380 - O maior Visão da cabine do A380... Clicar no botão de fazer girar e com o mouse, pressionando o botão esquerdo, fazer girar sua visão. Há também teclas que interagem: o shift, o control, o enter – experimentem... São indescritíveis tanto o “cockpit “como o “software “, usados para obter a imagem. No site abaixo e você terá, em 360°, a cabine inteira do A380. Uma maravilha! http://www.gillesvidal.com/blogpano/cockpit1.htm

Airbus A330-323X aircraft

"O homem se descobre quando se mede com um obstáculo." "Liberdade é voar por espaços sem limites, que vão ao encontro dos nossos sonhos." ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY ESCRITOR E AVIADOR FRANCÊS (*1900 +1944) AUTOR DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE”

Pesquisas/Ilustrações: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/investigadores-inspecionam-destrocos-de-boeing-na-india.html http://peryserranegra.blogspot.com/2010/01/aerostacaoaviacao.html http://pt.wikipedia.org/wiki/McDonnell_Douglas“ http://pt.wikipedia.org/wiki/Cemit%C3%A9rio_de_avi%C3%B5es http://www.airliners.net/ http://www.bicodocorvo.com.br/.../acidentes-com-avioes http://www.blogpaedia.com.br/2009/01/monte-decorao-da-sua-casa-com-peas-de.html http://www.diariodepernambuco.com.br/imagens/2009/05/24/URBANA8_2.jpg http:// www.museutec.org.br/.../enciclop/cap002/012.html http://www.portalbrasil.net/aviacao.htm Musica: Concorde – Interpretação: Frank Pourcel

Formatação: José Carlos Suman FIM Formatação: José Carlos Suman suman.josecarlos@gmail.com Continua na parte IV