Iluminação e FotoRealismo: Ray Tracing Distribuído Luís Paulo Peixoto dos Santos

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Transcrição da apresentação:

Iluminação e FotoRealismo: Ray Tracing Distribuído Luís Paulo Peixoto dos Santos

Iluminação e FotoRealismo /04 Ray Tracing Distribuído - Introdução O algoritmo clássico de ray tracing tem como fundamento lançar raios infinitesimalmente finos em direcções perfeitamente determinadas pela geometria dos objectos. Este processo resulta em sombras, reflexões e transmissões perfeitamente definidas (sharpness) ao contrário do que se verifica no mundo real. Ray tracing distribuído consiste em distribuir estocasticamente os raios ao longo do ângulo sólido que envolve a direcção de interesse.

Iluminação e FotoRealismo /04 Ray Tracing Distribuído - Introdução Corresponde a realizar sobre-amostragem das direcções de interesse, tomando a média pesada como valor final; Além de poder ser considerado um método de anti-aliasing o ray tracing distribuído permite incluir fenómenos como: 1.Sombras suaves 2.Translucência 3.Glossiness 4.Depth of field 5.Motion Blur 6.Difracção

Iluminação e FotoRealismo /04 Amostragem Distribuída Os raios são distribuídos (jittered) ao longo do ângulo sólido de interesse V R R1R1 R2R2 R3R3 Em vez de disparar um único raio na direcção de reflexão especular R, são disparados N raios, nas direcções R j em redor de R (domínio Ω R ). Cada direcção é escolhida de acordo com uma distribuição de probabilidade, sendo a probabilidade de cada raio p j. ΩRΩR

Iluminação e FotoRealismo /04 Amostragem Distribuída – Monte Carlo O total da contribuição de todos os raios possíveis é dados pelo integral de todas as direcções ao longo do ângulo sólido Ω R A técnica de Monte Carlo diz-nos que um integral pode ser estimado através de um somatório de N parcelas

Iluminação e FotoRealismo /04 Amostragem Distribuída – Monte Carlo A contribuição dos N raios R j, com probabilidade p j, para um material com coeficiente de reflexão especular k g (λ) é dada por Se as direcções R j são escolhidas com a mesma probabilidade então p(R j ) é igual para todas as parcelas. As direcções podem ser escolhidas de forma a maximizar o retorno. No caso das reflexões especulares ao longo das direcções que maximizam o lóbulo da reflexão especular.

Iluminação e FotoRealismo /04 Reflexões glossy A distribuição dos raios ao longo do ângulo sólido que rodeia R, permite modelar a glossiness Ray Tracing clássico 1 raio na direcção R Ray Tracing distribuído 50 raios jittered em redor de R

Iluminação e FotoRealismo /04 Translucência A distribuição dos raios ao longo do ângulo sólido que rodeia T, a direcção de transmissão especular, permite modelar a translucência Ray Tracing clássico 1 raio na direcção T Ray Tracing distribuído 20 raios jittered em redor de T

Iluminação e FotoRealismo /04 Sombras Suaves Para fontes de luz não pontuais os shadow rays podem ser distribuídos em redor da direcção L. L L

Iluminação e FotoRealismo /04 Sombras Suaves Ray Tracing clássico 1 raio na direcção L Ray Tracing distribuído 50 raios na direcção L

Iluminação e FotoRealismo /04 Motion Blur A câmara virtual de um ray tracer modela uma câmara com um tempo de exposição infinitesimalmente pequeno Os objectos, mesmo que deslocando-se rapidamente relativamente à câmara, aparecem perfeitamente definidos. Uma câmara real apresenta os objectos com grande velocidade mal definidos, podendo-se mesmo ver parte da cena por trás desses objectos Este efeito é conhecido como motion blur

Iluminação e FotoRealismo /04 Motion Blur Este efeito pode ser conseguido distribuindo os raios primários no tempo. Para cada raio, correspondente a um instante de tempo é necessário determinar a posição dos objectos em movimento A integração da contribuição dos vários raios reproduz com fidelidade o efeito de motion blur

Iluminação e FotoRealismo /04 Motion Blur

Iluminação e FotoRealismo /04 Motion Blur 0.1 seg 0.25 seg 0.5 seg 0.75 seg

Iluminação e FotoRealismo /04 Depth of Field Os ray tracers clássicos consideram que a câmara virtual tem uma abertura infinitesimalmente pequena. Todos os objectos estão focados independentemente da distância ao observador. Nas câmaras reais os objectos aparecem focados ou não dependendo da sua distância às lentes e da distância focal da câmara

Iluminação e FotoRealismo /04 Depth of Field Este efeito pode ser conseguido distribuindo os raios primários através de uma lente colocada em frente ao plano de imagem: 1.Primeiro é traçada uma linha do pixel a um ponto escolhido no círculo definido pela lente (jittering relativamente ao centro da mesma) 2.O raio primário é disparado a partir deste ponto da lente passando pelo ponto focal 3.O processo é repetido N vezes para cada pixel. Plano da Imagem Ponto Focal Raio Primário

Iluminação e FotoRealismo /04 Depth of Field 144 raios primários por pixel

Iluminação e FotoRealismo /04 Difracção Distribuição dos raios transmitidos ao longo do espectro