Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka
“Projeto Integrador” Prof. Flávio Yamanaka Disciplina: Governança de Tecnologia da Informação Eixo Temático: Disciplina Integradora “Projeto Integrador” Prof. Flávio Yamanaka
Apresentação Professor Alunos Dinâmica de Integração
Ser especialista em Governança de Tecnologia da Informação . Objetivo Geral Ser especialista em Governança de Tecnologia da Informação .
Ser capaz de (1-2): Entender e aplicar os processos de governança de forma aderente aos objetivos estratégicos da organização; Gerenciar os processos de Governança de acordo com os principais padrões e abordagens mundiais como COBIT, ITIL, CMMi, PMBOK, RUP, BS7799, ISO 20000, BSC, dentre outros.
Ser capaz de (2-2): Criar processos de controle para a área de TI da empresa Gerenciar equipes e processos da tecnologia da informação de acordo com os principais padrões do mercado; Atuar no apoio a decisão a partir do tratamento de informações, agregando valor ao negócio, como colaborador ou consultor.
Ementa (1- 2) Visão geral do processo de mudanças organizacionais. Fases do processo de mudança. Comportamentos e Resistência à mudança. Problemas comuns. Boas práticas.
Ementa (2-2) Projetos de Implantação de Boas Práticas de Governança; Adequação da Visão de Projetos; Desenvolvimento de um Projeto ou Programa de Implantação de boas práticas de Governança para um caso real.
Cronograma de Encontros
Propósito Aplicar os conceitos apresentados ao longo do curso pelas disciplinas na prática de uma empresa. Fazer um diagnóstico geral e identificar uma melhoria de processo. Realizar em equipes de 4 pessoas.
Apresentação Estrutura Projeto Integrador Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Presenciais. (ANEXO - 1)
Apresentação Gráfica Formato: Apresentado na disciplina de Técnicas de Pesquisa. Utilizar como base o “MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS”. (ANEXO - 2)
Orientador (1-2) São 6 horas de orientação por projeto. 4 horas EAD 2 horas presenciais Entra após o terceiro encontro. Função: Auxiliar na construção do processo de melhoria. Revisar e sugerir temas no referencial teórico.
Orientador (1-2) Número máximo de trabalhos por Orientador: 5 equipes
Seminário 4º Encontro da disciplina Integradora: 06 e 07/12/2013 Entrega do Projeto Integrador (impresso); Presença no seminário: Orientador como convidado, Prof. Integrador. Aberto aos participantes. 45 minutos por apresentação.
Avaliação O Prof. Integrador possui o poder de desempatar. Prof. Disciplina Integradora. Orientador. Prof. Técnicas de Pesquisa. Consenso para o Conceito final O Prof. Integrador possui o poder de desempatar.
Conceito Final Análise dos trabalhos (orientador e prof. integrador) serão efetuados em 10 dias; Após terão 20 dias para finalização (alunos).
Livros - Pesquisa Biblioteca Senac – Criciúma - Florianópolis Outros títulos (Consulta on line) http://pergamum.sc.senac.br/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1
Cronograma CRONOGRAMA: (ANEXO - 3)
Roteiro do Projeto Integrador GOVERNANÇA DE TI: ROTEIRO DO PROJETO INTEGRADOR - (ANEXO - 4)
Apresentação do Roteiro do Projeto Integrador Encontro 1 - Atividades 03/08/2012 a 04/08/2012 Apresentação do Roteiro do Projeto Integrador Apresentar as regras do Projeto Integrador; Dividir os grupos de trabalho (4 pessoas); Especificar o tema; Objetivos (Geral e Específicos); Justificativa; Fundamentação teórica; Metodologia (visão inicial) ,
1.1 APRESENTAÇÃO A introdução é o texto inicial, que deve apresentar uma visão geral do trabalho, indicando a delimitação do tema, do assunto abordado, objetivos do trabalho e outros elementos que situam a temática abordada.
1.2. OBJETIVOS 1.2. Objetivos 1.2.1. Objetivo geral: Visão macro do que se pretende pesquisar. O uso de verbos ajuda à construir este item. Objetivo Geral define explicitamente o propósito do estudo. 1.2.1 Objetivos Específicos: Os objetivos específicos caracterizam etapas ou fases do projeto, ou seja, é um detalhamento do objetivo geral e não a estratégia de análise dos dados.
1.3 JUSTIFICATIVA Deve-se justificar a escolha do tema, a finalidade, relevância e foco do assunto.
1.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Deve-se justificar a escolha do tema, a finalidade, relevância e foco do assunto.
1.5. METODOLOGIA Metodologia é uma palavra composta por três vocábulos gregos: metà (“para além de”), odòs (“caminho”) e logos (“estudo”). O conceito faz alusão aos métodos de investigação que permitem obter certos objetivos numa ciência.
1.6 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 1.6.1. Nome e Endereço da empresa estudada 1.6.2. Histórico do Segmento 1.6.3. Abrangência de atuação 1.6.4. Produtos/Serviços 1.6.5. Missão e Visão
Encontro 2 22/03/2013 e 23/03/2013 Apresentação dos grupos dos itens 1.1 ao 1.6; Inicio do Diagnostico (Item 2 roteiro) Avaliação do ambiente de TI da Organização; Análise de Stakeholders; Avaliação da utilização de boas práticas de governança de TI; Priorização e seleção das boas práticas a serem implementadas.
Encontro 3 13/09/2013 e 14/09/2013 Apresentação dos grupos do diagnóstico (item 2 roteiro); Iniciação do Projeto (Item 3 roteiro) PLANO DE GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO; PLANO DE GERENCIAMENTO DO ESCOPO; PLANO DE GERENCIAMENTO DO TEMPO; PLANO DE GERENCIAMENTO DO CUSTO; PLANO DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE; PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS; PLANO DE GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES; PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS; PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES.
4. CONCLUSÃO Parte final do texto na qual são apresentadas as conclusões correspondentes aos objetivos propostos na parte introdutória do trabalho.
REFERÊNCIAS É um elemento obrigatório e deve seguir as orientações da NBR 6023. Devem ser relacionadas às fontes de informação mencionadas ao longo do trabalho. A lista de referências deve ser apresentada em ordem alfabética de autores pessoais ou entidades e títulos, ao final do trabalho.
ANEXOS O anexo é opcional e destina-se a complementar as ideias, sem prejuízo do tema do trabalho.
Encontro 4 06/12/2013 e 07/12/2013 SEMINÁRIO