Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

BENCHMARKING.
Prof° Christian Valério
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
PROJETO DE PESQUISA.
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
Comunicações Técnico-científicas
Estudos Orientados TI Aula 1
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Apresentação do Curso Prof. Cesar da Costa 1.a Aula.
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
Desenvolvimento de PROJETOS.
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Metodologia Da Pesquisa
Diretrizes para os Projetos de Monografia
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Regras na Construção de uma Apresentação
RUPinho Qualidade de Software
Projeto de Intervenção
Disciplina: Prática Profissional II
O papel do conteudista.

Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Administração Estratégica de Tecnologia da Informação
Nome do aluno Período Disciplina Nome do professor
Apresentação da disciplina:
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Curso de pedagogia CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Modelo de Apresentação de Seminário de Andamento
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Iniciação Científica º Série/EM.
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Normas para redação de TCC
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
Faculdade Sagrada Família
Nome do Aluno Nome do (s) Orientador (es) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACE – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PRINCÍPIOS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROJETO DE PESQUISA.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
Dicas Gerais sobre a Monografia
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
FACULDADE SINERGIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NOME COMPLETO TÍTULO Orientador(a) Acadêmico(a)
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
Título Nome da UE: Nomes dos alunos: ___________________ ___________________ Curso (por exemplo, 3ª série C do Ensino Médio) Nome do Tutor(professor Orientador):
Trabalho de Conclusão de Curso
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
III WORKSHOP DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 11 e 12 de Agosto de 2014 Tema Mestrando: Orientador: Co-orientador: Título.
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka

“Projeto Integrador” Prof. Flávio Yamanaka Disciplina: Governança de Tecnologia da Informação Eixo Temático: Disciplina Integradora “Projeto Integrador” Prof. Flávio Yamanaka

Apresentação Professor Alunos Dinâmica de Integração

Ser especialista em Governança de Tecnologia da Informação . Objetivo Geral Ser especialista em Governança de Tecnologia da Informação .

Ser capaz de (1-2): Entender e aplicar os processos de governança de forma aderente aos objetivos estratégicos da organização; Gerenciar os processos de Governança de acordo com os principais padrões e abordagens mundiais como COBIT, ITIL, CMMi, PMBOK, RUP, BS7799, ISO 20000, BSC, dentre outros.

Ser capaz de (2-2): Criar processos de controle para a área de TI da empresa Gerenciar equipes e processos da tecnologia da informação de acordo com os principais padrões do mercado; Atuar no apoio a decisão a partir do tratamento de informações, agregando valor ao negócio, como colaborador ou consultor.

Ementa (1- 2) Visão geral do processo de mudanças organizacionais. Fases do processo de mudança. Comportamentos e Resistência à mudança. Problemas comuns. Boas práticas.

Ementa (2-2) Projetos de Implantação de Boas Práticas de Governança; Adequação da Visão de Projetos; Desenvolvimento de um Projeto ou Programa de Implantação de boas práticas de Governança para um caso real.

Cronograma de Encontros

Propósito Aplicar os conceitos apresentados ao longo do curso pelas disciplinas na prática de uma empresa. Fazer um diagnóstico geral e identificar uma melhoria de processo. Realizar em equipes de 4 pessoas.

Apresentação Estrutura Projeto Integrador Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Presenciais. (ANEXO - 1)

Apresentação Gráfica Formato: Apresentado na disciplina de Técnicas de Pesquisa. Utilizar como base o “MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS”. (ANEXO - 2)

Orientador (1-2) São 6 horas de orientação por projeto. 4 horas EAD 2 horas presenciais Entra após o terceiro encontro. Função: Auxiliar na construção do processo de melhoria. Revisar e sugerir temas no referencial teórico.

Orientador (1-2) Número máximo de trabalhos por Orientador: 5 equipes

Seminário 4º Encontro da disciplina Integradora: 06 e 07/12/2013 Entrega do Projeto Integrador (impresso); Presença no seminário: Orientador como convidado, Prof. Integrador. Aberto aos participantes. 45 minutos por apresentação.

Avaliação O Prof. Integrador possui o poder de desempatar. Prof. Disciplina Integradora. Orientador. Prof. Técnicas de Pesquisa. Consenso para o Conceito final O Prof. Integrador possui o poder de desempatar.

Conceito Final Análise dos trabalhos (orientador e prof. integrador) serão efetuados em 10 dias; Após terão 20 dias para finalização (alunos).

Livros - Pesquisa Biblioteca Senac – Criciúma - Florianópolis Outros títulos (Consulta on line) http://pergamum.sc.senac.br/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1

Cronograma CRONOGRAMA: (ANEXO - 3)

Roteiro do Projeto Integrador GOVERNANÇA DE TI: ROTEIRO DO PROJETO INTEGRADOR - (ANEXO - 4)

Apresentação do Roteiro do Projeto Integrador Encontro 1 - Atividades 03/08/2012 a 04/08/2012  Apresentação do Roteiro do Projeto Integrador Apresentar as regras do Projeto Integrador; Dividir os grupos de trabalho (4 pessoas); Especificar o tema; Objetivos (Geral e Específicos); Justificativa; Fundamentação teórica; Metodologia (visão inicial) ,

1.1 APRESENTAÇÃO A introdução é o texto inicial, que deve apresentar uma visão geral do trabalho, indicando a delimitação do tema, do assunto abordado, objetivos do trabalho e outros elementos que situam a temática abordada.

1.2. OBJETIVOS 1.2. Objetivos 1.2.1. Objetivo geral: Visão macro do que se pretende pesquisar. O uso de verbos ajuda à construir este item. Objetivo Geral define explicitamente o propósito do estudo. 1.2.1 Objetivos Específicos: Os objetivos específicos caracterizam etapas ou fases do projeto, ou seja, é um detalhamento do objetivo geral e não a estratégia de análise dos dados.

1.3 JUSTIFICATIVA Deve-se justificar a escolha do tema, a finalidade, relevância e foco do assunto.

1.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Deve-se justificar a escolha do tema, a finalidade, relevância e foco do assunto.

1.5. METODOLOGIA Metodologia é uma palavra composta por três vocábulos gregos: metà (“para além de”), odòs (“caminho”) e logos (“estudo”). O conceito faz alusão aos métodos de investigação que permitem obter certos objetivos numa ciência.

1.6 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 1.6.1. Nome e Endereço da empresa estudada 1.6.2. Histórico do Segmento 1.6.3. Abrangência de atuação 1.6.4. Produtos/Serviços 1.6.5. Missão e Visão

Encontro 2 22/03/2013 e 23/03/2013 Apresentação dos grupos dos itens 1.1 ao 1.6; Inicio do Diagnostico (Item 2 roteiro) Avaliação do ambiente de TI da Organização; Análise de Stakeholders; Avaliação da utilização de boas práticas de governança de TI; Priorização e seleção das boas práticas a serem implementadas.

Encontro 3 13/09/2013 e 14/09/2013 Apresentação dos grupos do diagnóstico (item 2 roteiro); Iniciação do Projeto (Item 3 roteiro) PLANO DE GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO; PLANO DE GERENCIAMENTO DO ESCOPO; PLANO DE GERENCIAMENTO DO TEMPO; PLANO DE GERENCIAMENTO DO CUSTO; PLANO DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE; PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS; PLANO DE GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES; PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS; PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES.

4. CONCLUSÃO Parte final do texto na qual são apresentadas as conclusões correspondentes aos objetivos propostos na parte introdutória do trabalho.

REFERÊNCIAS É um elemento obrigatório e deve seguir as orientações da NBR 6023. Devem ser relacionadas às fontes de informação mencionadas ao longo do trabalho. A lista de referências deve ser apresentada em ordem alfabética de autores pessoais ou entidades e títulos, ao final do trabalho.

ANEXOS O anexo é opcional e destina-se a complementar as ideias, sem prejuízo do tema do trabalho.

Encontro 4 06/12/2013 e 07/12/2013 SEMINÁRIO