M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Advertisements

SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Fernando Augusto Silva Marins
Plano de Liderança de Clube
Informática na Educação
Orientação – acesso ambiente virtual
Rational Unified Process
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Análise de Casos de Uso.
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Gerenciamento do escopo do projeto
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Gerência Executiva dos Sistemas Computacionais da Advocacia da União/GESICAU 1 SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União Funcionalidades.
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Introdução à Informática
Vi 1 Editando com vi. vi 2 Por que vi? l Editar arquivos de configuração l Editar scripts de shell l Disponível em todas as distribuições l Necessita.
Algoritmos Distribuídos Professora: Lúcia Drummond
Bruno Tardiole Kuehne Orientador: Prof. Dr. Marcos José Santana
Estudo de Caso 1: UNIX e LINUX
Simple Network Management Protocol (SNMP)
Auditoria de Segurança da Informação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Análise e Projeto de Sistemas
GERENCIAMENTO DE REDES
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop
M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa.
M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento do Escopo
Classes e objetos Modelagem
Capítulo 6 Organização.
Análise de Casos de Uso Alexandre Motnteiro.
Monitoramento de logs e registros de sistemas
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Cap 2 – Processo de Software
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
BENCHMARKING.
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
Nova solução CRM da Riosoft
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Gerenciamento de Projetos
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
UML - Unified Modeling Language
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Objetivos deste módulo
Transcrição da apresentação:

M G C T I G S C Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop Alan Frazão de Morais, Danielle Marina Araújo de Brito & Vinícius Corrêa de Souza Campelo

M G C T I G S C 2 / 25 Roteiro –Introdução –O problema –Objetivo –Metodologia –Definições –Projeto –Resultados –Conclusões –Trabalhos Futuros

M G C T I G S C 3 / 25 Introdução – –Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento do projeto Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop que se insere no âmbito do projeto EngageGrid. – –Engagegrid é um projeto Vigência de abril de 2008 a março de 2010 Fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Está sendo realizado na Universidade Católica de Brasília (UCB)

M G C T I G S C 4 / 25 Introdução O projeto EngageGrid busca conceber e prototipar uma Rede de Compromissos como um arcabouço teórico e um ambiente computacional de suporte a profissionais do conhecimentO projeto EngageGrid busca conceber e prototipar uma Rede de Compromissos como um arcabouço teórico e um ambiente computacional de suporte a profissionais do conhecimento Para implantação da rede de compromisso, foi adotada a plataforma AGORA. Há uma dissertação, como parte do projeto EngageGrid, sendo desenvolvida em 2008, tendo como objetivo Propor um framework genérico para análise da colaboração na realização de um compromisso utilizando o serviço de compartilhamento de desktop da plataforma AGORA. Este projeto analisa as informações contidas na dissertação, entendendo e aprimorando as idéias retratadas e implementando parte dos serviços de base de Configuração e Realização identificadas, na plataforma AGORA.

M G C T I G S C 5 / 25 Definições - GSD Ambiente GSD usa o serviço orientado à infra-estrutura GRID oferecendo um ambiente seguro podendo importar novos serviços e introduzir novos usuários dinamicamente, de acordo com as necessidades do ambiente de colaboração. Um ambiente colaborativo apoiado pelo GSD fornece: Ajuda aos participantes formalizarem, capturarem, e distribuírem o conhecimento foi observada a evolução dos participantes, transformando uma fase de aprendizagem por colaboração para uma fase mais produtiva. Existem dois níveis de colaboração no GSD. Comunidade Virtual (CV) - Utiliza serviços em modo assíncrono, sendo mais indicada em sessões colaborativas que não precisem de respostas imediatas, como o compartilhamento de arquivos, programações de tarefas, edição de documentos, etc. Sessões Colaborativas (SC) - Utiliza o modo síncrono de colaboração, sendo mais indicada em sessões colaborativas que necessitam de resposta imediata, tal como o bate-papo, vídeo-conferência, tela-branca, compartilhamento de área remota.

M G C T I G S C 6 / 25 Definições - GSD Exemplo de um cenário em uma comunidade de químicos e especialistas em ciência cognitiva. Diferentes fases em uma Sessão Colaborativa (SC) (DUGÉNIE, et al; 2006 a).

M G C T I G S C 7 / 25 É uma plataforma experimental que visa à implantação de ambientes compartilhados através da integração dos serviços de valor acrescentado. Visa facilitar o acesso a recursos de um ambiente compartilhado. Definições - AGORA

M G C T I G S C 8 / 25 Principio Onipresença Afirma que a implantação dos recursos independe de condições espaciais e temporais de uso. Isto implica que todos os recursos utilizados em um ambiente compartilhado estão sendo mostrados pela infra-estrutura e não pelo simples terminal. Principio da consciência Reforça a presença dos usuários no ambiente compartilhado através das diversas formas de comunicação, um ambiente compartilhado inclui de arquivamentos de dados assíncronos com uma variedade de serviços para trabalhos sobre os dados no modo síncrono. Por exemplo: Um monitor juntamente com serviços compartilhados de comunicação audiovisual. Principio de imanência Desempenha um papel importante para as organizações, obtendo à autonomia de decisão e à auto-organização de grupos de trabalho no âmbito de uma comunidade. Definições - AGORA

M G C T I G S C 9 / 25 Tecnologias RFB Remote Frame Buffer Virtual Network Computer (VNC Desktop Comunnication Protocol KDE Definições - AGORA

M G C T I G S C 10 / 25 é uma ferramenta que têm por finalidade automatizar processos Em 1993, foi fundada a Workflow Management Coalition (WFMC), uma organização de pesquisas envolvidas em workflow que contribui para normas relacionados a processos, WfMC criou a XPDL, principal processo de definição de linguagem utilizada hoje em mais de 80 soluções conhecidas para armazenar e trocar modelos de processo. Together Workflow Editor (TWE), é um editor de controle de fluxo de trabalho gráfico para criar, editar, gerenciar e analisar arquivos WfMC XPDL de definição de processos. Definições - Workflow

M G C T I G S C 11 / 25 O problema Atualmente a plataforma AGORA faz o compartilhamento de desktops, porém não permite que haja a criação e o gerenciamento de um compromisso.

M G C T I G S C 12 / 25 Objetivo – –Entender a plataforma AGORA e adaptar a plataforma AGORA para o projeto EngageGrid; – –Analisar a estrutura do projeto Framework para Análise da Colaboração na Realização de um Compromisso por um Grupo em Desktop Compartilhado (SANTANA, 2009), no que se refere a geração e utilização dos espaços de trabalho de um compromisso; – –Implementar parte do serviço de Configuração de um compromisso; – –Implementar parte do serviço de realização de um compromisso, possibilitando aos participantes contribuírem de forma conversacional no compromisso. (SANTANA, 2009)

M G C T I G S C 13 / 25

M G C T I G S C 14 / 25 Projeto Rede de Compromisso Consiste em um conjunto de indivíduos interligados, que estão comprometidos a um objetivo ou causa em comum, eliminando a distância física capaz de impossibilitar o compartilhamento das informações. Compromisso Compromisso O Compromisso do ciclo de vida na rede é um ambiente computacional que apóia a integração de trabalhadores dentro de uma organização de acordo com determinados critérios.

M G C T I G S C 15 / 25 Projeto Rede de Compromisso resulta no ciclo de vida de cada compromisso As fases que compõem o compromisso são: Fase de Configuração Fase de Realização Fase de Negociação Síntese Análise

M G C T I G S C 16 / 25 Projeto O projeto abrange 2 tipos de usuários em um compromisso: Proponente: Usuário que propõe o compromisso. Participantes: Usuários que colaboram no desenvolvimento da tarefa e que necessitam visualizar o trabalho de seus companheiros de grupo. Objetivo do Compromisso Possibilitar ao participante do compromisso a visualização da contribuição transparente em tarefas Contribuição será do tipo CONVERSACIONAL composta de proposta, contraproposta, acordos ou e o tipo ação, que geraram indicadores de desempenho e andamento do grupo.

M G C T I G S C 17 / 25 Projeto Fase de Configuração – –Onde todo o plano de elaboração com suas respectivas atividades serão iniciados. – –A estrutura do compromisso é composta de espaços de trabalho. – –Proponente solicita a criação do compromisso será iniciada ser iniciada a criação dos espaços de trabalho – – Proponente do compromisso poderá editá-lo na fase de configuração através do Editor TWE na opção gerar/atualizar uma rede de compromisso.

M G C T I G S C 18 / 25 Projeto O Espaço de Trabalho é o espaço principal do compromisso, é o local onde todos os espaços restantes serão criados. O Espaço de Coordenação é o espaço criado para armazenar o arquivo XPDL padrão, que poderá ser alterado pelo proponente na fase de configuração.

M G C T I G S C 19 / 25 Projeto proponente do compromisso poderá editá-lo na fase de configuração através do Editor TWE na opção gerar/atualizar uma rede de compromisso. Arquivo XPDL: usado para definição do compromisso e criação/atualização dos espaços de trabalho.

M G C T I G S C 20 / 25 Projeto Nome do Espa ç oLocal onde é ArmazenadoFun ç ão Espa ç o da AtividadeEspa ç o de Trabalho Espa ç o criado para cada atividade referente ao compromisso. Local onde ser á feita a comunica ç ão e coordena ç ão do grupo durante a fase de realiza ç ão. Lista de Mensagens Espa ç o da Atividade Espa ç o Criado para que no momento da realiza ç ão as mensagens enviadas sejam visualizadas. Tela de An ú ncioEspa ç o da Atividade Espa ç o criado para que as informa ç ões sobre a contribui ç ão e envio de mensagens sejam visualizadas. Estas informa ç ões serão geradas automaticamente pelo sistema. Espa ç o da TarefaEspa ç o da Atividade Espa ç o criado para cada tarefa de uma atividade. Local onde é oferecida uma estrutura para que o grupo realize as tarefas referentes à atividade. Subespa ç o de elabora ç ãoEspa ç o da Tarefa Espa ç o criado para o armazenamento das contribui ç ões feitas na fase de realiza ç ão. (propostas, contrapropostas e acordos). Subespa ç o de versõesEspa ç o da Tarefa Espa ç o criado para possibilitar que o participante possa salvar versões das contribui ç ões que achar relevante. Subespa ç o de resultadosEspa ç o da Tarefa Espa ç o criado para possibilitar a exibi ç ão do artefato resultante das contribui ç ões referentes à tarefa.

M G C T I G S C 21 / 25 Projeto

M G C T I G S C 22 / 25 Projeto e : limitam o início e o fim do arquivo de configuração do compromisso. e : definem os participantes do compromisso. Estas tags podem ser utilizadas em dois níveis, no global (onde se definem todos os participantes do compromisso) e no específico (onde se definem os participantes para uma dada atividade do compromisso). O convite para participação no compromisso será enviado conforme os participantes informados no nível global desta tag. e : definição das atividades que fazem parte do compromisso. Para cada WorkflowProcesses um diretório com o Name deste elemento será criado e sob ele será criado também um Espaço de Coordenação da Atividade. e : ocorre dentro de um WorkflowProcesses e define as tarefas que compõem uma atividade de um compromisso. Para cada ActivitySet dentro de um mesmo WorkflowProcesses um diretório com o Id deste elemento será criado e sob ele será criado também um Espaço de Tarefa. Para cada Espaço de tarefa são criados três subespaços: elaboração, resultados e versões.

M G C T I G S C 23 / 25 Projeto – Fase de Realização Objetivo é desenvolver as tarefas de forma colaborativa, possibilitando diversas contribuições dos participantes para que a tarefa seja realizada com sucesso. Adicionar Contribuição Enviar Mensagens Decidir contribuições do artefato Solicitar salvar versão Solicitar visualização quantitativa

M G C T I G S C 24 / 25 Fase de Realização Contribuição As contribuições estarão localizadas no subespaço de Elaboração referente à tarefa desejada.

M G C T I G S C 25 / 25 Como avaliar iniciativas de inclusão? estrutura dos espaços de contribuição

M G C T I G S C 26 / 25 Enviar Mensagem Troca de mensagens entre os participantes do compromisso. Estas mensagens estarão guardadas no subespaço mensagem. Decidir Contribuições do Artefato O participante possa analisar as propostas, contraproposta que obtiveram mais acordos, para que o participante possa decidir qual contribuição fará parte do artefato final. Solicitar salvar versão Solicitar salvar versão Permite que o participante possa enviar as propostas e contraproposta que achar interessante para o subespaço de versões, para que fique guardado. Solicitar visualização quantitativa Solicitar visualização quantitativa Exibir informações do subespaço de Anúncios

M G C T I G S C 27 / 25 Conclusões O Projeto EngageGrid é a concretização de uma idéia que foi amadurecendo desde o ano 2005 por diversos pesquisadores, com o intuito de facilitar a integração dos participantes de um compromisso.O Projeto Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop compartilhado inicia o processo de implementação dessa idéia e fica perceptível o desafio que ainda virá pela frente.O Projeto EngageGrid é a concretização de uma idéia que foi amadurecendo desde o ano 2005 por diversos pesquisadores, com o intuito de facilitar a integração dos participantes de um compromisso.O Projeto Estudo sobre uma rede de compromisso em um ambiente de desktop compartilhado inicia o processo de implementação dessa idéia e fica perceptível o desafio que ainda virá pela frente. É possível concluir que um compromisso, antes sem definições claras no mundo virtual, é passível de definição através das tecnologias disponíveis nos dias de hoje.É possível concluir que um compromisso, antes sem definições claras no mundo virtual, é passível de definição através das tecnologias disponíveis nos dias de hoje. Convivendo com adaptações e com as mudanças de cenários a cada dia, este projeto passou por grandes obstáculos que no fim ajudaram a entender e aprimorar o desenvolvimento do projeto EngageGrid.Convivendo com adaptações e com as mudanças de cenários a cada dia, este projeto passou por grandes obstáculos que no fim ajudaram a entender e aprimorar o desenvolvimento do projeto EngageGrid.

M G C T I G S C 28 / 25 Trabalhos Futuros