Termo de Abertura de Projeto

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Transcrição da apresentação:

Termo de Abertura de Projeto Projeto Supervisionado de Analise Termo de Abertura de Projeto SIAIC - Sistema Integrado de Administração de Imobiliárias e Condomínios 13 de Agosto de 2009

Objetivo Superior Visão Geral do Projeto O produto deste projeto procura com agilidade e qualidade propiciar maiores facilidades, criando um aplicativo para celular ou PDA, no que diz respeito às transações imobiliárias (venda ou locação), realizadas por corretores e imobiliárias no atendimento a clientes e prestar total apoio as imobiliárias quanto à administração de condomínios.

Justificativa do Projeto Visão Geral do Projeto Justificativa do Projeto Oportunidade de oferecer, uma solução de software para o segmento imobiliário que atualmente se encontra em um vertiginoso crescimento e necessita obrigatoriamente de vantagem tecnológica que proporcione agilidade, qualidade e profissionalismo na realização de negócios lucrativos, para competir com os demais concorrentes, visando sempre um melhor relacionamento com os clientes.

Do Produto Móvel Objetivos Específicos 1. Cadastro parcial de imóveis; 2. Cadastro parcial de clientes; 3. Cadastro parcial de proprietários; 4. Consultar imóvel; 5. Consultar cliente; 6. Efetuar buscas por imóveis; 7. Efetuar busca por pontos de referências; 8. Efetuar buscas por clientes; 9. Reservar imóvel; 10. Emitir relatório de imóvel; 11. Localizar imóvel (Utilizando a API do Google Maps); 12. Registrar visita a imóvel; 13. Agendar visita; 14. Simular Financiamento via WebService Caixa; 15. Emitir relatório de financiamento; 16. Consultar Agenda;

Do Produto Administrativo Objetivos Específicos 1. Cadastro e manutenção de Usuários (Corretores, Funcionários); 2. Cadastro e manutenção de Clientes; 3. Cadastro e manutenção de Imóveis; 4. Cadastro e manutenção de Proprietários; 5. Cadastro e manutenção de visitas; 6. Cadastro e manutenção de Valores de mercado; 7. Consultar Visitas; 8. Consultar Perfil de compra de cliente (Com base em visitas feitas); 9. Notificar imóvel ao corretor; 10. Emitir relatório de perfil de compra do cliente; 11. Consultar Imóveis; 12. Gerar agenda do corretor com vendas e visitas; 13. Emitir Relatório da Receita do condomínio; 14. Emitir Balancete Mensal condomínio;

Administração de Condimínio Objetivos Específicos Do Produto Administração de Condimínio 1. Cadastro e manutenção de Apartamentos; 2. Cadastro e manutenção de Condôminos; 3. Cadastro e manutenção de Veículos; 4. Cadastro e manutenção de Receita; 5. Cadastro e manutenção de Despesas; 6. Cadastro e manutenção de Atas de Reunião; 7. Cadastro e manutenção das Regras do Condomínio; 8. Cadastro e manutenção de Dependências; 9. Emitir carta de cobrança; 10. Emitir relatório de inadimplência; 11. Registrar infração; 12. Emitir carta de infração; 13. Reservar dependências; 14. Associar Veículos a Apartamentos; 15. Associar Condôminos a Apartamentos; 16. Consultar Veículo; 17. Emitir Relatório de Condôminos e suas infrações; 18. Emitir Relatório de Atas de Reunião; 19. Emitir Estatuto do Condomínio;

Administração de Condimínio Objetivos Específicos Do Produto Administração de Condimínio 20. Traçar Perfil de Moradores; 21. Registrar reserva de dependência; 22. Emitir relatório de reserva de dependência (Para controle interno e do módulo administrativo); 23. Emitir relatório ou consultas contendo quantidade de condôminos por andar/apartamentos; 24. Emitir relatório de perfis dos condôminos (Para controle do módulo administrativo); 25. Emitir relatório de condôminos aniversariantes por mês; 26. Cadastrar e editar Veículos; 27. Consultar veículo; 28. Cadastrar Pauta da reunião; 29. Cadastrar e editar reunião; 30. Emitir relatório de aviso de reunião; 31. Emitir relatório da ata da reunião; 32. Cadastrar e editar receita; 33. Cadastrar e editar despesas; 34. Emitir relatório de carta de cobrança para o aptº inadimplente;

Do Projeto Ferramental Objetivos Específicos 1. Magic Draw ou Visual Paradigm (Diagramas de Caso de Uso, Classes, Seqüência, Modelo de Dados, Documentação de requisitos); 2. Eclipse Ganymede ou superior (Produção dos fontes); 3. MySQL (Persistência dos dados definidos pelo modelo de dados); 4. J2SE, J2EE, J2ME (Frameworks de desenvolvimento Java); 5. Plug-in WTP (Web Tools Platform) para Eclipse; 6. Plug-in MTJ (Mobile Tools for Java) para Eclipse; 7. Kit de desenvolvimento para dispositivos móveis Java WTK (Wireless Tool Kit); 8. Hibernate 3.1;

Do Projeto Metodológica Objetivos Específicos 1. Programação em pares (eXtreme Programming); 2. Uso de Design Patterns; 3. Padronização de código (Convenções Java); 4. Uso de JavaDoc (Documentação dos fontes); 5. Metodologias ágeis - XP E SCRUM; 6. Boas práticas de gerenciamento de projeto – PMBok;

Principais Entregas e Marcos : Data estimada Entrega do Termo de Abertura do Projeto 28/08/2009 Entrega do Modulo Administrativo 18/09/2009 Entrega do Modulo Móvel 09/10/2009 Entrega do Modulo de Administração de Condomínio 06/10/2009 Produto Final – Integração entre os módulos 20/11/2009 Apresentação do Produto 18/12/2009

Premissas Premissas: 1. Consultar corretores para ter informações específicas que possam ajudar no desenvolvimento do projeto; 2. O dispositivo deve possuir teclado QWERTY ou tela sensível ao toque; 3. Dispositivo deve possuir uma das tecnologias: Bluetooth, Wifi ou 3G, para acesso à internet; 4. Dispositivo deve possuir uma KVM (Kilo Virtual Machine) compatível com as API's que serão utilizadas no desenvolvimento do produto; 5. Utilização da API Google Maps; 6. Integração obrigatória com outro sistema (mobile com o administrativo)

Restrições: Restrições 1. O projeto deverá ser produzido em sala de aula; 2. Prazo limitado para entrega dos módulos do projeto; 3. Baixo desempenho das máquinas fornecidas pela instituição. 4. Ferramenta do Google hospedagem de projetos (Google Code); 5. Utilizar a linguagem de programação Java (JavaEE + JavaME + JavaSE); 6. Utilizar a ferramenta IDE Eclipse;

Riscos Preliminares Descrição do Risco Criticidade Plano de Resposta Indisponibilidade da infra-estrutura fornecida pela instituição de ensino. Alta Criar independência da instituição. Indisponibilidade de dispositivo para o desenvolvimento. Média Utilizar emuladores. Inexistência de conexão com a internet, impossibilitando a atualização e recuperação dos dados do repositório. Fazer as alterações necessárias, e sincronizar após o restabelecimento da conexão. Falta de conhecimento em determinada tecnologia e ou ferramenta. Gerar esforço “extra projeto” com a formação de grupo de estudo com os integrantes da equipe mais preparados com os menos preparados em determinada ferramenta ou tecnologia. Planejamento realista das idéias do projeto Utilizar técnicas de gerenciamento de projeto, para minimizar a taxa de erros nessa estimativa. Não liberação do acesso ao WebService que simula financiamento da Caixa Econômica Federal Baixo Não utilizar o recurso