Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros Transição A implementação compreende a codificação e teste de um sistema Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
Transição Objetivo Plano de Implantação Plano de Contingência Documentação
Objetivo Entregar a primeira versão do sistema aos usuários Necessário: realizar testes substituir ou adaptar sistemas legados fazer a conversão da(s) base(s) de dados treinar os usuários
Transição Implantação
Plano de Implantação Estabelece como será a transição do sistema atual para o novo sistema Conversão de dados Instalação do hardware e do software Treinamento dos usuários e dos operadores Entrada em produção
Plano de Implantação Conversão de Dados Determinar quais os dados históricos que serão convertidos para o novo sistema Detectar e corrigir os erros de dados antes da passagem para o banco de dados do novo sistema Converter os dados do formato atual para o formato do novo sistema Identificar necessidade de espaço no banco de dados para carga inicial Assegurar que todos os dados obedecem as restrições definidas para o novo sistema Identificar: A necessidade de programas especiais de conversão A necessidade de recursos para digitação Os usuários devem estar disponíveis na época da conversão
Plano de Implantação Instalação do hardware e do software Preparar o ambiente para receber os equipamentos Instalar os equipamentos Instalar o software e carregar o(s) banco(s) de dados Verificar/Providenciar: Instalações elétricas Refrigeração Isolamento do ambiente Mobiliário Equipamentos de maior porte podem requerer pessoal especializado em instalação Deixar tudo pronto para o uso
Plano de Implantação Treinamento dos usuários e do pessoal de operação Plano de Treinamento Público-alvo: O treinamento destina-se aos gerentes de todas as filiais. Após o treinamento, cada gerente disseminará o conhecimento dentro da respectiva filial. Período de realização: Os gerentes das filiais das regiões Sul e Sudeste serão treinados na primeira quinzena de setembro/03. Os restantes serão treinados ... Responsáveis pelo treinamento: Estão designados os analistas Carlos, Alberto e ... Quem será treinado? Quando será feito o treinamento? Quem aplicará o treinamento? Onde será feito o treinamento? Quais recursos serão utilizados?
Plano de Implantação Entrada em Produção Substituição Total Sistema novo Sistema atual Substituição Total Problema principal: a carga dos BDs com os dados das operações em andamento
Substituição Gradativa: Plano de Implantação Entrada em Produção Sistema atual Sistema novo Substituição Gradativa: por dados ou por funções Problema principal: a integração dos dados durante o período de convivência dos dois sistemas
Plano de Implantação Entrada em Produção Execução em paralelo Sistema atual Sistema novo Execução em paralelo Problema principal: aumento da carga de trabalho dos usuários
Plano de Contingência Descrever as possíveis falhas no sistema e suas recuperações Elaborar plano para operação sem sistema informatizado, considerando: acesso aos dados entrada de dados retomada do sistema
Plano de Contingência Possíveis falhas: Falha de digitação/operação: Caso um registro seja inserido com erros de digitação, o sistema deve fornecer a opção de alterar ou excluir o registro gravado incorretamente. Perda de Dados: Caso ocorra perda de tabelas, o sistema deve ser capaz de restaurá-las sem que o usuário tenha que informar novamente os dados. Falha de Sistema: Caso ocorra erro de inicialização e/ou de execução do sistema, o suporte técnico deve ser chamado para diagnosticar o problema ocorrido.
Plano de Contingência Operações: As funções de registro de vendas não devem se tornar indisponíveis mais de uma vez em cada mês. Quando ocorrerem indisponibilidades, a duração máxima deve ser de uma hora. Durante o período de indisponibilidade, os pedidos dos clientes devem ser atendidos pelos vendedores com base em listagens dos itens em estoque atualizadas, emitidas diariamente com essa finalidade. Os pedidos deverão ser preenchidos nos formulários de entrada para Pedidos Após a retomada do sistema, os dados contidos nos formulários de entrada preenchidos manualmente pelos usuários serão inseridos no sistema.
Documentação Gerada Introdução Modelagem de Negócio Requisitos Apresentação da empresa (o cliente) Objetivos gerais do projeto Estrutura do documento Modelagem de Negócio Características da empresa (descrição, estrutura organizacional, processo atual, recursos de informática e expectativa do cliente) Processos de negócio (Casos de uso de negócio) Problemas identificados Necessidades detectadas Requisitos Diagrama de Casos de Uso e descrições Requisitos Suplementares Alternativas de Solução Descrição de cada alternativa Análise comparativa das alternativas Alternativa recomendada pela equipe Alternativa escolhida pelo usuário e critério de escolha
Documentação Gerada Análise e Projeto Modelo Conceitual Modelo de Projeto - Diagrama de Classes de Projeto tipos de atributos e operações classes abstratas e interfaces padrões de projeto pacotes, etc. Justificativa para uso de Padrões de Projeto Diagramas de Sequência - Diagrama de Estados (se necessário) Proposta de Componentes Projeto de Banco de Dados Projeto de Interface com o usuário
Documentação Gerada Implementação Teste Implantação Glossário Anexos Nomenclatura utilizada Controle de Concorrência Controle de Acesso Teste Plano de Teste Implantação Plano de Implantação Plano de Contingência Glossário Anexos + Manual do Usuário
Documentação Gerada O manual do usuário é um outro documento! O manual do usuário também deve conter informações sobre contingência, orientando o usuário sobre como proceder caso uma falha ocorra no sistema.
Implementação (em formato digital) Protótipo Código fonte Documentação do código fonte (opcional)