Administração de Recursos Materiais Capítulo 4 e anexo (pág.147 à 179) GAMADINI Gabriela Kajiya - 08/30216 Marina Molina - 08/36745 Diogo Bittencourt - 08/27983 Nicolle Nascimento - 08/37814
Logística de distribuição Relação entre: Distribuição física do produto empresa cliente consumidor
Novas demandas à distribuição Serviço ao cliente Cada vez mais exigentes Custo Cada vez menores Velocidade No menor tempo possível
O papel dos distribuidores Ameaças externas: Consolidação de parcerias entre cliente e fornecedor; Desregulamentação dos transportes (menor custos e serviços novos como cross dock); Avanços tecnológicos; O grande número de empresas que estão adotando o supply chain.
O papel dos distribuidores Como converter as ameaças em oportunidades? O futuro dos distribuidores depende deles desempenharem 2 papéis: Otimização das redes Minimizar o custo total; Maior troca de informações; Ressaltar o serviço ao cliente.
O papel dos distribuidores Maximização de mercados Ajudar os clientes com: Melhorias em T.I.; Ferramentas de banco de dados; Desenvolvimento de programas de marketing; Entendimento dos custos. - Objetivo: Agregar valor nos seus serviços para os clientes
Distribution utility ou Associação de recursos O que é? Uma associação de empresas não concorrentes que servem aos mesmos clientes finais. Para que serve? Permite entregas mais freqüentes; Reduz flutuações por sazonalidades; Possui um alto controle relativo e eficiência se comparado aos outros tipos de distribuição.
Cross docking O que é? Operação do sistema de distribuição em que produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para ouro veículo com grande exatidão quanto a tempo de entrada e saída de produtos. Os ativos (armazéns e estoques) são substituídos por informações
Níveis de cross docking Nível 1 Não há seleção ou preparação dos vários produtos que chegam de diversas fábricas ou fornecedores. Nível 2 Há separação, os produtos são recebidos e separados por caixas para uma região específica . Nível 3 Há separação e reembalagem posicionando a função distribuição como uma peça vital ao sucesso de uma empresa.
Compradores de serviços de transporte Compradores de relação: Concentram-se em formar relações duradouras com suas empresas de transporte. Procuram identificar um conjunto de oportunidades que agreguem valor e beneficiem ambas as partes. Compradores de transação: Enfoque arms’s length negociam cada acordo individualmente, para obter o serviço desejado ao menor custo.
Lean Enterprise Benchmarking Project Objetivo: comparar níveis de qualidade e de produtividade de fábricas de autopeças inglesas e japonesas. Resultado: empresas japonesas 2x mais produtivas e índices de qualidade bem superiores. X
Fábricas de Classe Mundial Pré-requisitos para a performance de classe mundial: Produtividade Qualidade Número de unidades defeituosas. Expresso em partes por milhão (ppm).
Performance da Fábrica e Características As fábricas de classe mundial têm uma vantagem de produtividade, qualidade, controle de processo mais apartado e são mais eficientes no espaço.
Controle do processo ao longo do supply chain Qualidade do supply chain Inventários no supply chain Tempo no supply chain Altíssimo nível de qualidade do produto acabado e redução do número de reclamações de clientes Nível de inventário de produtos reduzido Fluxo rápido de manufatura
Programação no Supply Chain Fábricas Japonesas x Fábricas do Ocidente Associação de fornecedores
Análise por país Performance Nível de produtividade 35% 7x erros 20% modestos volumes + boa produtividade
Número de fornecedores e clientes Fábricas de alto volume + FORNECEDORES
Qualidade no supply chain Taxa de defeito de material: 6.100 ppm Segundo nível de reclamação de clientes: 263 ppm
Dispersão geográfica 82% Fornecedores 4h de distância
Inventário ao longo do supply chain Giro de estoque 23,2 80 40-50
Estabilidade da programação 12% dos clientes 15,4% fornecedores 3% dos clientes 5,1% fornecedores 0,2% atraso nos despachos e 2,6% atraso nos recebimentos
Resumo Sincronia