Logística de Distribuição Essa logística aborda as relações entre empresa e consumidor, passando pelo cliente da direto da empresa. Os padrões de distribuição são moldados pelas demandas dos clientes: Níveis de serviço Custo Velocidade Etc.
Papel do distribuidor Mudanças sofridas: Bases entre fornecedor e cliente são consolidadas e estreitadas (+confiança) Flexibilização das regras de transporte (-custos e +variedade) Pedidos eletrônicos e avanços tecnológicos (+velocidade)
Maximização dos resultados dos recursos Distribution Utility Clientes barganham mais Fornecedores não fazem mais entregas regulares (estoque) Estoques distantes de mercados (economia) Entregas menores (curto ciclo) Relativa Eficiência Distribuição própria Distribution Utility Terceirizado Atacadista Controle Reativo
Cross docking Produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo O investimento em estoque é reduzido pela eliminação de múltiplos locais de armazenamento Elimina custos de manuseio de produtos Quebram as cargas cheias (TL truckload) em locais adequados e fazem a redistribuição dos produtos para entrega local
Alcançando eficiência no transporte Gerenciamento de diferentes perfis: Compradores de transação Negociam cada acordo individualmente Trabalham em confronto com uma relação perde/ganha com seus prestadores de serviço Compradores de relação Contratos de longo prazo Tenta beneficiar ambas as partes Dividem quaisquer reduções de custos e melhorias operacionais