2000-2006 Acções estruturais EU-Política Regional Agenda 2000 1 Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Advertisements

DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
EMPREGABILIDADE na agricultura – novas actividades na agricultura e formas de produção com vista à qualidade.
A Estratégia Nacional para o Mar:
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração

Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
PLENÁRIA FINAL.
Mesa Redonda sobre Grandes Opções de Política Económica e Social O Capital Humano Margarida Chagas Lopes Conselho Económico e Social 7 de Junho de 2002.
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
A PAC (POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM)
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
1.ª REUNIÃO DO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO Angra do Heroísmo 25 de Fevereiro de 2008 Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores.
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa
Sessão de Divulgação abordagem LEADER - PRODER Aviso de concurso nº1/2012 Projectos inovadores de revitalização do mundo rural, em Abrantes, Constância.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Visão da estratégia nacional para a agricultura e desenvolvimento rural CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DO SECTOR AGROFLORESTAL EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
A POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM (PAC)
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
A RIS3 do Centro de Portugal
Micro e Pequenas Empresas
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Num contexto particular...
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Apoio estrutural para os países candidatos à adesão ajuda de pré ‑ adesão a partir de 2000:
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Breve Apresentação da Empresa. EXPOENTE Localização sede: BragaInício de actividade: 1994Acreditada pela DGERTCertificada pela SGSEntidade Nacional de.
D. COMO RESOLVER OS PROBLEMAS DA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO? 1.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL o turismo rural. O Turismo Rural gestão e desenvolvimento local Entrevista ao Ministro da Agricultua e da Pesca de França.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
DPP1 O DESENVOLVIMENTO RURAL NO PÓS 2006 zFundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER)
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 Formação Profissional.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
SESSÃO PÚBLICA DE DIVULGAÇÃO DO POVT | 2012 PREPARAÇÃO DO PROXIMO PERIODO DE PROGRAMAÇÃO Dina Ferreira Vogal CD, IFDR 7 dezembro 2012.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Transcrição da apresentação:

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais na Comunidade” “promover um desenvolvimento estável e sustentável” Domínios de intervenção: investimento produtivo com vista a criar/manter empregos permanentes infra ‑ estruturas potencial endógeno - desenvolvimento local - PME assistência técnica

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Social Europeu Missão: “desenvolvimento dos recursos humanos e emprego" Domínios de intervenção: Apoio aos planos nacionais de acção plurianuais -política activa de promoção da integração no mercado do emprego -integração social/igualdade de oportunidades -sistemas de aprendizagem ao longo da vida -formação nos domínios da inovação e adaptabilidade -melhoria da participação feminina Desenvolvimento local/Pactos territoriais para o emprego Sociedade da informação

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Instrumento financeiro de orientação da pesca Missão: “gestão equilibrada dos recursos e estruturas competitivas” Domínios de intervenção: Medidas destinadas a garantir um equilíbrio sustentável entre a oferta e a procura Reforço da competitividade Transformação e comercialização Revitalização das zonas de pesca

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Apoio do FEOGA ao desenvolvimento rural Missão: “apoiar a PAC e melhoria das estruturas agrícolas” Domínios de intervenção: ‘Medidas «de acompanhamento» - reforma antecipada - agro ‑ ambiente - silvicultura - zonas desfavorecidas (ex-obj. 5a) Outras medidas (ex-obj. 5a) - reestruturação das explorações - instalação de jovens agricultores - formação - transformação e comercialização Medidas de desenvolvimento rural (tipo obj. 5b)

Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Apoio do FEOGA ao desenvolvimento rural