HIDROCARBONETOS Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alcenos Definição Alcenos também conhecidos como alquenos ou olefinas são hidrocarbonetos insaturados por apresentar pelo menos uma ligação dupla na.
Advertisements

Classificação de Cadeias Carbônicas
Classificação das cadeias carbônicas
CLASSIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS DE CARBONO EM UMA CADEIA
Profª Marcia C. Silva HIDROCARBONETOS Profª Marcia C. Silva
Introdução à Química Orgânica
Petróleo Surgimento do petróleo
Química Orgânica.
Hidrocarbonetos.
Nomenclatura de hidrocarbonetos
Introdução a Química Orgânica
Capítulo 1 Compostos orgânicos
Propriedades Nomenclatura Aplicabilidade
Cadeias Carbônicas estrutura.
NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados
O que você deve saber sobre
CLASSIFICAÇÃO DE CADEIAS NANDO.
Nomenclatura de hidrocarbonetos
Aldeídos.
Página 14 – módulo Compostos Orgânicos I
I – INTRODUÇÃO O petróleo cru tem uma composição centesimal com pouca variação, à base de hidrocarbonetos de série homólogas. As diferenças em suas propriedades.
QUIMICA ORGÂNICA Por Chico Andrade Colégio IDEAL Aracaju/SE
Petróleo e Gás natural Petróleo e Gás natural.
Química Orgânica.
HIDROCARBONETOS →Os hidrocarbonetos são substâncias moleculares binárias, pois são apenas formadas por carbono e hidrogênio. • cadeia carbônica com ligações.
Trabalho de Bioquímica
QUÍMICA ORGÂNICA CADEIAS CARBÔNICAS
Aula de química orgânica
Nomenclatura Hidrocarbonetos
Introdução a Química Orgânica
Os Hidrocarbonetos Alifáticos Aromáticos.
Os princípios de Kekulé
ÁLCOOIS.
ÉTERES.
Ciências Físico-Químicas 9º Ano
Funções Orgânicas Prof: Renê Machado.
Química Orgânica e os derivados do petróleo
Os quatro elementos mais abundantes, no corpo humano, são: Hidrogénio Oxigénio Carbono Azoto.
CLASSIFICAÇÃO DE CADEIAS CARBÔNICAS
2° COL- SETOR B –AULAS 19 a 21 – Página 168
CLASSIFICAÇÃO CARBÔNICA E CADEIAS CARBÔNICAS
Química Orgânica.
Estrutura e nomenclatura
Aula 04 HIDROCARBONETOS Parte 01 Prof.a Letícia Pereira.
Processos Industriais Orgânicos
CLASSIFICAÇÃO: QUÍMICA ORGÂNICA - DO CARBONO e
Constituintes do Petróleo
COMPOSTOS ORGÂNICOS Prof. Larissa Richter By PresenterMedia.com.
Química orgânica módulo 1 hidrocarbonetos
CICLANOS Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono,
ÁLCOOIS I- CONCEITO II- UTILIDADES III- CLASSIFICAÇÃO
Cadeias carbônicas.
QUÍMICA Professor: Vilmar F. Lorena.
Hidrocarbonetos Alcanos (parafinas) Alcenos (Olefinas)
Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos
HIDROCARBONETOS (PARTE 1 - Alcanos)
HIDROCARBONETOS.
Nomenclatura dos compostos orgânicos
Petróleo.
Hidrocarbonetos Nome:Aline, Jonatas, Leonardo Barreiro e Rodrigo Turma:202.
CLASSIFICAÇÃO DE CADEIAS CARBÔNICAS
QUÍMICA ORGÂNICA PROFESSOR: DENIS P. VIDAL Química.
Prof. Dra. Andréa Junqueira
Benzeno Prof° Marcelo Alves Cursinho da FEA-USP
9.5 Hidrocarbonetos. 9.5 Hidrocarbonetos De todos os compostos identificados pelo Homem, cerca de 90 % são compostos orgânicos. Os mais simples contêm.
Professor: Cleber Corrêa. Química orgânica: Estuda os compostos do carbono Em 1828, as pesquisas em Química orgânica foram ampliadas, principalmente.
Química Orgânica Introdução à Química Orgânica Prof. Armando Rodrigues.
Por: Mateus Serêjo, aluno do IFMA – Campus Pinheiro
Revisado Prof. Adalberto
Transcrição da apresentação:

HIDROCARBONETOS Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos, sendo a "aromaticidade" melhor definida como uma "dificuldade" das ligações duplas de um composto reagirem em reações típicas de alcenos, devido a uma deslocalização destas na molécula.

CARACTÉRISTICAS Existem poucos hidrocarbonetos que possuem aromaticidade além do benzeno e compostos relacionados (anéis fundidos). A aromaticidade também ocorre em outras cadeias cíclicas. O furano, por exemplo,é um composto aromático em que o anel é formado por 4 átomos de carbono e um de oxigênio. Quando apresentam um só grupamento, o nome desse precede o nome da cadeia principal (ver benzeno). Quando apresentar mais de um grupamento a numeração deve começar por um dos carbonos ramificados e prosseguir de tal forma que os grupamentos estejam nos carbonos de menor número possível. Uma nomenclatura típica é: orto, meta e para (posições 1,2/1,3/1,4 respectivamente). Esses compostos apresentam uma nomenclatura particular, que não segue as regras utilizadas na nomenclatura dos outros hidrocarbonetos. Além disso, não existe uma fórmula geral para todos os aromáticos.

Tipos de Hidrocarbonetos Saturados: Neste caso, as moléculas contêm quantidade de átomos de hidrogênio suficiente para saturar os átomos de carbono. Parafínicos (cadeias retilíneas com ligações simples) Naftênicos (cadeias fechadas com ligações simples) Insaturados: Neste caso, as moléculas não contêm quantidade de átomos de hidrogênio suficientes para saturar os átomos de carbono. Aromáticos (cadeia fechada, apresentando ligações duplas e simples alternadas, ou seja, núcleo benzênico) Diolefinas (cadeias retilíneas com duas ligações duplas) Acetilênicos (cadeias retilíneas com ligação tripla)

CLASSIFICAÇÃO usualmente, segundo a base, os petróleos podem ser parafínicos, aromáticos, naftênicos ou mistos. Os petróleos brasileiros têm sido, predominantemente, de base parafínica.

BUTANO O butano é um derivado do petróleo. É um gás incolor, inodoro e altamente inflamável. É um hidrocarboneto gasoso, obtido do aquecimento lento do petróleo. É o nosso gás de cozinha. Atualmente este é fornecido via tubulação e em botijões. COMBUSTÃO DO BUTANO 2 C4H10 + 13 O2 → 8 CO2 + 10 H2O

ESTRUTURA(BUTANO) Sua fórmula é C4H10, é um hidrocarboneto com carbonos primários e secundários de ligação sp³, de cadeia aberta (acíclica ou alifática). O termo butano é também usado como um coletivo do n-butano junto com seu único isômero, isobutano (também chamado metilpropano), CH(CH3)3. Sua molécula é apolar (por ser um hidrocarboneto), portanto, não é solúvel em água - outras misturas de hidrocarbonetos obtidas a partir do petróleo, como a gasolina, o querosene ou o diesel, são igualmente homogêneas e insolúveis em água -.

CURIOSIDADES O butano (gás de cozinha), é inodoro, por isso, por segurança e para que possamos perceber sua presença, é colocado junto ao gás uma substância com um cheiro específico: é aí que as pessoas atribuem o famoso "cheiro de gás". Este gás produz asfixia por expulsar o oxigênio do ambiente. Outra característica interessante do butano é o fato de, ao contrário da maioria dos gases, sua densidade ser aproximadamente o dobro da densidade do ar atmosférico. Por esse motivo, o butano tende a se depositar no fundo dos recipientes onde está contido.

AO AMBIENTE Os hidrocarbonetos são moléculas exclusivamente compostas por hidrogénio e carbono. Exemplos de hidrocarbonetos são o metano, o butano, o propano, o benzeno, a parafina e os alcatrões. O petróleo bruto é uma grande mistura de diferentes hidrocarbonetos, que na refinação são transformados, dando origem a vários subprodutos. Entre os hidrocarbonetos mais voláteis, que são também os mais tóxicos, encontra-se a gasolina, o querosene e o gasóleo para automóveis. Estes são os hidrocarbonetos que se evaporam e dispersam mais rapidamente. O diesel para navios o fuelóleo leve e a maior parte dos crudes são moderadamente pesados, evaporando-se com menos facilidade. São também bastante tóxicos. Os crudes pesados e os óleos pesados de lubrificação são mais pesados e não se dispersam facilmente, sendo contudo, menos tóxicos. A dispersão do fuelóleo pesado e do asfalto é muito lenta e estes funcionam como uma grande barreira física. No entanto, estes produtos são pouco tóxicos em comparação com os anteriores.

exemplos A maioria dos combustíveis de uso diário consiste em misturas de hidrocarbonetos derivados do petróleo:

........ Gasolina

................ querosene

O que o gás de cozinha tem em comum com o gás do isqueiro ? É porque ambos possuem o mesmo gás ( butano )

benzeno