GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A literatura, quanto à forma, pode se manifestar em prosa ou verso.Quanto ao conteúdo e estrutura, podemos, inicialmente, enquadrar.
Advertisements

Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010
GÊNEROS LITERÁRIOS.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Definições de Roteiro “Eu comparo o roteirista a uma mãe de aluguel. Seu trabalho é conceber, gerar, parir e depois entregar o bebê para o diretor criar.
GÊNEROS LITERÁRIOS Profa.: France Lima.
Literatura de Cordel.
HISTÓRIA DO TEATRO COLÉGIO ALUB.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
TEORIA LITERÁRIA NOÇÕES BÁSICAS: O QUE É LITERATURA?
O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO
LUÍS DE CAMÕES OS LUSÍADAS
Gêneros Literários Introdução aos estudos de literatura:
GÊNERO DRAMÁTICO.
A Criação de um roteiro Francisco Malta
AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010
GÊNEROS LITERÁRIOS.
ILÍADA.
OS LUSÍADAS de Luís de Camões.
Professora Francisca Barros
Gêneros literários Prof Luiza Monteiro.
Literatura Gêneros literários Eduardo Batista.
Professora: Aíla Rodrigues
OS LUSÍADAS de Luís de Camões.
Introdução aos gêneros literários
Classicismo.
Professora: Suzete Beppu
Texto Narrativo.
Profa. Karen Neves Olivan
A epopeia Os Lusíadas.
Origem do Teatro Português
Profa. Karen Neves Olivan
Literatura Gêneros Literários.
PARABÉNS!!! Bem vindos... a selva!! E ao último ano de nossas vidas.
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Cap. IV Gênero dramático
TEATRO RENASCENTISTA. Do século XV ao XVI. Teatro erudito, imitando modelos greco- romanos, era muito acadêmico, com linguagem pomposa e temática sem.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
FIGURAS DE LINGUAGENS Profª. Patrícia.
HUMANISMO
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
CLASSICISMO Renascimento.
Gêneros Literários Organização das obras literárias por semelhança das estruturas e modo de ver a realidade. A história dos gêneros literários é antiga,
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
CLASSICISMO Renascimento.
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
ERA MEDIEVAL HUMANISMO ( 1434/ 1527).
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Breve História do Teatro
TEORIA LITERÁRIA NOÇÕES BÁSICAS: O QUE É LITERATURA?
Gêneros Teatrais.
Gil Vicente Notas sobre a vida e obra.
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
GÊNEROS LITERÁRIOS.
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
Gêneros Literários.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
As Fontes d’ Os Lusíadas. Distinguimos, fundamentalmente, três tipos de fontes: ✔ Fontes literárias ✔ Fontes históricas ✔ Diferentes fontes de informação.
Professor Marcel Matias
GÊNEROS LITERÁRIOS A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Transcrição da apresentação:

GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com a sua visão da realidade e o público a que se destinam. Lírico: sentimental, poético. Épico: narrativo. Dramático: teatro.

GÊNERO LÍRICO Olhai! O sol descamba...A tarde harmoniosa Envolve luminosa a Grécia em frouxo véu, Na estrada ao som da vaga, ao suspirar do vento, De um marco poeirento um velho então se ergueu.

GÊNERO NARRATIVO O Gênero narrativo inclui: Romance: narrativa longa, enredo complexo.Ex: Dom Casmurro, de Machado de Assis. Novela: condensação de elementos que formam o romance: diálogos breves, enredo sem complexidade. Conto: é breve, narrativa centrada em um episódio da vida, poucas personagens. Crônica: trata de fatos do dia-a-dia, sua ação é rápida e sintética.

GÊNERO ÉPICO O Gênero épico também conhecido com epopéia, indica uma grande narrativa em forma de versos de um grande fato grandioso da história de uma povo. Ex: Ilíada, que narra a guerra entre a Grécia e Tróia. Odisséia, que narra as aventura de Ulisses. Os Lusíadas,de Camões,que narra os feitos heróicos dos portugueses.

GÊNERO DRAMÁTICO Tragédia: fato trágico que provoca reação de medo ou compaixão. Ex. “Édipo Rei”, de Sófocles. Comédia: satirizaçãodos costumes sociais. Ex. “O Rei da Vela”, de Oswald deAndrade Drama: envolve a tragédia e a comédia. Ex. “Eles não usam black-tie”, de G. Guarnieri.. Auto: peça breve, de tema religioso ou profano, de aspecto moralista. Ex. Auto da Barca da Glória, de Gil Vicente.