Flexibilidade na interface

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Câmara Cascudo Seu nome aqui
Advertisements

Pesquisa Avançada, Tutorial de Estilo Orientado
1. SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS – SILOG CLASSE II.
GUIA RÁPIDO DE USO São Paulo Dot.Lib Informação Profissional Ltda.
Ergonomia de Interface de Software
Administração de sistemas operacionais
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
Instituto de Computação
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Auxiliar de Informática Aula 2
Engenharia de Software
FACULDADE DOS GUARARAPES
Interface Usuário Máquina
Os Critérios Ergonômicos para Interfaces Humano-Computador
COS350 ECI - INTERFACES HOMEM-MÁQUINA
Interface Com o Usuário Ferramentas da Ergonomia
ERGONOMIA “Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que.
BR.OFFICE IMPRESS E MICROSOFT OFFICE POWER POINT 2003
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Word Professor: Leandro Crescencio
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Fundamentos da Informática
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
SEGUNDA PARTE O programa Adobe Photoshop oferecer várias ferramentas de grande utilidade para manipular as fotografias da Odontologia. Colocaremos links.
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Apresentando o PowerPoint
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Marcelo West
Conheça o PDV Apresenta as principais ferramentas e
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
POWER POINT.
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
Aula 41/421 MACROS. Aula 41/422 Macros •Uma macro consiste numa série de comandos agrupados numa só instrução. •Permite desempenhar tarefas automaticamente,
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
MICROSOFT Windows XP.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Sistemas Operacionais
Estilos de Interação Usabilidade.
Modelo para Design de Interfaces
Avaliação Heurística do Gmail
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
CAD AutoCAD Mouse Menu de barras.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
PCI- Primeira Aula de Laboratório Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO - SAD
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Novas Tecnologias Na Formação
Coordenação Regional de Tecnologia na Educação
Engenharia de Usabilidade: Uma abordagem Ergonômica
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
20/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Noções Básicas sobre o Word XP O que é o Word
Microsoft Excel.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT.
Profª Juliana Schivani GRÁFICOS.
Aline Oliveira Everton Godoy Gabriel Leoni Lenilton Rocha Nelson Deda.
Prof. João Saturnino GRÁFICOS.
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

Flexibilidade na interface Quanto mais formas de efetuar uma tarefa existirem,maiores serão as chances de que o usuário possa escolher e dominar uma delas no curso de sua aprendizagem. Exemplos de recomendações: Quando as exigências para o usuário forem imprecisas, fornecer meios para que ele controle a configuração das telas. Quando, em algum contexto, a validade de certas apresentações não pode ser determinada, fornecer ao usuário a possibilidade de desativá-las temporariamente. Quando os valores por default não são previamente conhecidos, o sistema deve permitir que o usuário defina, mude ou suprima valores. A seqüência de entrada de dados deve poder ser modificada para se adaptar à ordem preferida pelo usuário. Quando o formato de um texto não puder ser previsto com antecedência, deve-se proporcionar ao usuário os meios para definir e salvar os formatos de que ele venha a precisar. O usuário deve poder definir os nomes dos campos de dados que ele(a) venha a criar.

Evite armadilhas • Errar é humano Evite armadilhas • Errar é humano. • Comandos devem evitar que pessoas cometam erros. • Exemplo – Fechando o PowerPoint 2000 com mais de uma apresentação aberta… Do you want to close without save the changes to M_heuristics?

Ofereça atalhos • Usuários experientes devem ser capazes de realizar tarefas mais rapidamente • Flexibilidade • Exemplos – Teclas de atalhos, barras de ferramentas – Preenchimento automático de campos A Interface deve deixar que o usuário execute a mesma tarefa de diferentes maneiras A Interface deve deixar que o usuário Chegue ao núcleo da tarefa de diferentes maneiras.

Adaptabilidade A adaptabilidade consiste na propriedade de um produto que permite que o usuário altere explicitamente certas características do mesmo, para adequá-lo às suas vontades e necessidades. Isto é, a interface adequa-se de acordo com as escolhas que o usuário faz (geralmente, dentro de um número limitado de alternativas que o sistema dá ao usuário). Exemplos temos ao monte na web 2.0: configurações do orkut, user scripts, extensões e temas do Firefox, escolha de quantos itens serão apresentados no rss do netvibes, a folksonomia do del.icio.us, entre outros. Muitas vezes quando ouvimos o termo “interatividade” em listas de discussões e fóruns, estamos falando na verdade sobre a adaptabilidade: permitir que o usuário personalize o produto. dos campos de dados que ele(a) venha a criar.

Formas de Adaptação da Interface

Interfaces Automaticamente Adaptativas

Modelagem do Usuário em Interfaces Adaptativas