REFERÊNCIAS BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman. 2006 (Cap. 1) BOWERSOX, Donald.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Advertisements

Turma das 14:00 Grupo C - Subgrupo X Amaro Silveira Sílvia Gualberto
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Logística Empresarial
Logística Empresarial
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
A importância da gestão de materiais
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 6 CONCEITOS DE LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN Estrutura de Supply.
Logística e Gerenciamento da
Controle de Estoques: o Lote Econômico
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA – SUPPLY CHAIN
O mecanismo de pedir Grupo - 19Y062.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira –
Tecnologia em Logística Componente curricular: Cadeia de Suprimentos
LOGÍSTICA Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng.
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
Gestão de Negócios Aula 10 Haroldo Andrade.
Evolução do Conceito de Logística
Gestão De Estoque Na Cadeia De Logística Integrada
Estrutura da Cadeia Logística
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
GRUPO 6.
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
Repensando a Logística
Repensando da logística
Por que fazer gestão de estoques?
Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Logística Empresarial UNIDADE.
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
Definição de Logística
Repensando a Logística
MODELOS DE REDES E CADEIAS REVERSAS
Controle de estoque.
Unidade 03 Logística de suprimento:
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Iniciando na logística empresarial
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
Processamento de Pedidos
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Logística Integrada Engenharia de Produção
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Logística e Gerenciamento da
Adriana, Cláudia e Marcelo
Logística 1 Conceitos e definições 2 Objetivos da logística
Logística Empresarial
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Administração de Materiais
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
Nível de Serviço Logístico (NSL)
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Prof. Paulo Roberto Leite BOWERSOX e CLOSS, Cap. 6; BALLOU, Cap.5; FLEURY et al, Cap. 9; NOVAES, Cap. 4; LEITE, Cap. 1,2.
PROCESSOS LOGÍSTICO Prof. Vagner Olegário PLT.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Logística e Supply Chain Management MBA Logística Logística e Supply Chain Management Session Objetivos: To ensure alignment and commitment to the balanced scorecard and remove any conceptual theoretical understanding issues. To gain an understanding of what we will have to do if we are to succeed. To agree to following a balanced scorecard based approach to structure the 2 day planning session. Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br 1

REFERÊNCIAS BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman. 2006 (Cap. 1) BOWERSOX, Donald. J.; CLOSS, David. J. Logística Empresarial. O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. Atlas: São Paulo. 2001 (Cap. 1 a 4)

POR QUE A LOGÍSTICA É IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS? O QUE É LOGÍSTICA? POR QUE A LOGÍSTICA É IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS?

O QUE É LOGÍSTICA? A LOGÍSTICA PARA A ECONOMIA PRODUTORES E CONSUMIDORES DISPERSOS GEOGRAFICAMENTE NECESSIDADE DE ENCURTAR A DISTÂNCIA E O TEMPO A LOGÍSTICA CRIA A UTILIDADE DE TEMPO E LOCALIZAÇÃO => Logística vista como Racionalização de Processos!

O QUE É LOGÍSTICA? A LOGÍSTICA PARA UMA ORGANIZAÇÃO: PROCESSO LOGÍSTICO MATERIAIS FORNEC. COMPRAS PRODUÇÃO DISTRIB. VENDAS CANAIS DE DISTRIB. CLIENTE INFORMAÇÃO

O QUE É LOGÍSTICA? A LOGÍSTICA PARA UMA ORGANIZAÇÃO: PROCESSO LOGÍSTICO MATERIAIS FORNECEDOR FABRICANTE DISTRIBUIDOR VAREJO CLIENTE INFORMAÇÃO

O que é Logística?

O que é Logística? Área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

O que é Logística?

O que é Logística?

O que é Logística?

O que é Logística?

O que é Logística? “Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes” CSCMP - Council of Supply Chain Management Professionals

O que é Logística?

O que é Logística?

O que é Logística?

O que é Logística?

O que é Logística?

O que é Logística? Caminhões dispersos no deserto, formando o perímetro da área ocupada pela 364th Support Company, 3 de março de 1991. Foto: Dean Wagner/DoD

A Logística constitui um sistema operacional com o propósito de prever e prover recursos de toda ordem que permitam a realização de campanhas militares. Tal esforço ficou bastante evidenciado em um dos mais recentes conflitos da Era Contemporânea: a Guerra do Golfo (1990, 2003)

O que é Logística? Há 20 anos, a DHL é responsável pelo processo logístico das corridas, coordenando durante toda a temporada o transporte por ar, terra e mar dos motores, pneus, combustível, peças reservas e de reposição, os equipamentos de precisão e, até mesmo, a infra-estrutura da área vip das corridas, o chamado “Paddock Club” VIP – num total de 300 toneladas cúbicas de itens.

Logística na F1 Anualmente, ao término do mês de janeiro, uma equipe de 20 profissionais especializados, locada em escritórios DHL na Itália e Inglaterra, elabora e executa o plano de transporte de todos os equipamentos, que inclui catalogação, embalagem, transporte e entrega dos itens em cada local de corrida. Para isso, a DHL faz uso de aviões, navios, caminhões e até containeres refrigerados, quando necessário. Organização, precisão e agilidade, características que diferenciam a DHL no mercado, são colocadas a serviço da Fórmula 1.

Ser responsável pela logística da temporada significa também garantir a segurança do transporte e manter o sigilo no acesso aos equipamentos e tecnologias secretas, adotadas por cada equipe. A DHL também se dispõe a conhecer e observar as peculiaridades legais e regionais de cada país onde acontece um Grande Prêmio, de forma que a legislação e os processos de importação e exportação locais não interfiram na pontualidade, decisiva para a realização a contento de cada corrida.

Logística na F1 Cada escuderia conta com três conjuntos de equipamentos, transportados em sistema de rodízio, que permite a chegada dos itens com antecipação necessária para realização dos treinos e das corridas. Os equipamentos, enviados pela DHL a partir de seus escritórios em Londres e Milão, constantemente retornam para inspeção aos locais de base das equipes, antes de serem remetidos ao próximo Grande Prêmio. Somente os carros – os dois oficiais de cada equipe e o reserva – vão diretamente de um circuito a outro.

Logística na F1 Em alguns países da Europa, além da coordenação da logística, a DHL assume inclusive o transporte dos carros e do combustível especial usado nas corridas.

No prazo de 48h logo após o término de cada corrida, todas as peças e materiais são embalados e recolhidos entre segunda e terça-feira de manhã, seguindo imediatamente para a próxima etapa. A temporada de 2008 exigiu a agilidade e competência da DHL em 18 Grandes Prêmios, realizados da Austrália ao Brasil, de março a novembro. Foram incluídos ainda na temporada os circuitos de Cingapura e Valença. Os carros que participam de todas as etapas da Fórmula 1 cobrem um total de 100 mil km em suas viagens de um circuito para outro. Durante a temporada completa, apenas um carro completa nove mil km de percurso nas pistas e dez vezes a mesma distância no ar.

Como tudo isso é feito? Como é o Processo Logístico?

O PROCESSO LOGÍSTICO É O PROCESSO DE TROCA DE INFORMAÇÕES QUE MOVIMENTA MATERIAIS E RECURSOS DE DETERMINADOS LOCAIS PARA OUTROS, QUANDO E ONDE ESTES SÃO NECESSÁRIOS, NO SENTIDO DE ATENDER A DEMANDA DOS CLIENTES.

LOGÍSTICA EMPRESARIAL TEM COMO OBJETIVO PROVER O CLIENTE COM NÍVEIS DE SERVIÇOS DESEJADOS. A META DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL É ATENDER O NÍVEL DE SERVIÇO DEFINIDO, AO MENOR CUSTO POSSÍVEL, MAXIMIZAN-DO A LUCRATIVIDADE DO NEGÓCIO

POR QUE A LOGÍSTICA É IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS ?