FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Advertisements

Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
Programa de Saúde da Família
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
Política Nacional de Humanização
Alexandro Pinto Cristiano Melo Juliano Melo Luciana Benevides
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPO MOURÃO
Protocolo de Gestão Integrada
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Como funcionam as unidades de saúde da familia
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
“REPENSANDO A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO BÁSICA” JAIRO ALTAIR GEORGETTI COSEMS - SP Praia Grande, 22 de Novembro de 2007.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA
Alexandre de Araújo Pereira
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
ESF Integralidade da assistência
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
ACOLHIMENTO EM REDE.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
TERRITORIALIZAÇÃO.
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Política Nacional de Atenção Básica
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
PSF como Porta de Entrada do SUS
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Hipertensão Arterial e Saúde Bucal. SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO BÁSICA Com a implantação do SUS na década de 1990, houve a necessidade de reorganizar as ações.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Lílian Rodrigues de Oliveira
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
CRIAÇÃO DO NASF.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
Transcrição da apresentação:

FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA Introdutório para ESF – Jacupiranga - SP

ATRIBUIÇÕES COMUNS A TODOS OS PROFISSIONAIS participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao trabalho e da a atualização continua dessas informações, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local; realizar o cuidado em saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, no domicilio e nos demais espaços comunitários quando necessário; realizar ações de atenção integral conforme a necessidade de saúde da população local, bem como as previstas nas prioridades e protocolos d gestão local; garantir a integralidade da atenção por meio da realização de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e curativas; e da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização das ações programáticas e de vigilância à saúde;

ATRIBUIÇÕES COMUNS A TODOS OS PROFISSIONAIS realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local; realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento de vínculo; responsabilizar-se pela população adscrita, mantendo a coordenação do cuidado mesmo quando est necessita de atenção em outros serviços do sistema de saúde; participar das atividades de planejamento e avaliação das ações da equipe, a partir da utilizaão dos dados disponíveis;

ATRIBUIÇÕES COMUNS A TODOS OS PROFISSIONAIS promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social; identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais com a equipe, sob cordenação da SMS; garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas nacionais de informação na atenção básica participar das atividades de eduação permanente; e realizar outras ações e atividades a serem definidas de acordo com as prioridades locais

FUNÇÕES DO ACS desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; trabalhar com adscrição de faílias em base geográfica definida, a microárea; estar em contato permanente com as famílias desenvolver ações educativas, visando à pomoção da saúde e a prevenção das doenças, de acordo com o planejamento d equipe. cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados; orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis

FUNÇÕES DO ACS desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domicialires e de ações educativas individuais e coletivas nosdomicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe; e cumprir com as atribuições atualmente definidas para os ACS em relação à prevenção e ao controle da malária e da dengue, conforme a portaria 44/GM, de 3 de janeiro de 2002 nota: é permitido ao ACS desenvolver atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

FUNÇÕES DO ENFERMEIRO realizar assistência integral (promoção e proteção ds saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias da USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários, em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescencia, idade adulta e terceira idade; realizar consultas e procedimentos de enfermagem na usf e, quando necessário, no domicílio e na comunidade planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS; supervisionar, coordenar e realizar atividades deeducação permanente dos ACSe equipe de enfermangem; participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS

FUNÇÕES DO MÉDICO realizar assistência integral (promoção e proteção ds saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias da USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários, em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescencia, idade adulta e terceira idade; realizar consultas clínicas e procedimentos na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demis espaços comunitários. realizar atividades de demanda espontânea e programada em clínica médica, pediatria, ginecoobstetr´cia, cirurgias ambulatoriasis, pequenas urgencias clinico-cirurgicas e procedimentos para fins de diagnósticos;

FUNÇÕES DO MÉDICO encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de media e alta complexidde, respeitando fluxos de referencia e contrareferencia locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário, proposto pela referencia indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabiliação pelo acompanhamento do usuário; contribuir e participar das atividades de educação permanente dos ACSe equipe de enfermangem participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS

FUNÇÕES AUXILIAR/TÉCNICO EM ENFERMAGEM participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários; realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe; e participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS