ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Advertisements

Não sei, mas fiquei a saber....
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Faíscas Manuel Vieira Escola Profissional CIOR
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Escola secundária Martins Sarmento
Laurinda da R. B. Roque INSTITUTO DE S. TIAGO – Cooperativa De Ensino C.R.l. Sobreira Formosa – Castelo Branco 6º ano – Educação Visual e Tecnológica Fornalhas.
Pedro Jorge Nogueira Correia Agrupamento de Escolas de Freixo Freixo (Ponte de Lima) – Viana do Castelo 6.º Ano de escolaridade (Educação Visual e Tecnológica,
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Secundária/3 Aurélia de Sousa
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
Professora Rute GuerraOs Ensolarados Escola EB 2,3 de Moura Moura, Beja 3+19º Ano, Área de Projecto.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
António Jorge Melo Lopes Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Freiria Freiria – Torres Vedras - Lisboa 9º ano – Física e Química Carochas Solares
Escola Secundária Daniel Sampaio
Os Verdes João Artur Figueiredo
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
Carlos Filipe dos Santos Grácio E.B. 2,3 Visconde de Juromenha Tapada das Mercês – Sintra, Distrito de Lisboa 5º ano – área de Projecto Team Car Visconde.
César Paulo Moreira Leite
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
Projecto Escola da Energia PROTÓTIPOS COM ENERGIA RELATÓRIO DE PROJECTO
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Pro-Solaris Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
8º ano área de projecto Team Car Visconde
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Águia da Luz 2 Escrever aqui Ancorensis Cooperativa de Ensino Apogeu Classe B Professores:
Pico de Regalados Manuel Flores
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da madalena Madalena-Pico-Açores 10ºano5 alunos + 2 professoras Cagarros.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos Rinchoa, Lisboa 6.ºB e 6.ºC; disciplinas: Língua Portuguesa, Área de Projecto, Matemática, Ciências Naturais.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO 3ª In Solar Rodrigo Bruno, Miguel Farto, Stefanie Diedrich, Sara Aguiar, Patrícia Melo,
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
Moisés da Costa Leite EB2,3 de Canedo Canedo, S. M. Feira – Distrito de Aveiro 9º ano, electricidade e práticas laboratoriais CEF Canedo 4+1.
Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
Osvaldo Ribeiro Ined - Maia Maia - PORTO 12ºano Sistemas Automáticos/Projecto Tecnológico/PAT 3.
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Numásio Silva/João Brito Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Santo António Santo António Funchal 8º Ano + Educação Tecnológica Carrinho Solar 8ºA 20 +
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
Escola Secundária Padre António Macedo Vila Nova de Santo André, Setúbal. 12º Área de Projecto Os gansos 6 Mª Manuela Teixeira.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Colégio Vizela Santa Eulália, Braga 7º ano, clube x Helio-x cv alunos + 2 professores Gil Campelos.
Transcrição da apresentação:

ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa 14 alunos + 2 professores Ciências Naturais (8º e 9º); Educação Tecnológica (8º)

O protótipo que se pretende construir pretende assemelhar-se com um “automóvel clássico”, sendo que, pelo menos toda a parte superior do carro deve ser revestida com paineis fotovoltaicos. O esboço apresentado resultou de um trabalho de pesquisas e de síntese das ideias dos alunos. Esboço de um carro solar tendo em vista a construção de um protótipo.

Pesquisas teóricas sobre o tema Formato do carro O trabalho iniciou-se com a elaboração de um projecto e respectiva calendarização, designadamente: Pesquisas teóricas sobre o tema Formato do carro pesquisas bibliográficas e na internet (conteúdos de apoio e imagens) elaboração de esboços de acordo com as ideias dos alunos envolvidos Discussão de ideias sobre: Materiais a usar Preferência para reutilização e reciclagem de materiais Definir um calendário para o trabalho Recolha de material diverso e análise prospectiva da sua potencial utilização: brinquedos usados; motores; rodas dentadas; discos rígidos de PC tendo em vista a utilização dos rolamentos, etc. Ensaios em materiais vários.

Construção dos carros solares: Recolha de material para a construção do carro Pesquisa sobre as ligações entre os painéis e o motor. Ensaios utilizando “carrinhos de brincar”/carros de modelismo Montagem do carro “Testes”: Confirmação das ligações Ensaio dos motores e sua ligação aos painéis Mecânica das rodas dentadas Testes aos movimento e velocidade dos carros Realização de pequenas corridas/provas para avaliar o desempenho do carro Divulgação da corrida a toda a comunidade escolar Construção de um modelo de carro para servir de apoio aos testes/ensaios

Construção de um modelo de carro para servir de apoio aos testes/ensaios e compreensão do funcionamento do motor e respectiva ligação com o eixo (dianteiro ou traseiro). Á descoberta dos “melhores materiais” a utilizar. Ensaios tendo em vista a compreensão do mecanismo de funcionamento das rodas dentadas. Construção de um modelo de carro para servir de apoio aos testes/ensaios

Envolvimento dos alunos nas decisões: Todas as fases do trabalho envolveram os alunos e as decisões tomadas por eles foram decisivas para o desenvolvimento do projecto. Principais fontes de informação consultadas: Caderno pedagógico do concurso Padre Himalaia; http://aeiou.visaojunior.visao.pt/default.asp?CpContentId=334625 http://paginas.fe.up.pt/~ee03195/Carro_Solar/Bem_Vindo_files/Versao%202.pdf Dificuldades e soluções: Inexperiência dos alunos em circuitos elétricos, ligação motores-paineis fotovoltaicos. Solução: ensaios experimentais/ensino pela descoberta. Assegurar que o “design final” do carro respeite o desenho do protótipo em papel. Solução: integrar a área da Ed. Tecnológica tendo em vista a pesquisa e utilização dos materiais adequados ao trabalho que pretendemos realizar. Tempo aproximado de execução do projecto: 3 meses (desde a construção do projecto até à montagem do carro). Á descoberta das ligações entre os componentes.

Cenário de eventual produção: Pretende-se contruir um carro a partir de materiais simples realçando a reutilização e reciclagem de materiais. Deste modo, acreditamos que o mesmo poderá ser replicado . Conceitos adquiridos Aproveitamento da Energia solar via fotovoltaica; Conversão energia solar-eléctrica Eficiência dos paineis/aproveitamento da radiação solar (incidência dos raios - posição relativa Terra-Sol) Integração do projecto no curriculum. O trabalho integra-se no programa da disciplina de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade. O trabalho desenvolvido contribui para: Promover a divulgação das energias renováveis através do envolvimento em actividades de projecto que façam uso de princípios científicos e das suas aplicações tecnológicas Estimular o gosto pela actividade experimental Promover a aquisição de hábitos de cidadania conducentes a um uso mais racional dos recursos energéticos do nosso planeta

Divulgação do projecto: O desenvolvimento do projecto será devidamente comunicado em: Jornal do Colégio Valsassina – Gazeta Valsassina Blogues: http://geracaoecovalsassina.blogspot.com/ e/ou em http://co2amais.blogspot.com/ Cartazes distribuídos pela escola informando certas acções: e.g. provas do desempenho do carro e ateliers para os alunos do 1º e 2º ciclo. Criação de ateliers desenvolvidos pelos alunos envolvidos no projecto para os seus colegas do 1º e 2º ciclo, com destaque para as acções agendadas para 30 Abril, integradas nas jornadas ecoValsassina - http://geracaoecovalsassina.blogspot.com/2010/04/jornadas-ecovalsassina-30-abril-2010_20.html Demonstração do funcionamento e construção do carro durante o dia na escola (5 Junho) – Dia Aberto a toda a comunidade escolar Proposta de apresentação do carro à Junta de Freguesia de Marvila para a sua apresentação durante o Congresso de Marvila 2010.