Movimentos de Protesto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Advertisements

Mianmar ou Birmânia (Fant.30set2007.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
A PRIMAVERA ÁRABE.
Levantes no mundo Árabe
ÁFRICA DO NORTE – MUNDO ÁRABE ISLÂMICO
Revoltas no Oriente Médio e no Norte da África
Prof. Everton da silva correa
CRISE ECONÔMICA ORIGEM: EUA – MERCADO IMOBILIÁRIO
Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/ /12/2011.
Repressão e violência na Síria
ÁFRICA SETENTRIONAL Países marcados pela cultura islâmica.
Primavera Árabe Christie- 7 Julia Reis- 15 Kimberly- 16
A “primavera árabe”.
Curso Direito à Memória e à Verdade
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA TRABALHO 1 Análise de um site de clube esportivo Fabio Bonamin.
Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Nelson Mandela.
CRISE NO MUNDO ÁRABE PRIMAVERA ÁRABE.
A PRIMAVERA ÁRABE E AS MUDANÇAS NO ORIENTE
Conflitos na líbia De 2010 a 2011.
Soluções em Tecnologia da Informação
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Geografia Adilson Basto POSSÍVEIS TEMAS DO VESTIBULAR Colégio Euclides da Cunha Nove temas da atualidade que podem cair no Enem e nos vestibulares de 2012/2013.
Panorama atual do Oriente Médio
Presidenciais 2011 Helena Afonso Janeiro de 2011.
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Unidade Crise econômica provoca revoluções políticas e diplomáticas.
Redes Sociais: A revolução da vida real através do mundo virtual.
Pela primeira vez na história, um líder árabe foi deposto por força de movimentos populares. Isso aconteceu na Tunísia, país mulçumano localizado ao norte.
O Brasil redemocratizado A nova cidadania. Contexto Após o regime militar que ocorreu de assistimos a suspensão das garantias democráticas presentes.
Processos de purificação social António Pedro Dores Outubro 2012 a propósito da manifestação de 15 de Setembro de 2012 em Portugal.
ÁFRICA Conflitos e tensões
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Uma Transição Democrática
Controle Social.
REVOLUÇÃO RUSSA.
Rodrigo Ávila UnB – 7 de fevereiro de 2013 Conjuntura Nacional.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm.
O MPL e a questão Ideológica
As Redes Sociais na internet As mídias sociais mostram seu poder.
Prof. José Victor Gaylussac
Conflitos Nacionais na África.
MASS MÉDIA ANÁLISE AO CANDIDATO - FERNANDO NOBRE.
I7 Informação TecnIC 7.º/8.º anos Medidas básicas de proteção do computador.
AULÃO GEOGRAFIA ATUALIDADES.
G RADE ENEM P RIVACIDADE NA INTERNET. USO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS 2ª Competência do ENEM: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas.
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
Fonte: Organização Internacional para Migração
ORIENTE MÉDIO.
O CONTEXTO DE EMERGÊNCIA DA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA
Fonte: Organização Internacional para Migração
Dia das Mães da Marisa reforça a relação entre mães e filhos Wallyson de Oliveira Sousa 1º ano – Publicidade e Propaganda - Manhã.
Primavera Árabe.
A Primavera Árabe e sua relação com o Estado Islâmico Prof. Igor Alves
1960: China e URSS rompem relações
Primavera árabe Levantes no mundo Árabe: da Revolução do Jasmim aos bombardeios da OTAN Professor Reginaldo Geopolítica/Atualidades.
Prof. Dr. Silvio Cesar Silva. Filme Tempos Modernos, Charles Chaplin.
CRISE FINANCEIRA E ECONÔMICA MUNDIAL RECENTE
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
DIREITO À PAZ.
PORTUGAL ANTES DE 25 DE ABRIL O Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
As ações do ENEM na Escola ?. As ações do ENEM na Escola ?
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Uma onda de Protestos. É uma alusão a Primavera de Praga; E primavera implica em Renascimento.
Marcha da Família com Deus pela Liberdade – 22/03/2014.
PRIMAVERA ÁRABE GAUSS PRE-VESTIBULAR PROF. MURILO.
Geopolítica - conflitos
Transcrição da apresentação:

Movimentos de Protesto

Primavera Árabe Onda revolucionário de manifestações e protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde o final de 2010. Ocorrem manifestações, passeatas, comícios, assim como a utilização das mídias sociais para organizar, encontrar e sensibilizar a população. As características em comum: sofrem com as consequências da crise econômica mundial e ausência de processos democráticos e liberdade.

Primavera Árabe http://www.youtube.com/watch?v=KOm-2JhmbnI

Tunísia Estopim: jovem ateou fogo em seu próprio corpo como forma de protesto contra a corrupção policial e maus tratos. Tunisianos vão para rua protestar contra o governo desemprego, crise econômica, democracia, corrupção. Presidente: Zine el-Abdine Bem Ali (23 anos no poder) após 10 dias de manifestações o presidente pediu exílio na Arábia Saudita governo provisório; eleições gerais para março de 2013

Egito Em 25 de janeiro de 2011 as manifestações tomam conta de ruas e praças. Ponto central, praça Tahrir. Presidente: Hosni Murabak (30 anos no poder) renuncia após 18 dias de protestos Egito nas mãos de Murabak possuía boas relações com o Ocidente e Israel. exército governa até as eleições primeira eleição para o legislativo (nova constituição); em junho de 2012 eleições para o executivo.

Líbia protestos são reprimidos com violência e presidente se nega a deixar o governo Presidente: Muammar Kadafi (42 anos no poder) forjou a união nacional, o país é composto por diversas tribos. em 2003 Kadafi ameniza política hostil para se aproximar do ocidente. ONU autoriza atuação da OTAN com bombardeamentos para auxiliar tropas rebeldes Kadafi foi capturado e morto em 20 de outubro de 2011. julho de 2012 - eleição parlamentar

(Otan) Organização do Trado do Atlântico Norte aliança militar organizada para fazer frente a antiga URSS

Síria protestos são reprimidos com violência e presidente se nega a deixar o governo Presidente: Bashar Assad (11 anos no poder), sucedeu o pai que governo por 30 ano até sua morte. Liga Árabe expulsa Síria do grupo. Conselho de Segurança da ONU não entra em consenso sobre intervenção. (Rússia e China são contrários). conflitos em andamento.

(Conselho de Segurança da ONU) os membros permanentes podem usar o seu direito de veto podendo assim bloquear as decisões do Conselho de Segurança, mesmo que nas votações o número mínimo de 9 votos favoráveis em 15 possíveis seja atingido.

Indignados conhecido também como 15-M, manifestações que iniciaram em 15 de maio de 2011. consideram não representados. estimulado pela crise econômica, com altas taxas de desemprego, principalmente entre os jovens, e contrários as medidas de austeridade.

Estudantes chilenos mais investimento na educação, ensino gratuito nas universidades públicas, endividamento com os estudos. já ocorreram mais de 40 manifestações em 1 ano.

Ocupe Wall Street acampamentos entre setembro e novembro de 2011, inicio em Nova York e se espalhou por outras cidades norte americanas. alvo: o setor financeiro e seu poder em influenciar as políticas norte americanas. governo utiliza recursos para socorrer bancos quebrados pela crise de 2008 e ao mesmo tempo aumenta o desemprego e cortes em programas sociais “nós somo os 99%”

Aumento de Empréstimos Aumenta inadimplência (Crise Econômica de 2008) Juros baixo Aumento de Empréstimos Aumento Inflação Juros Alto Aumenta inadimplência Vende-se

(Crise Econômica de 2008)

Movimentos de Protesto crise econômica: todas os movimentos possuem como motivo a crise econômica local, afetadas pela crise econômica mundial de 2008. protestos com auxilio de tecnologias e redes sociais: diversos movimentos utilizam a tecnologia disponível e as redes sociais para divulgar ou organizar os protestos, assim como denunciar abuso de autoridade. nova geração encabeça protestos “união dos corpos em espaços públicos” (Davide Harvey) – protestos tomaram ruas e praças. “não basta saber o que não se quer, é preciso saber o que se quer” (Zizek). movimentos árabes buscam democracia, movimentos ocidentais criticam suas democracias. os movimentos não atacam o núcleo do problema: o sistema capitalista.

ENEM 2011 No mundo arabe, paises governados ha decadas por regimes politicos centralizadores contabilizam metade da populacao com menos de 30 anos; desses, 56% tem acesso a internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnacao da economia, esses jovens incubam virus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, poe fogo no proprio corpo em protesto por trabalho, justica e liberdade. Uma serie de manifestacoes eclode na Tunisia e, como uma epidemia, o virus libertario comeca a se espalhar pelos paises vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da Africa a ilhas do Golfo Persico. SEQUEIRA, C. D.; VILLAMEA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado). Reforçar a atuação dos regimes políticos existentes. Tomar conhecimento dos fatos sem se envolver. Manter o distanciamento necessário à sua segurança Disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores Difundir ideiais revolucionário que mobilizaram a população