Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
A Educomunicação e o Jornal Mural
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Jornal Mural Literário Módulo I Características
Sérgio Elias Vieira Cury
Assessoria Organizacional e RP
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
CONCEPÇÕES TEÓRICAS ATUAIS
COMENTÁRIO Laboratório de Produção de Texto CEFD-UFSM
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
Tópicos Especiais em Comunicação II
Tópicos Especiais em Comunicação II
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Professora: Rosana Santos
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
CRôNICA.
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
A notícia.
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
1º PPN – Publicidade e Propaganda Categoria e Conceitos
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Comunicação.
__________________________________________
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Prof.ª Irislane Figueiredo
Como funciona a imprensa
O QUE É MÍDIA TRAINING?. É a técnica que orienta como agir diante dos jornalistas: Responder de forma clara, precisa, segura; Evitar enganos, distorções.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
GÊNEROS JORNALÍSTICOS Professor Marlos Pires Gonçalves
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da.
O que é Assessoria de Imprensa
Sociologia – Professor Romildo Tavares
A carta do leitor.
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
PESQUISA.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Produção de Texto SARESP 2011
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Redigindo a opinião do grupo.
EDITORIAL.
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
Jornalismo literário.
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
Técnica de Redação em AI
Algumas teorias do jornalismo
Por que o jornal na escola?
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
Como canalizar a notícia de empresa sem identidade jornalística.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
Relatório Anual de Imprensa e Atividades Janeiro a Novembro / 2014 Ribeirão Preto / SP Dezembro / 2014.
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS.
Transcrição da apresentação:

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO II 2º SEMESTRE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA - COMUNICAÇÃO SOCIAL PROFESSORA: MARIA GLÁUCIA MAGALHAES

Tópicos especiais em Comunicação II Jornalismo Atividade profissional que tem por objeto a apuração, o processamento e a transmissão periódica de informações da atualidade, para o grande público, através de veículos de difusão coletiva (jornal, revista, rádio, televisão, internet, cinema etc.).

Tópicos especiais em Comunicação II Jornalismo Matéria-prima: Notícia (informação) Instrumento/Veículos de Comunicação de Massa

Tópicos especiais em Comunicação II COMUNICAÇÃO DE MASSA: Tem a finalidade de transmitir ou de conduzir informações para estabelecer comunicação rápida, universal e transitória com um grande número de pessoas heterogêneas e anônimas

Tópicos especiais em Comunicação II Veículos de comunicação de massa: Jornal (impresso) Rádio (instantaneidade) Televisão (imagem) Revistas (interesses segmentados) Internet (JN on line/interatividade/tempo real)

Tópicos especiais em Comunicação II NOTÍCIA: Relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade, e capaz de ser compreendido pelo público.

Tópicos especiais em Comunicação II Notícia requer um tratamento apropriado, que envolve: apuração, pesquisa, comparação, interpretação, seleção, e uma redação adequada, de acordo com as peculiaridades do veículo (impresso, televisivo, on-line etc.).

Tópicos especiais em Comunicação II Atributos/ Notícia: Para que, como toda a técnica jornalística, se produza uma boa notícia, é essencial que o fato reuna determinados atributos, como: atualidade, veracidade, oportunidade, interesse humano, raridade, curiosidade, importância e conseqüência para a comunidade, proximidade etc.

Tópicos especiais em Comunicação II Gêneros jornalísticos: .Informativo — ênfase à notícia objetiva, à informação pura, imparcial, impessoal e direta, limitando-se a narrar os fatos; .Interpretativo — a interpretação é constituída de elementos adicionais que tornam a informação mais explícita e contextualizada;

Tópicos especiais em Comunicação II Cont. Gêneros jornalísticos: .Opinativo — opinião é o ponto de vista expresso, é o juízo que faz do assunto. O jornalismo opinativo está representado principalmente nos editoriais, em alguns artigos e crônicas; .De entretenimento — representado pelas matéria recreativas (passatempos, tiras, etc.)

Tópicos especiais em Comunicação II MATÉRIA Todo material jornalístico publicado ou feito para ser publicado por um jornal ou revista, incluindo texto e ilustrações. Qualquer notícia, artigo, reportagem, crônica, nota, etc., recebe genericamente o nome de matéria.

Tópicos especiais em Comunicação II ARTIGO Texto jornalístico interpretativo e opinativo, que desenvolve uma idéia ou comenta um assunto a partir de uma determinada fundamentação. Sempre assinado, o artigo não representa necessariamente a opinião da empresa jornalística.

Tópicos especiais em Comunicação II COLUNA Seção especializada de jornal ou revista, publicada com regularidade, geralmente assinada, e redigida em estilo mais livre e pessoal do que o noticiário comum. Compõe-se de notas, crônicas, artigos ou textos-legendas, podendo adotar, lado a lado, várias dessas formas.

Tópicos especiais em Comunicação II As colunas mantêm um título ou cabeçalho constante e são publicadas, geralmente, em posição fixa e sempre na mesma página, o que facilita sua localização imediata pelos leitores habituais

Tópicos especiais em Comunicação II CRÔNICA Texto jornalístico desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de fatos e acontecimentos de atualidade, com teor literário, político, esportivo, artístico etc. A crônica é um meio termo entre o jornalismo e a literatura.

Tópicos especiais em Comunicação II EDITORIAL Texto jornalístico opinativo, escrito de maneira impessoal e geralmente sem assinatura, sobre assuntos ou acontecimentos locais, nacionais ou internacionais de maior relevância. Define e expressa o ponto de vista do veículo (jornal, revista, TV, rádio entre outros).

Tópicos especiais em Comunicação II Relações Públicas Atividade e esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja direta ou indiretamente ligada. (definição da ABRP)

Tópicos especiais em Comunicação II Relações Públicas Matéria-prima: relacionamento com o público Instrumentos/Veículos: Comunicação Dirigida

COMUNICAÇÃO DIRIGIDA: São instrumentos de comunicação por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade específica de atingir determinado público

Instrumentos/ Veículos de Comunicação Dirigida - Relações Públicas: Escritos (correspondências, periódicos, relatórios, mala direta, publicações etc.) Orais (discursos, alto-falante, telefone etc.) Audiovisuais / auxiliares (vídeos institucionais, internet, intranet, filmes etc.) Aproximativos (visitas, congressos, convenções, reuniões, etc.)

PÚBLICO: Grupo de pessoas direta ou indiretamente ligados à instituição Grupo de pessoas que se distinguem das outras por uma ou mais características em comum

Tópicos especiais em Comunicação II Relações Públicas X Responsabilidade Social: “Relações Públicas têm como objeto de estudo os públicos e a opinião pública, que possuem por si mesmas um caráter social. Daí a obrigação a elas (Relações Públicas) reservada de contribuírem para que as organizações norteiem sua dinâmica pela temática humana” Margarida Kunsch

Tópicos especiais em Comunicação II Opinião Pública - Agregado das opiniões predominantes em uma comunidade. Juízo de valor (subjetivo) que advém de uma situação objetiva (um fato concreto) e se manifesta objetivamente.

Tópicos especiais em Comunicação II A opinião pública manifesta-se e se modifica coletivamente sem ser necessariamente condicionada pela aproximação física dos indivíduos, e não implica o conhecimento do assunto sobre o qual se opina. Nela interferem fatores psicológicos, sociológicos e históricos.

Tópicos especiais em Comunicação II Opinião Pública “É todo o fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações públicas” Figueredo e Cervellini, 1995

Tópicos especiais em Comunicação II Públicos de uma Organização: Diretoria Acionistas Empregados Fornecedores Revendedores Concorrentes Consumidores Comunidade Imprensa Sindicatos Governo Outros