CUSTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTABILIDADE GERENCIAL
Advertisements

Prof. Hoss, O., Dr.
Pós GRADUAÇÃO Gestão inovadora da empresa gráfica
Classificação de Custos
CUSTOS INDUSTRIAIS E ORÇAMENTOS
Custos ... afinal, o que é isto?
CUSTOS E ORÇAMENTOS Aspectos Práticos
Pró-Reitoria de Graduação
Prof. Osni Hoss, Dr. gestão de custos Prof. Osni Hoss, Dr.
Histórico Receita ( - ) Custo das mercadorias vendidas
CONCEITO CONTABILIDADE DE CUSTOS
Gerenciamento de Custos
SISTEMAS DE CUSTOS Prof Samir Silveira.
Níveis de Agregação de Custos
FTAD – Contabilidade e Finanças
Curso de Tratamentos de Superfície
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Custos e Receitas Custos e Receitas.
CUSTOS EM RESTAURANTES
Contabilidade de Custos
Nasceu com a Revolução Industrial, e tinha como objetivos iniciais:
Demonstração do Resultado do Exercício
GLOBAL BUSINESS CONSULTING.  Por meio da contabilidade de custos você pode gerenciar o custo e preços de venda dos produtos ou serviços vendidos por.
Custeio por Absorção Prof. Carlos Alexandre.
Metodologia para coleta e análise de dados econômicos e financeiros de sistema iLPF Marcelo Carauta e Rafael Chen.
CONTABILIDADE GERENCIAL
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo
Introdução à Contabilidade
Contabilidade de custos
DISCIPLINA: CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS I PROF. JOCIMAR D
Avaliação dos Estoques
CONTABILIDADE DE CUSTOS I
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Custos Industriais Prof. Jorge Marques
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
PRINCIPAIS TERMOS USADOS EM CUSTOS
ANÁLISES DE CUSTOS E RENTABILIDADE DE PRODUTOS
QUEM NÃO MEDE NÃO CONTROLA QUEM NÃO CONTROLA NÃO GERENCIA
Orçamento dos custos indiretos de produção
Contabilidade Geral Aula 5 – Contabilidade de Custos
CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL.
Nasceu com a Revolução Industrial, e tinha como objetivos iniciais:
FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas
Custos com Embalagens e Manutenção de Estoque
CUSTOS INDUSTRIAIS Daniel Pottker
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Contabilidade de Custos
CONTABILIDADE GERENCIAL
Profo: Aliomar L. Mattos
Custos: conceitos gerais
GESTÃO & ANALISE DE CUSTO.
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Altair Borgert.
Custeio Variável e Custeio por Absorção
Gestão de Custos Aula 2.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Gestão de Custos Aula 2.
Financeiro - Análise Financeira
Empresa credenciada ao sistema SEBRAE
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Contabilidade de Custos x Financeira x Gerencial
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
Custos Indiretos de Fabricação
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Orçamento e Custeio (Cont. Custos) Prof. Jurandyr Costa Seixas.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Transcrição da apresentação:

CUSTOS

POLÍTICAS ECONÔMICAS GLOBAIS CAPITAL HUMANO     QUATRO FATORES QUE SERVEM COMO INDICADORES DE SUCESSO NA NOVA ECONOMIA:   MUDANÇA TECNOLÓGICA ESTRATÉGIA POLÍTICAS ECONÔMICAS GLOBAIS CAPITAL HUMANO _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PREÇOS CONCORRÊNCIA GASTOS INVESTIMENTO

POR QUE AVALIAR OS GASTOS (CUSTOS) Para determinar o preço dos produtos/ serviços. Conhecer o ganho ou a margem deixada na empresa por produto/ serviço. Conhecer o lucro da empresa. Auxiliar na tomada de decisões gerenciais.

PRINCIPAIS PROBLEMAS NA AVALIAÇÃO DOS CUSTOS A falta de informações. O desconhecimento de um método ou sistema adequado. A falta de uma pessoa capacitada.

O MÉTODO E OS PRINCIPAIS CONCEITOS O método ou sistema de custeio vai depender do objetivo da apuração: contábil (sistema por absorção), melhoria de processos (ABC), apuração do custo dos produtos e dos departamentos (ABC), gerencial (variável ou direto), etc. Os gastos podem ser classificados de várias formas (veja o esquema).

GASTO É o sacrifício financeiro que a empresa arca para a obtenção de um produto/ mercadoria ou serviço qualquer. Sacrifício este representado pela entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente recursos financeiros). Este conceito é muito amplo e aplica-se a todos os bens e serviços recebidos, nem sempre implicando em desembolso (gasto ≠ desembolso). Ex.: Compra de máquina, manutenção, compra de matéria-prima ou mercadoria. DESEMBOLSO: É o pagamento resultante da aquisição de um produto ou serviço, independente do momento da entrada. Ex.: pagamento referente compra de matéria-prima/ mercadoria, pagamento de salário aos funcionários, etc.   

PERDA X DESPERDÍCIO PERDA: Ocorre quando um bem ou serviço é consumido de forma anormal ou involuntária. Ex.: vazamento acidental, paralisação do processo, greves, enchentes etc. DESPERDÍCIO: Gastos incorridos nos processos de produção ou venda que podem ser eliminados sem prejuízo da qualidade e/ou quantidade dos produtos ou serviços. Ex.: retrabalho, estocagem ou movimentação indevida, relatórios excessivos, material com prazo de validade vencido etc. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CUSTO E DESPESA CUSTO: É um gasto relativo a um bem (mercadoria) ou serviço utilizado na produção ou venda de produtos e serviços. Ex.: matéria-prima, mercadorias, mão-de-obra direta, etc... DESPESA: É um gasto que decorre do consumo direto ou indireto de um produto ou serviço utilizado para a obtenção de uma receita. Ex.: despesas operacionais, impostos, fretes e comissões, etc...

CUSTOS CUSTOS DIRETOS: São aqueles custos que podem ser alocados diretamente aos produtos de acordo com a produção ou venda. Ex.: Matéria-prima, mercadoria, mão-de-obra direta, etc. CUSTOS INDIRETOS: São aqueles custos que não são diretamente apropriáveis aos produtos, mas que participam da produção/ venda do bem ou serviço (exige um critério de rateio). Ex.: Manutenção, depreciação, seguro, aluguel, supervisão, etc.

CUSTOS CUSTOS FIXOS: são aqueles custos que ocorrem independente do volume de atividade numa unidade de tempo, isto é, produzindo ou não existe o custo. Ex.: aluguel da fábrica/ loja, mão-de-obra da supervisão, seguros, etc. CUSTOS VARIÁVEIS: são aqueles custos que variam de acordo com o volume de produção/ venda. Portanto, só ocorrem quando se produz/ vende. Ex.: matéria-prima, mão-de-obra direta, embalagem, etc.