Concepções Teóricas em Psicologia II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Advertisements

Pensamento Filosófico Moderno
Os primórdios da sociologia no Brasil
Psicologia e práticas educativas.
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
A visão Grega da Ciência
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
5 ASPECTOS DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
O Romance Experimental
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
Parte I – A evolução da ciência psicológica
Teorias do Conhecimento
Concepções Teóricas em Psicologia II
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Introdução ao Estudo da História
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Instituições DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
A teoria do conhecimento
Educação.
A filosofia está na história e tem uma história!
Revisão para Avaliação I
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Conhecimento e ciência: homem como gerador de conhecimento
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
Trabalho de conclusão de curso
Capítulo 11 Filosofia Antiga: Pensamentos Clássico e Helenístico
PSICOLOGIA, CIENCIA E PROFISSÃO
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Filosofia Geral e Jurídica Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
Profª. Taís Linassi Ruwer
Professora Angela Mota
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
O Renascimento XIV - XVI
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média.
DIREITO POSITIVO CEAP - CURSO DE DIREITO – Disciplina – Introdução ao Direito AULA 4-B Prof. Milton Correa Filho.
FILOSOFIA.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS.
Texto 1 – Testes Psicológicos e técnicas projetivas
POSITIVISMO AUGUSTO COMTE
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Douglas Fernando Blanco
História
Capítulo 4 – A consciência
A História da Psicologia e a Educação
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
A caracterização da Psicologia?
Profª Luciana Miranda A tradição hegeliana.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Das aparências ao mundo das idéias.
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Panorama geral (caderno do aluno pág )
Transcrição da apresentação:

Concepções Teóricas em Psicologia II Aula II Antecedentes Panorama Filosófico

Antecedentes Filosóficos de Jung Heráclito – Platão – Gnose Alquimistas Medievais – Renascença --------------------------------------------------------------- Heráclito (de Efeso) – séc. V – AC 100 fragmentos (logos Heráclitico – Damião Berge – R. de Janeiro INL 1969) O obscuro – 1º filósofo do pensamento dialético – Pensamento Fundamental: A realidade é: Móvel – uma – regida pelo conflito dos opostos Elemento primordial: O fogo

Platão: (Academia) 428 a 347 AC Discípulo de Cratilo e Sócrates (399 AC) O Mito da Caverna A Alma: se move por si mesma é simples Causa a vida – incor porea Imortal --------------------------------------------------------------- Gnose: (Início da era Cristã); Busca dos Mistérios da Fé através da Filosofia.

Alquimistas Medievais (Paracelso) (1943 – 1541) Médico – Alquimista – Astrólogo Precursores da Química Moderna O Opus Alquímico: A Busca do Ouro (Pedra Filosofal) Via Substancial (Comuns). O laboratório – O Vaso Alquímico – Análise: Busca de um novo nascimento a partir do que já existia.

A Renascença (fim do séc. XIV ao fim do séc. XVI) Libertação do jugo dos procedimentos dogmáticos na Arte – Literatura – Ciências – Pensamento Volta aos padrões de perfeição Grego – Romanos Humanismo (retorno à antiguidade clássica) Renovação Religiosa (Reforma) Renovação Política O Naturalismo.

Protestantismo Crítica à autoridade institucional 1517 – Wurtemberg as teses Cisão Renovação Espiritual Ênfase na fé como experiência individual Compreensão da Escritura

Multiplicidade Suiça Étnica Lingüística Religiosa (Fragmentação defendida com princípios democráticos fortes) Federação Forte Oásis de liberdade e democracia Ordem – Estabilidade diária Austeridade – Pragmatismo

Colonialismo: Formação Clássica: Europeu contata com outros povos Sai do isolamento Necessidade de compreender o repertório dos chamados Primitivos (Cultura) Alto grau de avanço em estudos Históricos Filosóficos Da Antiguidade Clássica Formação Clássica: Escolarização Abrangente Grego, Latim, História e Filosofia Européias

Panorama Filosófico Político da época de C.G.Jung Pensamento vigente no fim do séc. XIX e início do séc. XX Positivismo – Empirismo – Idealismo – Romantismo --------------------------------------------------------------------- Positivismo: Augusto Conte (2ª metade do séc. XIX) Ciência: único conhecimento possível (veto à “metafísica”) O método da ciência é descritivo: valem os fatos e a Relação entre eles constatável. A ciência Experimental. Esse o único método válido para todos os campos da Idagação Humana. Estudos das leis universais do Conhecimento. O poder da razão.

Empirismo: (séc. XVIII) Lock e Hume Nega-se o conhecimento inato Nega-se o supra-sensível Vale apenas a realidade atual (controlada pelos sentidos) O conhecimento Humano é parcial e limitado (ceticismo) O método empírico exige: Hipótese Observação Teste da hipótese com experimentos.

Jung aprende com essas influências: O hábito da dúvida O método crítico A evitação de afirmações apressadas Defendia hipóteses intuitivas após quantidades de material empírico coletado (o falo solar) Pesquisa empírica Observação clínica acurada Cuidadosas histórias de caso.

Romantismo e Idealismo Alemães Valorização da intuição e da realidade interior individual Tentativa de salvar os valores espirituais. Exploração do desconhecido e do enigmático Dúvida quanto à crença irrestrita nos sentidos e na razão Inconformismo com o materialismo vigente Procura de algo além do plano concreto Busca do irracional e do mito Estuda os Estados alterados da mente

Goethe – O Fausto: Luta c/ o mal Nietzsche – Análise dos instintos auto-destrutivos A presença simultânea do bem e do mal na interação Humana. Goethe – O Fausto: Luta c/ o mal Esforço em manter a tensão dos opostos Schelling: Dinâmica da bissexualidade fundamental Anima – Animus Schopenhauer: Angústia pessimista Realidade absoluta do mal Carus: Funçao autônoma, criativa e curativa do inconsciente.