DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Prof° Christian Valério
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Metodologias de Investigação
Metodologia de Pesquisa
Projeto Político Pedagógico
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Metodologia Científica
Trabalho de Graduação
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa (cap. 8, Marconi e Lakatos)
A PREPARAÇÃO - A tranqüilidade; - A preparação adequada do material;
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Desenvolvimento de PROJETOS.
Metodologia da pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Práticas Investigativas
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
Pesquisa em Comunicação
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Unidade II Teoria da pesquisa e pesquisa de marketing.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Forma Canônica e Definições
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Metodologia de Pesquisa
Título do PTI1 Nome Estudante 1 Nome Estudante 2 Orientador: Nome Orientador.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Uma proposta para organizar Avaliação:
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia da Pesquisa
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Estrutura do projeto de monografia
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
O que é PROJETO EXECUTIVO
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Revisita ao PPP.
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Tema: Informação e Conhecimento
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
O papel pedagógico do órgão gestor
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO EXECUÇÃO ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO APRESENTAÇÃO DIVULGAÇÃO INTENÇÃO PREPARAÇÃO DEPURAÇÃO EXECUÇÃO AVALIAÇÃO EXPOSIÇÃO APRECIAÇÃO

PLANEJAMENTO CONTEÚDO PROCESSO INTERAÇÃO

COMO DEFINIR O TEMA DO TCC?

Alguns profissionais defendem a posição de que o tema do trabalho deve partir, necessariamente, dos alunos, pois, caso contrário, ele seria imposto. Outros defendem a idéia de que os temas devem ser propostos pelo professor, de acordo com a sua intenção educativa.

Origem do Tema do TCC TURMA PROFESSOR CONJUNTURAS ESTUDO DO CENÁRIO grupo aluno

DELIMITAÇÃO DO TEMA TEMA DE PESQUISA OU TEMA DO TCC PROBLEMA DE PESQUISA OU PROBLEMA DO TCC ESTUDO APROFUNDADO DE UMA PARTE DO CONHECIMENTO TOTAL ÁREA DE CONHECIMENTO

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NA ESCOLHA E NA DELIMITAÇÃO DO TEMA: TENDÊNCIAS, PREFERÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS APTIDÃO Tema 1 Tema 2 Tema 3 Tema 4 PERTINÊNCIA VIABILIDADE RECURSOS DISPONÍVEIS RELEVÂNCIA

QUESTÃO ORIENTADORA MULTIDIS-CIPLINAR DESAFIA-DORA TEMA ATUAL PROVOCA-TIVA CONTEXTO QUESTÃO ORIENTADORA

Antrópica – originários da ação do homem (desmatamento, poluição, etc) EXEMPLO 1. Quais são os principais problemas ambientais de origem antrópica? 2. Quais ações (construtivas e comportamentais) podem ser desenvolvidas para melhorar as condições ambientais de áreas de mananciais já degradadas no município de São Paulo? 3. Que ações (construtivas e comportamentais) podem ser desenvolvidas para melhorar as condições ambientais nos aglomerados sub-habitacionais localizados às margens da Represa de Guarapiranga?

EXEMPLO 1. Como melhorar a alimentação da população do município com a produção orgânica? 2. Por que os produtos orgânicos são mais caros? 3. Como incentivar os agricultores para a produção orgânica? 4. Como organizar uma horta orgânica na ETEC e fornecer hortaliças regularmente às creches do nosso município?

DEFINIDA A QUESTÃO ORIENTADORA ... O QUE SEI ? TEMPESTADE DE IDÉIAS MAPA DE CONHECIMENTOS O QUE SABEMOS ? O QUE PRECISAMOS SABER ?

FORA DA DENTRO DA ESCOLA ESCOLA USO DA BIBLIOTECA LABORATÓRIOS OFICINAS VISITAS TÉCNICAS ENTREVISTAS ESTÁGIOS

PROJETO DO TCC A PARTIR DAS QUESTÕES LEVANTADAS NESSA ETAPA, O GRUPO ORGANIZA O TRABALHO PROJETO DO TCC

ESTRUTURA GERAL DO TCC NOME DO PROJETO INTRODUÇÃO OU APRESENTAÇÃO OU RESUMO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS E METAS METODOLOGIA RESULTADOS ESPERADOS RECURSOS E PARCERIAS

O QUE? O NOME DO TCC Identidade Proposta Provisório Definitivo INTRODUÇÃO / APRESENTAÇÃO / RESUMO Clareza Objetividade Estimulante Provisório / Definitivo O QUE? TEMA / PROBLEMA Delimitação do problema – trazer o problema no seu escopo mais circunscrito.

POR QUE? JUSTIFICATIVA Alicerce, suporte Situação - problema Dados concretos, fontes confiáveis Relevância técnica, social, econômica...

Isto depende de para onde você quer ir ! OBJETIVOS Que caminho devo tomar? PARA QUÊ? PARA QUEM?

Os objetivos devem conter três elementos: O que será feito: verbo de ação O quê / quem: os sujeitos da pesquisa ou o fato fenômeno a ser objeto da pesquisa Onde: o lugar da pesquisa, o território da coleta de dados, o local onde será realizada a intervenção

OBJETIVO META (S) METAS – REPRESENTAÇÕES QUANTIFICADAS DOS OBJETIVOS MENSURÁVEL APLICÁVEL RELEVANTE TEMPORAL ESPECÍFICA

Exemplo OBJETIVO META (S) PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO À NECESSIDADE DE ADOTAR PRÁTICAS AMBIENTALMENTE CORRETAS Implantação de programa de seletividade do lixo com a colocação de tambores coloridos para cada tipo de resíduo em 3 pontos estratégicos até o fim do semestre. Redução do volume de lixo recolhido pela Prefeitura em 50% no período de 1 ano.

Como o gerente do projeto entendeu Como o cliente explicou o que queria Como o gerente o explicou ao cliente Como foi idealizado Como foi planejado O que o cliente realmente precisava Como o projeto foi documentado Como o projeto foi entregue Como o cliente foi cobrado Como o projeto foi apoiado

PLANO DE TRABALHO FASES / ETAPAS DO PROJETO CRONOGRAMA OPERACIONAL MATRIZ DE RESPONSABILIDADES PROFESSOR ALUNOS

CUIDADO! NÃO TRANSFORME SEU BANCO DE DADOS EM UM BANDO DE DADOS! PESQUISA E LEVANTAMENTO DE DADOS PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PESQUISA DOCUMENTAL PESQUISA DE CAMPO ENTREVISTAS PESQUISA PARTICIPANTE INTERNET CUIDADO! NÃO TRANSFORME SEU BANCO DE DADOS EM UM BANDO DE DADOS!

REGISTROS DIÁRIO DE BORDO PORTFÓLIO WEBFOLIO RELATÓRIOS PROFESSOR

COMO? FLUXOGRAMA ONDE? QUAL FUNDAMENTO? COM QUÊ? QUANDO? x METODOLOGIA Método de abordagem Método de procedimento Técnicas de pesquisa FLUXOGRAMA ONDE? REFERENCIAIS TEÓRICOS Teorias Revisão bibliográfica Definição de termos Normas Técnicas QUAL FUNDAMENTO? COM QUÊ? CRONOGRAMA Dimensão das fases do projeto e a distribuição destas dentro do período previsto QUANDO? RECURSOS Custos, parcerias, equipamentos etc.

OFICINA PROPOSTA GRUPOS DE 5 PROFESSORES A PARTIR DE UM TEMA, PROCEDER AO REFINAMENTO ATÉ CHEGAR A UMA QUESTÃO ORIENTADORA QUE SEJA ADEQUADA PARA O TCC (QUE PASSE PELAS 3 PENEIRAS: PERTINÊNCIA, RELEVÂNCIA E VIABILIDADE APRESENTAÇÃO EM PLENÁRIA FORMAÇÃO DE UM BANCO DE TEMAS E QUESTÕES ORIENTADORAS

REFINANDO A QUESTÃO ORIENTADORA 1. ______________________________________________________________________________________ ? ___________________ ____________________________________________________? 3. __________________ __________________________________________? 4.____________________ ___________________________________________________________________________________?