DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO EXECUÇÃO ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO APRESENTAÇÃO DIVULGAÇÃO INTENÇÃO PREPARAÇÃO DEPURAÇÃO EXECUÇÃO AVALIAÇÃO EXPOSIÇÃO APRECIAÇÃO
PLANEJAMENTO CONTEÚDO PROCESSO INTERAÇÃO
COMO DEFINIR O TEMA DO TCC?
Alguns profissionais defendem a posição de que o tema do trabalho deve partir, necessariamente, dos alunos, pois, caso contrário, ele seria imposto. Outros defendem a idéia de que os temas devem ser propostos pelo professor, de acordo com a sua intenção educativa.
Origem do Tema do TCC TURMA PROFESSOR CONJUNTURAS ESTUDO DO CENÁRIO grupo aluno
DELIMITAÇÃO DO TEMA TEMA DE PESQUISA OU TEMA DO TCC PROBLEMA DE PESQUISA OU PROBLEMA DO TCC ESTUDO APROFUNDADO DE UMA PARTE DO CONHECIMENTO TOTAL ÁREA DE CONHECIMENTO
ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NA ESCOLHA E NA DELIMITAÇÃO DO TEMA: TENDÊNCIAS, PREFERÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS APTIDÃO Tema 1 Tema 2 Tema 3 Tema 4 PERTINÊNCIA VIABILIDADE RECURSOS DISPONÍVEIS RELEVÂNCIA
QUESTÃO ORIENTADORA MULTIDIS-CIPLINAR DESAFIA-DORA TEMA ATUAL PROVOCA-TIVA CONTEXTO QUESTÃO ORIENTADORA
Antrópica – originários da ação do homem (desmatamento, poluição, etc) EXEMPLO 1. Quais são os principais problemas ambientais de origem antrópica? 2. Quais ações (construtivas e comportamentais) podem ser desenvolvidas para melhorar as condições ambientais de áreas de mananciais já degradadas no município de São Paulo? 3. Que ações (construtivas e comportamentais) podem ser desenvolvidas para melhorar as condições ambientais nos aglomerados sub-habitacionais localizados às margens da Represa de Guarapiranga?
EXEMPLO 1. Como melhorar a alimentação da população do município com a produção orgânica? 2. Por que os produtos orgânicos são mais caros? 3. Como incentivar os agricultores para a produção orgânica? 4. Como organizar uma horta orgânica na ETEC e fornecer hortaliças regularmente às creches do nosso município?
DEFINIDA A QUESTÃO ORIENTADORA ... O QUE SEI ? TEMPESTADE DE IDÉIAS MAPA DE CONHECIMENTOS O QUE SABEMOS ? O QUE PRECISAMOS SABER ?
FORA DA DENTRO DA ESCOLA ESCOLA USO DA BIBLIOTECA LABORATÓRIOS OFICINAS VISITAS TÉCNICAS ENTREVISTAS ESTÁGIOS
PROJETO DO TCC A PARTIR DAS QUESTÕES LEVANTADAS NESSA ETAPA, O GRUPO ORGANIZA O TRABALHO PROJETO DO TCC
ESTRUTURA GERAL DO TCC NOME DO PROJETO INTRODUÇÃO OU APRESENTAÇÃO OU RESUMO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS E METAS METODOLOGIA RESULTADOS ESPERADOS RECURSOS E PARCERIAS
O QUE? O NOME DO TCC Identidade Proposta Provisório Definitivo INTRODUÇÃO / APRESENTAÇÃO / RESUMO Clareza Objetividade Estimulante Provisório / Definitivo O QUE? TEMA / PROBLEMA Delimitação do problema – trazer o problema no seu escopo mais circunscrito.
POR QUE? JUSTIFICATIVA Alicerce, suporte Situação - problema Dados concretos, fontes confiáveis Relevância técnica, social, econômica...
Isto depende de para onde você quer ir ! OBJETIVOS Que caminho devo tomar? PARA QUÊ? PARA QUEM?
Os objetivos devem conter três elementos: O que será feito: verbo de ação O quê / quem: os sujeitos da pesquisa ou o fato fenômeno a ser objeto da pesquisa Onde: o lugar da pesquisa, o território da coleta de dados, o local onde será realizada a intervenção
OBJETIVO META (S) METAS – REPRESENTAÇÕES QUANTIFICADAS DOS OBJETIVOS MENSURÁVEL APLICÁVEL RELEVANTE TEMPORAL ESPECÍFICA
Exemplo OBJETIVO META (S) PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR QUANTO À NECESSIDADE DE ADOTAR PRÁTICAS AMBIENTALMENTE CORRETAS Implantação de programa de seletividade do lixo com a colocação de tambores coloridos para cada tipo de resíduo em 3 pontos estratégicos até o fim do semestre. Redução do volume de lixo recolhido pela Prefeitura em 50% no período de 1 ano.
Como o gerente do projeto entendeu Como o cliente explicou o que queria Como o gerente o explicou ao cliente Como foi idealizado Como foi planejado O que o cliente realmente precisava Como o projeto foi documentado Como o projeto foi entregue Como o cliente foi cobrado Como o projeto foi apoiado
PLANO DE TRABALHO FASES / ETAPAS DO PROJETO CRONOGRAMA OPERACIONAL MATRIZ DE RESPONSABILIDADES PROFESSOR ALUNOS
CUIDADO! NÃO TRANSFORME SEU BANCO DE DADOS EM UM BANDO DE DADOS! PESQUISA E LEVANTAMENTO DE DADOS PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PESQUISA DOCUMENTAL PESQUISA DE CAMPO ENTREVISTAS PESQUISA PARTICIPANTE INTERNET CUIDADO! NÃO TRANSFORME SEU BANCO DE DADOS EM UM BANDO DE DADOS!
REGISTROS DIÁRIO DE BORDO PORTFÓLIO WEBFOLIO RELATÓRIOS PROFESSOR
COMO? FLUXOGRAMA ONDE? QUAL FUNDAMENTO? COM QUÊ? QUANDO? x METODOLOGIA Método de abordagem Método de procedimento Técnicas de pesquisa FLUXOGRAMA ONDE? REFERENCIAIS TEÓRICOS Teorias Revisão bibliográfica Definição de termos Normas Técnicas QUAL FUNDAMENTO? COM QUÊ? CRONOGRAMA Dimensão das fases do projeto e a distribuição destas dentro do período previsto QUANDO? RECURSOS Custos, parcerias, equipamentos etc.
OFICINA PROPOSTA GRUPOS DE 5 PROFESSORES A PARTIR DE UM TEMA, PROCEDER AO REFINAMENTO ATÉ CHEGAR A UMA QUESTÃO ORIENTADORA QUE SEJA ADEQUADA PARA O TCC (QUE PASSE PELAS 3 PENEIRAS: PERTINÊNCIA, RELEVÂNCIA E VIABILIDADE APRESENTAÇÃO EM PLENÁRIA FORMAÇÃO DE UM BANCO DE TEMAS E QUESTÕES ORIENTADORAS
REFINANDO A QUESTÃO ORIENTADORA 1. ______________________________________________________________________________________ ? ___________________ ____________________________________________________? 3. __________________ __________________________________________? 4.____________________ ___________________________________________________________________________________?