DISCIPLINA: Intermodais

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Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: Intermodais AULA 4: O Contêiner, histórico, dimensões, peso e padronização e tipos de contêiner Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

PEA - Plano de Ensino e Aprendizagem AULA 2: Geopolítica de transportes AULA 3: Conceitos básicos ao Transporte AULA 4: O Contêiner, histórico, dimensões, peso e padronização e tipos de contêiner AULA 5: Transporte rodoviário AULA 6: Prova

Embalagem Projetar uma embalagem envolve conceitos de Marketing, Engenharia de Produção, Logística e Meio Ambiente Embalagem serve para: Proteger Transportar Armazenar Informar Comercializar (varejo)

Unitização É a criação de unidades de transporte de uma determinada mercadoria Pode ser feito com: Cintas (sling bag) Pallets Big-bag Contêineres

Conteinerização da Carga Conceito de CONTÊINER Para que serve um contêiner: Facilitar operação multimodal Possibilitar o trabalho a despeito das intempéries Aumentar produtividade Redução nos tempos de movimentação Facilita automatização Segurança contra roubos e avarias Evitam a contaminação

Contêineres térmicos

Contêineres tanques

Contêineres plataforma

Conteinerização da Carga Histórico: 1945: hospital de campanha 1956: Ideal X – petroleiro adaptado 1966: navio Fairland – 1ª. Viagem internacional full container 1972: navio Galloway (400 TEU) TEU = Twenty-foot Equivalent Unit 20 x 8 x 8 pés ou 6 x 2,4 x 2,4 metros

Conteinerização da Carga 1982: navios Panamax 3.000 TEU 1988: navios Pos-Panamax 4.300 TEU 1994: Regina Maersk 6.418 TEU

Conteinerização da Carga 1997: Sovereign Maersk 8.000 TEU 2006: Emma Maersk 13.460 TEU 2011: Maersk 3E Class 18.000 TEU

Avarias em Contêineres Principais tipos de avarias: Acidentes rodoviários Manipulações de guindastes Acidentes naturais: raio, tempestade, neve, etc. Mal acondicionamento interno da carga Distribuição inadequada do peso interno

Procedimentos gerais de vistoria Transportadoras tendem a eximir-se da culpa por danos nas cargas Melhor forma de evitar problemas: Desenvolver um processo padronizado de inspeção; Manter controle rígido da inspeção e treinamento dos funcionários; Registrar ocorrências em formulários específicos.

Ovação do Contêiner (Estufagem) FCL: Full Container Load Carga de apenas um embarcador LCL: Less than a Container Load Vários lotes, de embarcadores diferentes

Questões importantes no LCL Restringir o acesso Observar cargas avariadas Observar compatibilidade de cargas Regras de empilhamento Distribuição do peso Embalagem de proteção Preencher espaços vazios Travar o container sem forçar Etiquetar adequadamente

Problemas de Exsudação Choques térmicos Absorção de umidade Importância da embalagem correta Proteger do contato com as paredes internas do contêiner Cuidados especiais na embalagem de mercadorias úmidas

Vistoria do Contêiner e Desova Recomendações de verificação para desova: Vistoria externa Vistoriar o lacre e registrar ocorrências Deixar ventilar para liberação de gases Descarregar Vistoriar container vazio Segregar mercadorias avariadas Registrar faltas ou acréscimos Registrar posição de empilhamento

Vistoria do Contêiner após desova Lavar logo após desova Vistoriar

DÚVIDAS?

Para próxima aula: Ler capítulo 8 do livro-texto.