GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

Ciclo Hidrológico e Águas Subterrâneas
Basalto gabro.
Recuperação Semestral de Geografia (6º anos)
Ciclo Hidrológico e água Subterrânea
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
O que são Rochas? São massas de notáveis dimensões compostas por agregados minerais. Geralmente apresentam-se consolidadas, mas podem ter um aspecto desagregado.
Dinâmica externa da terra
BACIAS HIDROGRÁFICAS Eric Santos Araujo
E S C O A M E N T O Conceito, Classificação e Formação
Cavernas do PETAR.
OS TIPOS DE SOLOS.
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
Tipos de Reacções Químicas
Ciclo da água Recursos hídricos
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
RECURSOS HÍDRICOS PARA O FUTURO
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Formação do Petróleo O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres.
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Rochas: Arquivos da História da Terra
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Tipos de Solo Externato Fernão Mendes Pinto Turma Mista 2009
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Água Quanto há na Terra?.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Hidrologia Água subterrânea Benedito C. Silva IRN - UNIFEI
Armazenamento e Transmissividade
Rochas.
A ÁGUA NOS CONTINENTES Disciplina: Geografia
Biologia Diogo Almeida nº6 11ºA
CONCEITOS,OCORRÊNCIA e DISPONIBILIDADES Profa. Sueli Bettine
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Quantidade de água disponível
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Universidade Federal de São João Del-Rei Ouro Branco Prof
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Geografia.
Formação de rochas sedimentares
HIDROSFERA Domínio: Riscos, Ambiente e Sociedade Subdomínio:
Dinâmica das bacias hidrográficas
INFILTRAÇÃO E ÁGUA NO SOLO
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Mecanismo da chuva ácida
Reservas de água subterrânea
Interacção águas superficiais vs águas subterrâneas
TIPOS DE OCORRÊNCIA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
Ciências Naturais – 8.º ano
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
PÁG. 105 POLUIÇÃO : INTRODUÇÃO DE MATERIAIS OU DE ENERGIA NO AMBIENTE, CAUSANDO MUDANÇAS PREJUDICIAIS À VIDA POLUIÇÃO DA ÁGUA TIPOS: Por excesso de matéria.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
TIPOS DE ROCHAS.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Solos e Rochas.
Agua subterrânea (groundwater)
Distribuição da água doce e salgada na Terra.
RELAÇÕES ENTRE AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E DE SUPERFÍCIE
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
TIPOS DE ROCHAS.
Dinâmica externa da Terra
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos. 2 Exploração Sustentada de Recursos Geológicos  “A nossa sociedade assenta sobre, e está dependente,
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur.
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS Aula 6 ÁGUAS CONTINENTAIS Subterrâneas 1

Fonte: CUSTÓDIO & LLAMAS (1976) ÁGUA NA TERRA ÁGUAS DOCES VERSUS SALGADAS ÁGUA SALGADA 97,6% ÁGUA DOCE 2,4% ÁGUA DOCE TOTAL GELO 78,1% SUBTERRÂNEA 21,5% SUPERFICIAL 0,4% ÁGUA DOCE DISPONÍVEL SUBTERRÂNEA 98,1% SUPERFICIAL 1,9% Fonte: CUSTÓDIO & LLAMAS (1976)

ÁGUAS CONTINENTAIS: SUBTERRÂNEAS Correspondem às parcelas de água que ocorrem abaixo do nível topográfico dos terrenos, ocupando parcial ou totalmente os espaços vazios de solos e outros materiais não-consolidados e rochas. AQÜÍFEROS: RESERVATÓRIOS DA ÁGUA SUBTERRÂNEA: “Unidades rochosas ou de sedimentos, porosas e permeáveis, que armazenam e transmitem volumes significativos de água subterrânea passível de ser explorada pela sociedade”. Bons Aqüíferos: São materiais com média a alta condutividade hidráulica, como sedimentos inconsolidados (cascalhos e areias), rochas sedimentares (arenitos, conglomerados e alguns calcários), além de rochas vulcânicas, plutônicas e metamórficas com alto grau de fraturamento.

A Q Ü Í F E R O S

Tipos de aqüífero: Modelo simplificado com destaque para relação água subterrânea X rocha. POROSO – a água está totalmente conectada entre si entre os grãos de areia. FISSURAL – a água também se conecta, mas por meio de fraturas da rocha. CÁRSTICO – a situação é mais complexa, pois a água entra num emaranhado sistema de condutos, cavernas e sumidouros em um sistema dinâmico, pois a água está todo o tempo dissolvendo a rocha.

OS TRÊS TIPOS FUNDAMENTAIS DE POROSIDADE, CONFORME DIFERENTES MATERIAIS

TIPOS DE OCORRÊNCIA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO SOLO EM ROCHAS DURAS (TIPO GRANITOS) EM ROCHAS CALCÁRIAS EM ROCHAS POROSAS GRANULARES

TIPOS DE OCORRÊNCIA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO SOLO: Corresponde à água armazenada em materiais não consolidados, existentes sobre as rochas (duras, consolidadas, sãs). Em geral fornecem pequenas quantidades (vazões) de água, mas que são suficientes para atender a uma ou a algumas famílias, sítios, pequenas fazendas etc. EM ROCHAS DURAS (TIPO GRANITOS): Ocorre apenas nas faixas ou zonas de quebramento da rocha, portanto de forma descontínua. Disso decorre o maior número de insucessos na perfuração de poços em rochas duras (sobretudo caso não sejam efetuados estudos prévios de locação). Fornecem pequenas quantidades de água (1.000 l / h ) a médias (5.000 – 10.000 l / h), raramente grandes ou muito grandes (30.000 – 50.000 l / h).

TIPOS DE OCORRÊNCIA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM ROCHAS CALCÁRIAS: É um caso particular de rochas duras, onde ocorre a porosidade cárstica (dissolução de porções da rocha), algumas vezes formando verdadeiras crateras ou rios subterrâneos. Pode fornecer grandes volumes de água (30.000, 50.000, 100.000 l / h). Devem ser extraídos com bastante controle para que não ocorram afundamentos de solo.

SISTEMA CÁRSTICO Abatimentos de solo provocados por extração superdimensionada de água em sistema cárstico. 10

Esquema simplificado do sistema cárstico. Aqüíferos em meio cárstico Neste tipo de aqüífero a água subterrânea fica armazenada em um complexo sistema de cavernas, condutos e rios subterrâneos. Nestes ambientes todo entendimento da dinâmica da água subterrânea é mais difícil, pois nem sempre os ambientes estão conectados. Esquema simplificado do sistema cárstico. Observar a existência de condutos secos, rios subterrâneos, fendas verticais e horizontais.

Bicarbonato de cálcio dissolvido na água Terrenos cársticos - dinâmica química de dissolução A água da chuva infiltra para o subsolo, para dentro do sistema cárstico. A água dissolve a rocha: CaCO3 + H2O => CO2 + Ca(OH)2. gás carbônico rocha água Bicarbonato de cálcio dissolvido na água A água também se combina com a matéria orgânica decomposta da superfície e gera o ácido carbônico: CO2 + H2O => H2CO3 gás carbônico água Ácido carbônico O ácido carbônico dissolve a rocha ainda mais: H2CO3 + CaCO3 => Ca2+ + CO2 + H2O íon dissolvido na água Ácido carbônico rocha gás carbônico água