A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica (1935/1936)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
ESTÉTICA 1.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
FOTOGRAFIA: Reflexão Documento absoluto da verdade?
A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
Orientação Educacional
A Concepção Objetiva da Arte
Amor. Amor Auto -Aceitação Arrependimento “ Esteja consciente de que mesmo quando você comete um erro, isso também pode ser uma oportunidade. Quando.
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Arquitetura Outra maneira de manifestarmos algo em 3 dimensões é através da arquitetura. Essa expressão artística está presente em nosso cotidiano,
Sofrimento Psíquico e Trabalho
Semana Teológica Prof. Dr. Pe. Pedro Gilberto Gomes,sj
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Sociologia
Sociologia
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Arte e representação.
A Economia Política de Karl Marx
INDÚSTRIA CULTURAL.
Francisco de Assis Batista – professor.
Do Meio Natural ao Meio Técnico-Científico e Informacional
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
A atitude e a experiência filosófica
ESTÉTICA Arte e realidade
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
OBJETIVO DO CURSOOBJETIVO DO CURSO Utilizar a câmera digital como forma de registro, atividade comercial e artística, com atenção e criatividade, articulando.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Aula 6 – Hume e o Empirismo
Platão e o mundo das Ideias
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
Indústria Cultural Sociedade de massa Indústria da diversão em massa
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Campanha da Fraternidade 1989 Comunicação para a verdade e a paz
Fotografia A ideia de uma imagem vista a partir de um pequeno orifício dentro de uma caixa escura é muito antiga. Há registros de que no tempo de Aristóteles.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo
Rowena Arnehoy Seneween Rowena Arnehoy Seneween
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
ESTÉTICA 1.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
LABAN Rudolf Von Laban sistematizou a dança e o movimento humano. Teve fundamental importância na democratização do corpo através da dança (ou seja, aproximou.
INTRODUÇÃO ..
LIÇÃO 1 INTRODUÇÃO: Juízes 13:7 e 8 e
O que é a Indústria Cultural?
O universo do cinema mudo no teatro
INDÚSTRIA CULTURAL CULTURA DE MASSA.
O que falar sobre arte? Arte é tudo o que é belo e existe na natureza: as flores, os animais, o sol, a lua, as estrelas...
Estética.
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
CULTURA.
VALORES ‘MATERIAIS‘ E SUA HIERARQUIA
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Arte Popular e Arte Erudita
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
DIÁLOGOS ENTRE A FILOSOFIA E O CINEMA: O CINEMA COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leila Rosa Disciplina: Filosofia_ Conteúdo: Filosofia da arte (Estética)
E-relacionamento. Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de EXPECTATIVA Há anos, realizou uma campanha denominada “Sem Surpresas”.Entretanto,
Notas sobre o fetichismo jurídico: teoria e exame de casos concretos Marcus Orione Gonçalves Correia e Flávio Roberto Batista.
RELIGIOSIDADE, AUTONOMIA E TÉCNICA
Transcrição da apresentação:

A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica (1935/1936) Walter Benjamin A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica (1935/1936)

Introdução Modo de produção capitalista e seus reflexos na área da cultura Teses sobre as tendências evolutivas da arte, nas atuais condições produtivas Põem de lado numerosos conceitos tradicionais: criatividade e gênio; validade eterna e estilo; forma e conteúdo Formulação de exigência revolucionárias na política artística

Reprodutibilidade Técnica A obra de arte sempre foi reprodutível Novidade: reprodução técnica Imprensa: reprodução técnica da escrita Fotografia: reprodução da imagem Cinema falado: reprodução da imagem e do som Reprodução do som – alto padrão de qualidade das técnicas de reprodução Para estudar esse padrão, nada mais instrutivo que examinar como duas funções – a reprodução da obra de arte e a arte cinematográfica – repercutem uma sobre a outra

Autenticidade Mesmo na reprodução mais perfeita, um elemento está ausente: o aqui e agora da obra de arte, sua existência única, no lugar em que ela se encontra. A história da obra está ausente na reprodução A autenticidade da obra é a quintessência de tudo o que foi transmitido pela tradição, a partir de sua origem, desde sua duração material até o seu testemunho histórico Desaparece a autoridade da obra

Aura O que se atrofia na era da reprodutibilidade técnica da obra de arte é sua aura A técnica da reprodução destaca do domínio da tradição o objeto reproduzido

A aura é a absoluta singularidade do aqui e agora

Aura “A aparição única de uma coisa distante, por mais perto que ela esteja”

Reprodução técnica Substitui a existência única da obra por uma existência serial Abalo da tradição Seu agente mais poderoso é o cinema

A destruição da aura “No interior de grandes períodos históricos, a forma de percepção das coletividades humanas se transforma ao mesmo tempo que seu modo de existência Diferentes formas de percepção Crescente difusão e intensidade dos movimentos de massa Reprodução: Fazer as coisas ficarem mais próximas Possuir o objeto

Ritual e política Unicidade da obra de Arte – culto/ritual (religioso ou o culto do Belo)

Ritual e reprodução Com a reprodução técnica, a obra de arte se emancipa, pela primeira vez na história, de sua existência parasitária, destacando-se do ritual A obra de arte reproduzida é cada vez mais a reprodução de uma obra de arte criada para ser reproduzida

Autenticidade A fotografia pode ser feita em um grande número de cópias A idéia de autenticidade da cópia não faz sentido Mas, no momento em que o critério da autenticidade deixa de aplicar-se à produção artística, toda a função social da arte se transforma. Em vez de fundar-se no ritual, ela passa a funda-se em outra práxis: a política

O filme é uma criação da coletividade A reprodutibilidade técnica do filme tem seu fundamento imediato na técnica de sua produção. Esta não apenas permite, da forma mais imediata, a difusão em massa da obra cinematográfica, como a torna obrigatória. A difusão se torna obrigatória, porque a produção de um filme é tão cara que um consumidor, que poderia, por exemplo, pagar um quadro, não pode pagar um filme.

Valor de culto e de exposição A história da Arte está entre esses dois polos Pré-história – magia – valor de culto O que importa nessas imagens é que elas existam, e não que sejam vistas

Culto e exposição À medida que as obras de arte se emancipam do seu uso ritual, aumentam as ocasiões para que elas sejam expostas De Instrumento mágico para obra de arte Refuncionalização da arte

Técnica Nas sociedades primitivas a técnica se fundia com o ritual Na nossa sociedade a técnica se emancipa A técnica refuncionaliza a arte Exige um novo aprendizado Uma nova percepção Torna-se uma segunda natureza humana Exige uma nova percepção

Cinema O filme serve para exercitar o homem nas novas percepções e reações exigidas por um aparelho técnico cujo papel cresce cada vez mais em sua vida cotidiana. Fazer do gigantesco aparelho técnico do nosso tempo o objeto das inervações humanas – é essa a tarefa histórica cuja realização dá ao cinema o seu verdadeiro sentido.

Fotografia Com a fotografia, o valor de culto começa a recuar, em todas as frentes, diante do valor de exposição Retrato: último sopro do culto (culto da saudade) Fotos como autos da história – orientam a recepção num sentido determinado

Valor de eternidade Menor reprodução – obras eternas – menor perfectibilidade Cinemas – a arte mas perfectível (Chaplin)

Fotografia e Cinema como Arte Discussão se a fotografai ahavia alterado a natureza da arte Retomaram a questão quando surgiu o cinema Para dar o caráter de arte ao cinema introduzem a idéia de culto “É a tendência estéril de copiar o mundo exterior, com suas ruas, interiores, estações e restaurantes, automóveis e praças, que têm impedido o cinema de incorporar-se ao domínio da arte. “O cinema ainda não compreendeu seu verdadeiro sentido, suas verdadeiras possibilidades....Seu sentido está na sua faculdade característica de exprimir, por meios naturais e com uma incomparável força de persuasão, a dimensão do fantástico, do miraculoso e do sobrenatural”.

Cinema e manipulação http://www.youtube.com/watch?v=ubSTSICa7y8&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=nnq5cQMiAB8