União Educacional Minas Gerais Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Kaessa Ribeiro de Deus Elsa Guimarães de Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Abril/ 2007
O que é? Define-se como webfófio um portfólio eletrônico caracterizado enquanto recurso organizado afim de registrar trabalhos realizados pelos alunos durante um determinado período de tempo; e que se utiliza da Web. A partir da criação da Web os registros de papel foram substituídos por publicações de projetos e trabalhos na internet.
Características Enquanto processo avaliativo confere maior sistematização do conteúdo trabalhado, Processo contínuo e progressivo. Permite o relato de vivências, reflexões e dúvidas acerca do objetivo a que se pretende atingir com a atividade proposta. Permite a divulgação bem como a disseminação de conhecimentos via web.
Vem de encontro com a proposta de um modelo de educação construtivista Percepções do indivíduo são levadas em conta e colocadas em primeiro plano Permite sua constante reformulação e publicação Não constitui-se um sistema fechado havendo impossibilidade de reconstrução. Continuação
Vantagens Enquanto recurso pedagógico constitui-se um meio eficaz de avaliação que permite ao educador o acompanhamento constante dos trabalhos realizados pelos alunos. Permite o acesso a qualquer webfólio elaborado bastando apenas ter oportunidade de acessar a internet, independentes de tempo e espaço. Possibilita ao educando sua utilização de acordo com seu ritmo, habilidades e conhecimentos até então já adquiridos.
Influencia o aluno na criação de seus próprios trabalhos, levando-o a repensar sua própria avaliação enquanto ser criador. Além de melhorar a auto-estima pois incentiva-o a publicar suas criações além de melhorar habilidades como escrita, síntese e leitura. Webfólio enquanto ferramenta pedagógica auxilia o aperfeiçoamento do aprendizado através de ferramentas pedagógicas que atendam a demanda dos novos ambientes de aprendizagem colaborativa. Continuação
Desvantagens Como todo processo em que se leva em conta habilidades e conhecimentos o webfólio pode ser considerado um entrave para pessoas que não possuem meios e facilidade de acesso e manuseio aos recursos tecnológicos a serem utilizados para publicação do webfólio Falta de feedback imediato tanto visual quanto verbal, relativizando que o contato físico e a presença imediata faz-se necessário em algumas situações Enquanto característica pode ser uma fonte de desmotivação quando se verifica alguma deficiência de aprendizado que necessite de uma intervenção e acompanhamento mais rigoroso que alguns educandos podem apresentar.
Sites sobre Webfólio: o.html olio.ppt cipal/conteudo.asp?id= =internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escol a=53
Reflexão: “Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu não modifica suas opiniões.” Autor: Emil Zatopek. Voltar