Os diferentes níveis de desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
Advertisements

Crescimento económico
Subdesenvolvimento.
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Fundamentos de Economia
INDICADORES SÓCIO ECONÔMICOS - IDH
ÍNDICES SINTÉTICOS X CONTAS NACIONAIS
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
Outra Regionalização do Mundo
Os indicadores da população
Medição da actividade económica Prof. Jorge Mendes de Sousa
Valoração Ambiental.
Prof. Jeferson C. de Souza
Regiões Geoeconômicas: o Norte e o Sul
Professora Carol/Geografia
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Crescimento econômico
Portugal nos dias de hoje
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Instituto de Economia – UFRJ
Os Recursos do Consumidor
CRESCIMENTO ECONÓMICO E DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento e subdesenvolvimento
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
B. Que variáveis utilizar na análise da evolução da população?
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
GEOGRAFIA.
A. Que padrões apresenta a distribuição da população?
O Potencial das Políticas Tributárias e Educacional para o Desenvolvimento com Equidade Participação: Marcos Formiga Brasília, Março de 2010.
C. Que consequências resultam da evolução da população?
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Produto agregado 2.1 Contas de renda e produto nacional são um sistema de contabilidade utilizado para medir a atividade econômica agregada. A medida do.
O Mundo em Perspetiva Economia C 12.º Ano
Indíce de Desenvolvimento Humano IDH 2010
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
A. Que dinâmicas apresenta a evolução da população?
E. Como solucionar os problemas da evolução da população?
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
NECESSIDADES E CONSUMO
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Os diferentes níveis de desenvolvimento
A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
Desenvolvimento sustentável
Desigualdade Social e Violência
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
Ciências Naturais 9.º ano
PAÍSES COM DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Road Show dos Embaixadores às Regiões México Indicadores e Informação relevantes 1.

Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
Medição da Actividade Económica
Saúde e qualidade de vida
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Rússia China Brasil Índia Africa do Sul.
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
Transcrição da apresentação:

Os diferentes níveis de desenvolvimento Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano 2012-2013 Os diferentes níveis de desenvolvimento Filipe Miguel Botelho

Os diferentes níveis de desenvolvimento

Produto Nacional Bruto Os diferentes níveis de desenvolvimento Crescimento Produto Nacional Bruto Produto Interno Bruto Desenvolvimento Bem-estar Qualidade de vida Crescimento: Corresponde ao aumento de produção/riqueza de um país e mede-se através de indicadores como o PIB, o PNB, o consumo e o poder de compra, etc. Desenvolvimento: Processo que confere qualidade de vida e bem-estar à população. Está relacionado com a capacidade de satisfação das necessidades da população.

O reconhecimento social; A realização pessoal; Os diferentes níveis de desenvolvimento Qualidade de vida - Condições reais de vida de um indivíduo e que está relacionada com os bens materiais, como por exemplo o tipo de habitação em que reside, dos serviços de saúde disponíveis e do número de escolas. Bem-estar – Estado variável de pessoa para pessoa que constitui a diferença entre aquilo que se espera e aquilo que de facto se consegue e tem. Está mais relacionado com os bens imateriais, como o: O reconhecimento social; A realização pessoal; A integração num ou mais grupos; A segurança;

Que permitem o aumento da riqueza que é gerada por um país. Os diferentes níveis de desenvolvimento O crescimento económico O crescimento económico depende de fatores como: O crescimento demográfico  mão de obra e consumidores Estabilidade política e social Dinamismo das relações comerciais O domínio científico e tecnológico Que permitem o aumento da riqueza que é gerada por um país.

Os indicadores económicos Os diferentes níveis de desenvolvimento Os indicadores económicos Para avaliar o crescimento económico de um país se utilizam um conjunto de indicadores entre os quais: Produto Nacional Bruto (PNB) – Soma dos valores do conjunto de bens e serviços produzidos pelos residentes nacionais de um país, não só no seu território, mas também no estrangeiro, num determinado período de tempo. Exclui o que é produzido no país por residentes estrangeiros. Produto Interno Bruto (PIB) – Soma dos valores do conjunto de bens e serviços produzidos num determinado país, pelos residentes nacionais e estrangeiros, num determinado período de tempo. Se esse valor for dividido pelo total de habitantes do país, obtém-se o PIB per capita.

Os indicadores económicos Os diferentes níveis de desenvolvimento Os indicadores económicos Distribuição do PIB per capita a nível mundial:

Os indicadores de desenvolvimento Os diferentes níveis de desenvolvimento Os indicadores de desenvolvimento Para que exista desenvolvimento é necessário que: Exista crescimento económico; Se utilize a riqueza proveniente do crescimento económico para diminuir as desigualdades; Se satisfaçam as necessidades básicas e as necessidades secundárias; Necessidades básicas – São as que asseguram a sobrevivência do ser humano. Ex: alimentação, vestuário, habitação e saúde. Necessidades secundárias – São as que não sendo indispensáveis contribuem para o bem-estar dos indivíduos ex: automóveis, telemóveis, barcos, segurança, educação, etc Se assegurem iguais oportunidades e direitos para toda a população; Exista uma preocupação ambiental e com as gerações futuras (desenvolvimento sustentável);

Os indicadores de desenvolvimento – O IDH Os diferentes níveis de desenvolvimento Os indicadores de desenvolvimento – O IDH Devido à dificuldade de quantificar o desenvolvimento de um país, a ONU criou um indicador de desenvolvimento a que deu o nome de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este índice combina três indicadores de desenvolvimento: O PIB per capita que traduz o rendimento por habitante; As taxas de alfabetização e de escolaridade; A esperança média de vida à nascença; O IDH varia entre 0 e 1, sendo que quanto maior for o seu valor, maior será o nível de desenvolvimento de um país.

Os indicadores de desenvolvimento – O IDH Os diferentes níveis de desenvolvimento Os indicadores de desenvolvimento – O IDH Tendo em conta o valor do IDH os países podem-se dividir em três níveis de desenvolvimento: Elevado – quando o IDH é superior a 0,8 Médio – quando o IDH varia entre 0,5 e 0,8 Baixo – quando o IDH é inferior a 0,5

Os indicadores de desenvolvimento – O IDH Os diferentes níveis de desenvolvimento Os indicadores de desenvolvimento – O IDH Tendo em conta o valor do IDH os países podem-se dividir em três níveis de desenvolvimento: Elevado – quando o IDH é superior a 0,8 Médio – quando o IDH varia entre 0,5 e 0,8 Baixo – quando o IDH é inferior a 0,5

Os diferentes níveis de desenvolvimento O IDH em 2011

Os diferentes níveis de desenvolvimento O IDH em 2011

As disparidades a nível mundial do IDH Os diferentes níveis de desenvolvimento As disparidades a nível mundial do IDH

As disparidades a nível mundial do IDH Os diferentes níveis de desenvolvimento As disparidades a nível mundial do IDH

Relação entre o PIB e o IDH Os diferentes níveis de desenvolvimento Relação entre o PIB e o IDH Apesar do PIB estar relacionado com o IDH, a sua relação nem sempre é directa, pois nem sempre a um PIB elevado corresponde um IDH elevado, pois se se não canalizar o dinheiro para o fomento do bem-estar e da qualidade de vida, não há desenvolvimento.

Relação entre o PIB e o IDH Os diferentes níveis de desenvolvimento Relação entre o PIB e o IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano em Portugal Os diferentes níveis de desenvolvimento O Índice de Desenvolvimento Humano em Portugal Portugal ocupa, segundo o relatório do Desenvolvimento de 2011 a 41º posição, a mais baixa da Europa Ocidental. O Produto Interno Bruto (PIB) português medido em unidades de poder de compra situou-se, em 2011, em 80% da média europeia, sendo o terceiro mais baixo da zona euro. Portugal tem um dos valores mais baixos da União Europeia e é ultrapassado por alguns estados-membros que aderiram em 2004: Malta (83%), Chipre (99%).

O Índice de Desenvolvimento Humano em Portugal Os diferentes níveis de desenvolvimento O Índice de Desenvolvimento Humano em Portugal Portugal ocupa, segundo o relatório do Desenvolvimento de 2011 a 41º posição, a mais baixa da Europa Ocidental.

O Índice de Desenvolvimento Humano em Portugal Os diferentes níveis de desenvolvimento O Índice de Desenvolvimento Humano em Portugal

O Índice de Desenvolvimento Humano em Portugal Os diferentes níveis de desenvolvimento O Índice de Desenvolvimento Humano em Portugal Portugal ocupa, segundo o relatório do Desenvolvimento de 2010 a 40º posição, a mais baixa da Europa Ocidental. As razões explicativas desta situação são: Baixo rendimentos per capita dos portugueses, em comparação com os restantes países da União Europeia – cerca de 20 mil dólares. Esperança de vida relativamente mais reduzida que os restantes países da União Europeia. Iliteracia funcional (48%) e taxa de analfabetismo (8%) bastante elevado em relação com os restantes países da União Europeia.