OFICINA 3 PESQUISA EXPLORATÓRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Iniciação Científica Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses e Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
Advertisements

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA
Novo Modelo de Pós-graduação
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
In “Educação Matemática: Caminhos e encruzilhadas”
Psicologia Histórico-Cultural – Vigotski, Luria e Leontiev
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Administração Financeira & Orçamentária
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Vírus A maior de todas as pragas virtuais.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Sensibilização no IF-SC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Maria Cecília Bonini Trenche
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
Jaime Luiz Zorzi Turma 1976.
Currículo por Competências e Habilidades.
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais
Perfil do Profissional
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
MARIA LAURA WEY MÄRTZ Fonoaudióloga desde 1979, com experiência em terapia, docência e assessoria. Atua principalmente nas seguintes áreas: voz, linguagem.
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Clay Rienzo Balieiro PUC-SP Curso de Fonoaudiologia 1970 – 1972 Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia 1981 até 2009.
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Interdisciplinaridade na prática pedagógica
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
FATEC Faculdade de Tecnologia de São Paulo DTI Departamento de Tecnologia da Informação Disciplina : Estágio em Análise e Proj. de Sistemas (EST-APS)
Professora Angela Mota
Teoria Sociocultural.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Política Educacional Brasileira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Comunicação Científica
Concepções em Educação Matemática
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

OFICINA 3 PESQUISA EXPLORATÓRIA AUTORA: ROSIANE MERCIA LYRA SALVADOR 2012

PESQUISA Nasceu em Feira de Santana, Bahia, em 10 de dezembro de 1933. Bacharel em Direito (1959) e em Ciências Sociais (1969), na Universidade Federal da Bahia. Doutorou-se em Direito e obteve a Docência Livre em Economia Política (1964), pela mesma Universidade e cursou o Instituto International de Planificação de Educação/UNESCO (1971-2), em Paris. É Mestre (1980) e Ph.D (1981) em Educação pela The Pennsylvania State University. Diplomou-se pelo curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, ESG (1989). “A elaboração do projeto de pesquisa, por fases, deve ser enfatizada para a efetivação da proposta, etapa por etapa (...). É preciso prever todo o ciclo da dissertação monográfica a começar pela elaboração, estruturação, conforme o plano principal, redação definitiva, correção do texto escrito, apresentação e defesa oral perante a banca examinadora.” BOAVENTURA. Edivaldo M. Metodologia da pesquisa: Monografia, dissertações, tese. São Paulo: Ed atlas, 2004. __________., Editora moderna M. As etapas do doutorado. Salvador: Universidade do estado da Bahia, 1994.150p. __________. Metodologia da pesquisa e monografia jurídica. Salvador: Universidade do estado da Bahia,2002.44p. __________. Como ordenar as ideias. 8.ed. São Paulo: Ática, 2001. (Série princípios, 128.)

DOCÊNCIA Psicóloga pela UNESP (1981), mestre em Psicologia (Psicologia Social) e doutora em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP (1989 e 1997), com estágio de Pós-Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) concluído na Universidade de São Paulo, USP-SP (2009). Pesquisadora colaboradora no Núcleo Psicanálise e Sociedade da PUC-SP . Professora Associado da Universidade Federal de Mato Grosso, no Curso de Psicologia, nas licenciaturas e na Pós-Graduação, tem experiência na pesquisa das seguintes temáticas: relação professor-aluno, dimensões psicossociais de eventos coletivos, subjetivação juvenil na classe média, educação, jovens e democracia e, finalmente, psicologia e civilização “o professor encontra-se frente as diversas maneiras de sedução, sem que estas, muitas vezes, podem acontecer de maneira sutís não sendo levado a ato consciente do professor. Essa sedução, ou melhor; a sedução aqui tratada, tem uma ampla abrangência que pode ser desde as relações amistosas afetivas até as de inimizades, que inclui cólera, raiva, etc.” MORGADO, M.A. Da sedução na relação pedagógica: professor-aluno no embate com afetos inconscientes. 2 ed. São Paulo: Sumus, 2002.

APRENDIZAGEM E PSICOLOGIA Vygotsky (1896-1934), professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, e nasceu em Orsha, pequena cidade da Bielorrusia em 17 de novembro de 1896,  viveu na Rússia. Trabalhou como professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura e deficiência física e mental. “O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa através de outra pessoa. Essa estrutura humana complexa é o produto de um processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas ligações entre história individual e história social” (VYGOTSKY, 1991, p.33)   VYGOTSKY, L. A formação social da mente. SP, Martins Fontes, 1987. VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. SP, Martins Fontes, 1988. VYGOTSKY, Luria. Psicologia e Pedagogia. Lisboa, Estampa, 1977. VYGOTSKY, Luria. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP,