Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento platônico
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES
MÓDULO VIII LEI DIVINA OU NATURAL
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Ética - Visão Histórica
ESTOICISMO.
Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin
A filosofia no helenismo
Julgamento de Sócrates.
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
A filosofia na idade média.
Sumário da apresentação
Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita.
Método Maiêutico-Irônico Diálogo Socrático
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da silva correa
Filosofia
História da Filosofia ANTIGA
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
CONVICÇÕES E INCOERÊNCIAS SIMPOSIO– 22/06/2010. POR QUE PENSAMOS NESTE TEMA? Questões práticas do dia-a-dia; Prazer de pensar; Porque não temos algumas.
O que é o conhecimento Capítulo 7.
Platão ( a.C.) Família aristocrática ateniense
Carine apresenta....
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Revisão para Avaliação I
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
Universidade Estadual do Norte do Paraná
O mundo das ideias de Platão
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
ALEGORIA DA CAVERNA Profª Valéria Marcondes - Teorias da comunicação i
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
Sócrates, Platão e aristóteles
PLATÃO.
René Descartes Meditações.
A FILOSOFIA DE PLATÃO 432 – 347 a.C.
Prof. Douglas Fernando Blanco
Platão.
CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )
A ética.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Éticas na Grécia Antiga
Alicerces da filosofia ocidental
Filosofia Clássica Sócrates (470 – 399 a.C.)
Teoria do conhecimento
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
PLATÃO.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Período sistemático Aristóteles
Platão – A Filosofia na Psicologia
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
PLATÃO Platão tinha 29 anos quando Sócrates foi condenado à morte, o que lhe deixou marcas para toda a vida, como também determinou o rumo de toda a sua.
Prof. Suderlan Tozo Binda
John Locke ( ).
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
Aborto O Argumento da Privação de um Futuro Valioso Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Platão e a Justiça (V século a.C.) Grécia - Atenas.
Estética Antiga Objetivos do texto:
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Virtudes. Aristóteles “A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade.
Das aparências ao mundo das idéias.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
PLATÃO E A TEORIA DAS IDEIAS
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
Nietzsche.
Transcrição da apresentação:

Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita

Mundo das idéias Mundo sensível Universal Verdade Imutável Eterno e Infinito Essência Conhecimento e razão Alma Relativo Mentira (Ilusão) Mutável- Tudo se transforma Finito Aparência Corpo

Mundo das ideias O mundo das ideias é o mundo perfeito, onde as essências e as ideias universais estão. O mundo sensível seria uma mera cópia desse mundo das ideias. O mundo das artes seria uma cópia do mundo sensível, que por sua vez, é cópia do mundo das ideias.

Cavalos do mundo Sensível e a ideia de cavalo

Mito da Caverna

Julgar pela aparência: Crio Doxas (opiniões) sobre as coisas e por muitas das vezes, elas podem me induzir ao erro.

Alma Corpo Essência humana Razão Ações virtuosas Bem Não valorizá-la é negar a razão e afirmar a ignorância. Pela ignorância somos induzidos aos erros, vícios e males. Alguns deles motivados pelo corpo. Corpo Aparência humana Corpo sem alma não é nada Alguns desejos e apetites nascem na alma por influência do corpo. Esses desejos e apetites, podem ser vícios e defeitos. Eles surgem pela ignorância e pela não valorização da alma.

Divisões da Alma para Platão ALMA APETITIVA ou concupiscente: busca comidas, bebidas, sexo, prazeres, isto é, tudo o que é necessário para a conservação do corpo e para a geração de outros corpos; é irracional, termina com a morte do corpo, sendo, portanto, mortal; é nossa parte passional, sempre sequiosa e insatisfeita, sempre à procura de novos objetos de prazer. (Diretamente ligada ao corpo) ALMA COLÉRICA: se irrita contra tudo quanto possa ameaçar a segurança do corpo e da vida, tudo quanto cause dor e sofrimento; porque incita a combater perigos contra a vida; é mortal, pois existe para defender o corpo contra agressões á vida corporal e, como a alma concupiscente, é irracional. (Diretamente ligada ao corpo) ALMA RACIONAL: faculdade do conhecimento, parte espiritual e imortal, sede do pensamento e situada na cabeça; é a faculdade ativa e superior, o princípio divino em nós. Conhece o Bem e o Mal, a Verdade e as Idéias.

Alma Alma racional (Valorização do bem, da razão, da virtude – eterna e imutável) Alma colérica (Valorização da preservação do corpo – Raiva, ódio, sofrimento – imortal e mutável) Alma apetitiva (Valorização dos apetites e dos desejos carnais – sexo, bebidas, prazeres – mortal e mutável)

Virtude (alma racional) Mas o que se entende por virtude? Virtudes são as características formadoras da moralidade humana, são as virtudes dos homens que determinam seu comportamento social, sua conduta como homens. Justamente as virtudes sustentadas por Platão como as de maior importância, ou seja, a justiça associada à moderação, à coragem e à sabedoria, formando o quádruplo das mais importantes, podem ser abaladas pelas paixões com as quais qualquer indivíduo pode, em algum tempo, se deixar envolver.

Projeto identidade - RG ALMA Virtudes Qualidade Razão Essência Conhecimento Tudo que for imutável e imortal para Platão CORPO Desejos Apetites Defeitos Aparência Ignorância Tudo aquilo que for mutável e mortal para Platão

Método Dialético - Platão Tese Vs. Antítese = Síntese Síntese = Tese’ Tese’ Vs. Antítese = Síntese’ Síntese’ = Tese” Tese” Vs. Antítese” = Síntese” Método infinito: busca verdades mais universais.