Sumário: Correcção do TPC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS.
Advertisements

QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
PERIODICIDADE QUÍMICA
Distribuição dos elétrons
Átomos Trabalho elaborado por: Ana Santos Nº 1 Joana Rita Nº 16.
Constituição atómica da matéria.
LIGAÇÕES INTERATÔMICAS
ORGANIZAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES PERIÓDICAS
A formação de Iões Na Na Ião sódio: Na+ Ião monopositivo
A Tabela Periódica dos elementos
"Nem tudo que cai do céu é chuva".
Tabela Periódica Moderna
Tabela Periódica.
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Paulo Vaz A Tabela Periódica dos Elementos.
TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
As forças Intermoleculares
UNIDADE 1 - DAS ESTRELAS AO ÁTOMO
Tabela Periódica dos Elementos
Isabel Quadros - Tabela Periódica - 10º Ano
Prof.: NILSONMAR AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:
1° COL – SETOR B AULAS 9 e 10 PÁGINA 204
Muito reativas muito reativas Grupo 1 Grupo 2. muito reativas muito reativas Grupo 1 Grupo 2.
Configuração electrónica e posição na Tabela Periódica
Tabela Periódica dos elementos químicos
UNIDADE 4 – PROPRIEDADES ATÔMICAS E TABELA PERIÓDICA
Ciências Físico-Químicas 9º Ano
3ª Lei de Newton ou Lei da Ação-Reação
Tabela periódica À medida que foram sendo conhecidos/identificados/isolados novos elementos Necessidade de os organizar Mendeleiev ( ) Organizou.
Profª Daniela Tabela Periódica Química-1ºANO.
Classificação Periódica dos Elementos Químicos
São as LINHAS HORIZONTAIS da tabela periódica
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas
Classificação dos Materiais
Propriedade periódica dos elementos 1 Grupo: Cinthya Oestreich Silva Felipe Camargo Natale Prof. Élcio Rogério Barrak.
Tipos de Ligação química
Capítulo 7 – PROPRIEDADE PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÕES IÔNICAS
Filipa Vicente. Os electrões dos átomos estão distribuídos, à volta do núcleo, em níveis de energia. Cada nível só pode ter um número bem determinado.
Tabela Periódica.
Capítulo 7: Propriedades Periódicas dos Elementos Amanda Kris Pereira Lais E. G. Medeiros Engenharia de Produção 2009.
7 PROPRIEDADES PERIÓDICAS Cézar de Goes Camargo
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
TABELA PERIÓDICA.
Filipa Vicente. Substâncias elementares não-metálicas HalogéneosGases raros pouco reativamuito reactiva Grupo 17Grupo 18.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
Seminário de Química Capitulo 7: Propriedades Periódicas dos Elementos
Prof. Élcio Rogério Barrak
TABELA PERIÓDICA.
Aula de Química -Perito Criminal Junho de 2015
Unidade 3 Classificação dos materiais
Tabela Periódica.
Química Tabela periódica
Filipa Vicente. No estudo da Química do 7º Ano fizemos uma primeira classificação das substâncias Substâncias ElementaresCompostos No estudo da Química.
Frente A Módulo 05 Classificação Periódica. 1.Metais – Brilho característico – Bons condutores de calor – Sólidos em sua maioria – Elevada condutividade.
A Tabela Periódica.
SUMÁRIO: Raio atómico e energia de ionização. Formação de iões e reatividade de elementos químicos. Resolução de exercícios e problemas para consolidação.
9.3 Tipos de substâncias. 9.3 Tipos de substâncias.
8.4 Propriedades químicas e estrutura atómica dos metais alcalinos
8.6 Propriedades químicas e estrutura atómica dos halogéneos
8.3 Metais e não metais. 8.3 Metais e não metais.
8.5 Propriedades químicas e estrutura atómica
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS PROF.ª MIKELLY BRAGA.
TABELA PERIÓDICA ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Tabela Periódica. 2 Histórico da Tabela Periódica rio.br/condigital/video/tudo%20se%20transfor ma/historiadaquimica/historia_periodica/vide.
Propriedades dos elementos químicos
LIGAÇÃO QUÍMICA.
Transcrição da apresentação:

Sumário: Correcção do TPC. Principais grupos da tabela periódica e características dos seus elementos. Fim da 1ª aula

Propriedades dos metais alcalinos São elementos do grupo 1: possuem 1 electrão de valência; Formam iões monopositivos estáveis ( Li+ , Na+ etc..) Reagem muito rapidamente com o oxigénio formando os respectivos óxidos. (Li2O, Na2O, K2O,…) do tipo X2O, pelo que devem ser guardados em parafina líquida ou petróleo;

Propriedades dos metais alcalinos ( continuação): São moles podendo ser cortados com um canivete; Ardem com uma chama de cor característica; - Reagem violentamente com a água formando hidróxidos do tipo XOH. Originam soluções alcalinas (daí o seu nome). Estas, adquirem a cor carmim na presença de fenolftaleína, libertando-se hidrogénio no decorrer da reacção.

Propriedades dos metais alcalino-terrosos: São elementos do grupo 2, possuem 2 electrões de valência; Formam iões dipositivos estáveis (Mg 2+ ); - Reagem com o oxigénio, formando os respectivos óxidos (BeO, MgO, CaO,…), do tipo XO;

Propriedades dos metais alcalino-terrosos ( continuação): Reagem com a água formando hidróxidos do tipo X(OH)2 , originando soluções alcalinas, que adquirem cor carmim na presença de fenolftaleína; - São moles e maleáveis; Têm brilho metálico, quando recentemente polidos; - Conduzem bem o calor e a electricidade.

Reactividade dos elementos químicos A reactividade está relacionada com a tendência que os átomos têm para ganhar ou perder electrões. O átomo de Lítio tem tendência a perder o seu electrão de valência. 3Li : 2, 1 O átomo de Néon não tem tendência a perder os seus electrões de valência. Qual deles é mais reactivo? 10 Ne : 2,8 :. O átomo de Lítio é mais reactivo que o átomo de Néon.

Reactividade do Grupo 1 ( Metais alcalinos) Aumento da Reactividade 11Na 19K 37Rb 55Cs 87Fr 3Li 11Na 19K Aumento da Reactividade

Reactividade do Grupo 2( Metais alcalino – terrosos ) 4Be 4Be 12Mg 20Ca 38Sr 56Ba 88Ra 20Ca Aumento da Reactividade

Reactividade dos metais alcalinos e alcalino-terrosos Reactividade aumenta ao longo do grupo Quanto maiores forem os átomos deste grupo, mais facilmente perdem os electrões de valência Metais alcalinos e alcalino - terrosos Os metais alcalinos são mais reactivos do que os metais alcalino-terrosos, pois, é necessário menos energia para um átomo perder um electrão do que para perder dois electrões.

Reacção entre metais alcalinos e a água

Continuação da aula anterior. Sumário: Continuação da aula anterior. Realização de uma actividade experimental. Grupos e períodos e sua relação com os níveis de energia de um átomo e os seus electrões de valência. Propriedades físicas dos metais e não metais.

Propriedades dos halogéneos - São elementos do grupo 17 : têm 7 electrões de valência; - Formam iões mononegativos estáveis ( F - ; Cl - , etc) Reactividade do Grupo 17 ( Halogéneos): 9F 17Cl 35Br 53I 85At Aumento da Reactividade

Reactividade dos halogéneos A reactividade diminui ao longo do grupo, uma vez que ao longo do grupo , o tamanho dos átomos aumenta. Quanto maior for o átomo, mais dificilmente capta um electrão devido ao maior afastamento do núcleo.

Propriedades dos gases raros ou inertes São elementos do grupo 18: têm 8 electrões de valência (excepto o hélio que tem 2); Todos são gases, à temperatura ambiente; Pelo facto de terem 8 electrões na última camada (excepto o hélio que tem 2) têm grande estabilidade, motivo pelo qual não se combinam com outros átomos; - São substâncias muito estáveis e raras.

Reactividade dos gases raros A estabilidade dos gases nobres deve-se ao facto dos átomos destes elementos possuírem o último nível de energia preenchido, com oito ou dois electrões de valência. Devido à sua grande estabilidade, estes elementos são muito pouco reactivos.

Distribuição electrónica Nº de electrões de valência de um elemento, na configuração electrónica correspondente ao estado fundamental Nº do grupo a que esse elemento pertence Permite saber Nº de níveis de energia em que se distribuem os electrões dos átomos de um elemento, na configuração electrónica correspondente ao estado fundamental. Nº do período que esse elemento se encontra Permite saber Elemento Z Distribuição electrónica Grupo Período B 5 13 2º F 9 Al 2,3 2,7 17 2º 2,8,3 13 3º

Propriedades físicas dos Metais Em geral são sólidos à temperatura ambiente, à excepção do mercúrio que é líquido. -Revelam um brilho metálico característico e são: de cor acinzentada (excepto o cobre que é vermelho - acastanhado). maleáveis, isto é, dobram-se sem se partir. dúcteis, ou seja, podem reduzir-se a fios. bons condutores eléctricos. bons condutores térmicos.

Propriedades físicas dos Metais Apresentam elevados pontos de fusão e de ebulição. - De uma forma geral, possuem uma elevada massa volúmica. São normalmente mais densos que a água. Alguns metais: Magnésio ( Mg) Sódio ( Na) Alumínio ( Al) Ferro ( Fe)

Propriedades físicas dos Não metais Podem ser sólidos, líquidos ou, gasosos à temperatura ambiente. Não possuem um brilho metálico característico, (excepto o iodo). - Apresentam cores variadas. Quando são sólidos mostram-se muito quebradiços. Não são dúcteis nem maleáveis. - São maus condutores eléctricos, excepto a grafite. São maus condutores térmicos. Os sólidos apresentam pontos de fusão e de ebulição baixos. Têm massas volúmicas muito diferentes entre si. Alguns são solúveis em solventes orgânicos.

Alguns não metais:

DIMINUIÇÃO DO RAIO ATÓMICO AUMENTO DO RAIO ATÓMICO DIMINUIÇÃO DO RAIO ATÓMICO

Síntese O raio atómico diminui ao longo do período. O raio atómico aumenta ao longo do grupo.