Teoria Geral da Administração Anos 1910 - 1920 Vitor Santos Polisel.............05214-4
Linha de montagem móvel Nessa década Henry Ford ordenou a produção de automóveis de forma tal que o produto se movimentava e os trabalhadores ficavam parados, estava criada a linha de montagem móvel;
Consequências Linha de montagem móvel Reduçaõ no tempo de produçaõ Redução de custos Aumento da produtividade
Resultado A menor quantia que um trabalhador da FORD passariam a ganhar seria de US$5,00 dólares por dia, enquanto os salários que haviam sido recentemente reajustados em 13% eram de US$2,34/dia.
Padronização A idéia de Ford era de que a repetição e a padronização de tarefas trariam eficiência à produção. Ele era tão abececado por isso, que a FORD produziu um único tipo de automóvel o Ford T por quase 20 anos, na cor preta. Diziam na época: “o consumidor podia ter qualquer carro FORD desde que fosse MOdelo T, preto”.
Anos 1920 - 1930
Alfred Sloan e a GM: diversificação Padronização
Quem vocês acham que venceu????
Razões para a diversificação GM define que necessitava de algo novo para continuar concorrendo; Introduzir uma linha de carros em cada segmento de preço; Em relação à competição com a FORD, ficou decidido que seria produzido um carro muito melhor que o FORD T, com um preço ligeiramente superior.
Razões para o sucesso da GM O consumidor americano se tornou mais exigente, contribuindo para a estratégia adotada pela GM. Criação do conceito de carro do ano.
Anos 1930 - 1940
Contexto Social da mão-de-obra Década de 10: trabalhadores eram em sua maioria imigrantes ou vinham do campo; Nas décadas seguintes, os trabalhores já eram nascidos nas cidades.
E nós como engenheiros de produção, nosso maior incentivo é o dinheiro????