Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gesinf Gestão de Parque Informático
Advertisements

1. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
I - Noções dum compilador Partes dum compilador Ferramentas de construção de compiladores Bibliografia aconselhada: –Aho, Sethi e Ullman – Cap. 1 LFA 1999/2000.
Web Services Um Web Service é um bloco de software que pode ser acedido pela Internet e usado remotamente por outras aplicações Infra-estrutura para a.
Cleanroom - Software Engineering
Engenharia de Software
Capítulo 1 Introdução.
1 Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul Prof. Msc Adilson Ferreira da Silva Ferramentas de Engenharia de Software.
Seminários de Compiladores
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
12 de Dezembro de 2002 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrando: Rogério Dias Paulo Orientador: Professor Doutor Adriano Carvalho.
Bases de Dados 2 José Júlio Alferes Departamento de Informática
Sistemas Distribuídos Web Services
RMI-IIOP.
Um Processo Baseado em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 7 de abril de.
Java Persistence API (JPA) Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software Programação Distribuída.
© 2000, António Esteves - Seminários de Ciências da Computação, UM-DI 1 Seminários de Ciências da Computação Partição de Sistemas Digitais em Componentes.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Engenharia de Software
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
ETELVINA U M G ERADOR D E P ERSONAGENS P ARA I NSTANT M ESSAGING Eduardo Jorge Costa Ribeiro Universidade do Minho Departamento de Informática.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias Web ADO.NET
Laboratórios de Informática IV Ferramentas CASE
Universidade Federal de Lavras - UFLA
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
UML – Diagrama de Classes
You don't design your applications to cajo, it simply drops-in! ISEL – DEETC – SD.
UML Modelagem e Programação Orientada a Objetos
Metodologias para construção de SMA
Franklin Ramalho DSC – UFCG CIn - UFPE
1 1.
XIV Jornada de Cursos .NET com C# Antônio Júnior Bruno Inojosa.
Mole: Um Sistema de Agentes Móveis Baseado em Java Curso de Ciência da Computação Departamento de Informática Disciplina de Tópicos Especiais em Computação.
Framework para mapeamento objeto-relacional
Desenvolvimento de Frameworks e Componentes Baseados em Metadados Eduardo Guerra.
SPEM / EPF Composer Audrey Bezerra de Vasconcelos Qualidade de Software Prof. Alexandre Vasconcelos.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
1 TEORIA DA COMPUTAÇÃO Motivação Licenciatura em Ciência e Tecnologia da Computação Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Prep.)
Desenvolvimento da Aplicação de Gestão de Licenças de Táxi Luís Miguel da Silva Arêde associação de informática da região centro.
Odyssey-MDA: Uma Abordagem para a Transformação de Modelos de Componentes Natanael Maia Ana Paula Blois Cláudia Werner Grupo de Reutilização de Software.
WDM Web Data Modeling UCB – Universidade Católica de Brasília
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
CIn/UFPE – IN1008 – Projeto Conceitual de Banco de Dados - Prof. Robson Fidalgo  1.
Odyssey-MDA: Uma Ferramenta para Transformações de Modelos UML Natanael Maia Ana Paula Blois Cláudia Werner Grupo de Reutilização de Software Outubro/2005.
Geradores de analisadores léxicos
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Ramo de Telecomunicações, Electrónica e Computadores.
Abstract Factory Pattern Algumas aplicações precisam criar objetos de classes que podem mudar ex: elementos de um sistema GUI. –Diferentes padrões precisam.
Departamento de Informática
Investigação Operacional 2007/2008 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.
Unified Modeling Language
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Actividade da Construção
WebPTM Web Project and Time Manager Autor: Daniel Nicoletti Orientador: Prof. Dr. Carlos Miguel Tobar Toledo Co-Orientador: Murilo Woigt Miranda PONTIFÍCIA.
As inovações que nos fascinam actualmente têm, na sua maioria, uma base informática. Analisando o Futuro da Informática estamos a analisar o nosso próprio.
Padrões de Projetos Professora Lucélia. Conceitos É uma solução conhecida para um problema comum São técnicas que nos dão uma boa solução para determinados.
Integração e optimização de operações
MDA na Prática Flávia Durans Pitta Marinho
IF 718 Análise e Projeto de Sistemas Augusto Sampaio Vitor Braga (Estágio docência) Camila Sá (Monitora) Parte do material cedido pela Qualiti Software.
 Objetivos do Projeto:  Automatizar um processo de estimativa de esforço para realização de tarefas num projeto baseado no método Wideband Delphi. 
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
- 1 - Sessão #2 | 28 Abril 2010 :: :: :: Sessão #2 :: Introdução ao GAMS General Algebraic Modeling System Jorge de Sousa Professor Coordenador ISEL -
Desenvolvimento Automático de Sistemas Coordenador: Prof. Alberto Silva João Saraiva, Nº Apresentação do TFC.
Comunicação – VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Torres Vedras, 2006.
Introdução à Engenharia Biomédica Trabalho Realizado por: Flávio Jovchelevicth, nº Mariana Branco, nº Rita Levy, nº Dia 12 Novembro 2008.
Apresentação. 2 Resumo  Posicionamento do XEO  Introdução ao XEO  Principais Referências  Environment  Arquitectura  Desafio.
Projecto EDI & Faturação Eletrónica 6 Junho 2014.
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Transcrição da apresentação:

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 1 Gerador de código para camada de acesso a dados “VIRIATO” APRESENTAÇÃO INTERCALAR 11 de Março de 2005 Projecto de final de curso – 2004/2005

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 2 Agenda Problema Solução Problemas associados à solução Soluções de implementação Desenho da aplicação Estado actual 5 6

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 3 Agenda Problema Solução Problemas associados à solução Soluções de implementação Desenho da aplicação Estado actual 5 6

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 4 O Problema O tempo de desenvolvimento de uma Data Access Layer Código repetitivo (muda apenas o modelo de dados) –O que é automatizável? Passagem do modelo de objectos para o modelo relacional Usar Reverse Engineering? Método bastante utilizado mas com perda de metadata: nível de hierarquias entre os objectos e relação N-N

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 5 Agenda Problema Solução Problemas associados à solução Soluções de implementação Desenho da aplicação Estado actual 5 6

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 6 A Solução Automatização das tarefas repetidas Criar uma Data Access Layer específica e strong typed Gerar o código da Data Access Layer com base em informação passada ao sistema Disponibilizar o código gerado ao programador

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 7 A Solução - Entradas do sistema Model engineering –Construído a partir de um modelo de tipos descritos na linguagem UML –Uma das metodologias aconselhadas para modelação de problemas

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 8 A Solução Viriato Modelo UML Código compilado ou em ficheiros fonte Framework

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 9 Agenda Problema Solução Problemas associados à solução Soluções de implementação Desenho da aplicação Estado actual 5 6

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 10 Problemas associados à solução Identificar um standard que represente o modelo de tipos, descrito na linguagem UML Como gerar o código? Como aumentar eficiência da Data Access Layer?

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 11 Agenda Problema Solução Problemas associados à solução Soluções de implementação Desenho da aplicação Estado actual 5 6

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 12 Soluções de implementação Utilização do standard XMI (XML Metadata Interchange) definido pela OMG – versão 1.2) Uso de padrões de código parametrizáveis para a geração de código Desenvolvimento de um mecanismo de cache Código gerado para a plataforma.Net

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 13 Soluções de implementação Criação de tradutores (XSLT) do standard XMI para diferentes fabricantes <UML:Attribute xmi.id = 'S.16' name = ‘UmAtributo' visibility = ‘private' isSpecification = 'false' changeability = 'changeable' ownerScope = 'instance'>. <UML:DataType xmi.id = 'G.4' name = 'String' visibility = 'public' isSpecification = 'false'/> Together <UML:Attribute xmi.id = 'S ' xmi.uuid = ' C' name = ‘UmAtributo' visibility = 'private' isSpecification = 'false' ownerScope = 'instance' changeability = 'changeable' targetScope = 'instance' type = 'G.1' > <UML:MultiplicityRange xmi.id = 'id ' lower = '1' upper = '1' />. <UML:DataType xmi.id = 'G.1' name = 'String' visibility = 'public' isSpecification = 'false' isRoot = 'false' isLeaf = 'false' isAbstract = 'false' /> Rational Rose

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 14 Soluções de implementação Modelo descrito em linguagem intermédia <ViriatoAttribute Name="FieldClass1" Visibility="private" Type="xmiTest.testePackage.Class1" Changeability="changeable"/>

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 15 Agenda Problema Solução Problemas associados à solução Soluções de implementação Desenho da aplicação Estado actual 5 6

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 16 Desenho da aplicação Viriato Modelo descrito em linguagem intermédia XSLT Fabricante XMI Código compilado ou em ficheiros fonte Gerador de código Templates Framework

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 17 Agenda Problema Solução Problemas associados à solução Soluções de implementação Desenho da aplicação Estado actual 5 6

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 18 Estado actual Tradutores (XSLT) do standard XMI Gerador de Código com base em templates Camada de acesso a dados sem mecanismo de cache –Acessos sistemáticos à fonte de dados

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores 19 Alunos Orientadores João Manso (24480) Pedro Rainho (24533) Rodrigo Guerreiro (24628) Luís Falcão Paulo Pereira