ASPECTOS GERAIS SOBRE A ENERGIA NUCLEAR E SEUS IMPACTOS: O CASO DOS RESÍDUOS (LIXO NUCLEAR) DOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO.   Larissa Regina Gomes Garcia Nathalia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Nuclear Usinas Nucleares.
Advertisements

Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Profa.:Rita de Cássia Dias
As fontes de energia Fontes convencionais de energia: as usinas hidrelétricas, termelétricas, os combustíveis fósseis As usinas nucleares Fontes renováveis.
Combustível Radioactivo
Fontes e formas de energia
ENERGIA NUCLEAR.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
POLUIÇÃO DO AR.
A REAÇÃO NUCLEAR  A reação nuclear ocorre quando um neutron colide com o átomo de um elemento e é por este absorvido. O núcleo desse átomo é levado a.
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
A questão da energia Apesar de possuir rios favoráveis, apenas 4% da energia utilizada é decorrente das hidrelétricas. 83% da energia é gerada por termoelétricas.
Central Termoeléctrica
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO-RENOVÁVEIS
Biomassa.
Recursos Geológicos exploração sustentada
IEMC – Turma 111 Hélio Aparecido Camarotto Filho
Energia Renovável e Não Renovável
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
FONTES DE ENERGIA PROFº CÉLIO
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Energia Nuclear Trabalho realizado por: Andreia Santos Nº 4 Diogo Gonçalves Nº 10 David Rosa Nº 19.
Escola Adventor Divino de Almeida Professora: Sandra Cayres Alunas: Carla Aparecida,Jéssica Lima, Keyna Luany Série 2º ano “A”
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Alterações e desastres ambientais Causas e consequências
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
ENERGIA TERMONUCLEAR Ana Cláudia e Jéssica 2M2.
ENERGIA NUCLEAR Grandes Temas da Atualidade. Prof: Enrique Ortega.
Prof.: Raphael Carvalho
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS ENERGÉTICOS
Energia Nuclear.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
FONTES DE ENERGIA.
Escola: Coopen Nome: João Vitor, Ana Laura, Raquel Série: 4º ano B
Escola: COOPEN Alunos: Fábio M.C. Clara G. R. Serie: 4º ano A
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Noções de Física Nuclear
PRODUÇÃO DE MOLIBDÊNIO-99
Alunos: João Pedro; Sávio
Energia Nuclear: Contextualização, Funcionamento e Impactos
ENERGIA NUCLEAR.
Energia Termoelétrica
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Consequências da Poluição Marinha O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial.
Queima de Combustíveis fósseis
Usinas Termonucleares
Lixo Nuclear.
Docente : Joelma Saravy
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Nomes: Carolina de Oliveira
Universo Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz Usina Termoelétrica.
ENERGIA NUCLEAR PROFª JULIANA AMARAL.
FONTES DE ENERGIA 3 ano EM.
Energia das Biomassas.
PIBID Seminários de Física
-não contribui para o efeito de estufa (principal); - não polui o ar com gases de enxofre, nitrogénio, particulados, etc.; - não utiliza grandes áreas.
Usinas Nucleares TE033 – Centrais Elétricas
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos Continuação …
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
Geração e distribuição de energia elétrica
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS GERAIS SOBRE A ENERGIA NUCLEAR E SEUS IMPACTOS: O CASO DOS RESÍDUOS (LIXO NUCLEAR) DOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO.   Larissa Regina Gomes Garcia Nathalia Papale Gaia Letícia Paula Costa Juliana Alves da Costa Juliana Aparecida Aragão Mariana Rettur

OBJETIVOS: O trabalho consiste em apresentar a utilização, funcionamento da Energia Nuclear e seu descarte,focando nos aspectos ambientais nos EUA e no Japão.

Energia nuclear A energia nuclear ocorre quando há fissão de átomos, com a divisão dos mesmos, obtém-se matéria prima de minerais altamente radioativos, como o urânio ou o tório. Há dois tipos de obtenção: Fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas. Fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo. Energia limpa: Vantagens: não emite gases poluentes que contribuem para o efeito estufa, chuva ácida e poluição. Outra vantagem é a quantidade de energia que pode ser produzida em um local relativamente pequeno, diminuindo seu custo. Desvantagens: - elevado custo para sua produção; - armazenamento do lixo nuclear.

Energia nuclear Podemos avaliar com o quadro abaixo o comparativo da energia nuclear diante dos outros tipos de energia mais utilizado.

LIXO NUCLEAR São os resíduos radioativos resultantes da energia nuclear, este pode ser classificado em três níveis de radioatividade:   Alta: com meia-vida de até dezenas de milhares de anos, são constituídos por elementos combustíveis já irradiados dentro de reatores. Média e baixa: com meia-vida de aproximadamente 60anos. Os de baixa radioatividade são constituídos por vestimentas utilizadas por trabalhadores nas usinas. Os de média incluem peças de metal dos reatores nucleares e resíduos químicos.

LIXO NUCLEAR O armazenamento do lixo nuclear Algumas formas de descarte do lixo nuclear: Tambores blindados contendo material radioativo são depositados em piscinas cheias de água; Armazenamento em tambores blindados e descarega em mar aberto; Utilização de salinas desativadas e rochas;

DEPÓSITOS DE REJEITOS RADIOATIVOS EM OCEANOS Fonte: ReporterTerra- Energia Nuclear

Energia Nuclear nos EUA Maior produtor de energia nuclear do mundo responsável atualmente por 32 % da produção anual e com alta crescente  

Projeções de Geração de Energia Nuclear

EUA DESCARTE DOS RESÍDUOS NUCLEARES: 1982: Armazenados em barris e depositados em alto mar; Risco: possibilidade da abertura dos barris em alto mar; 1983: Mina de sal desativada no estado do Novo México; Insegurança comprovada (direcionamento para o deserto de Nevada). Yucca Moutain 1987: Projeto no Congresso Americano. 2002: A discussão volta à pauta. Armazenamento de todo o combustível usado pelos reatores dos porta-aviões, submarinos e qualquer outra instalação de reatores Nucleares. 2010: Não há endosso em relação ao Projeto.  

Yucca Moutain

JAPÃO

Investimento do Japão: Possuem 53 usinas nucleares; Ampliação da energia nuclear; Acordo com a AIE; Acordo entre Japão e Jordânia;

japão LIXO NUCLEAR NO JAPÃO: Maioria dos resíduos são devidamente armazenados e depositados no fundo do mar até 1985. Hoje, existe o repositório nacional na região Aomore. Existem também alguns acordos para enviar o lixo para repositórios em outros países. Mas vem enfrentando problemas diplomáticos.

japão 1995: Vazamento de sódio líquido (altamente corrosivo) em Monju. ACIDENTES NUCLEARES: 1995: Vazamento de sódio líquido (altamente corrosivo) em Monju. 1999: Vazamento de radiação ( 11.500 vezes) em Tsuruga a partir de um duto. Autoridades afirmaram que não atingiu a atmosfera. 2007: Terremoto de 6.8 na escala Richter abalou as estruturas da usina de Kashiwasaki, houveram vazamentos de água contaminada, gases radioativos e tombamento de 100 tambores de lixo atômico.