Programação :: espacialização da programação :: questões volumétricas e urbanas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas Públicas de Esporte e Lazer
Advertisements

Noções de Arquitetura e Urbanismo
Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
MISSÃO: formar professores de educação física
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Gerência de Núcleo de Promoção da Saúde Dia 6 de abril de 2009.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
atual da Estação Cidade Universitária não é a mais adequada. Deste
TRANSPOSIÇÃO USP AUP0148 – PROJETO III.
Transposição Praça do Relógio
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
PRIMEIRO LUGAR NO PRÊMIO CAIXA/ IAB 2001
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
Currículo /Educação Física
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Projeto Transposição AUP148 - PROJETO III Grupo B3
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
Rosana Fachada Daniela Marcondes
Faculdade de Produção Cênica
Escola Municipal em São Caetano do Sul
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
TÍTULO A movimentação da economia por meio dos grandes eventos Rio de janeiro, outubro de 2012.
TURNO INTEGRAL MARISTA
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
Metodologia do Ensino de Arte
ESTAÇÕES P3 – ENTREGA FINAL ANA TEREZA BRUNA JÚLIA LUÍSA MIRELA NATHÁLIA.
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
PRAÇA CAPITAL O SIA MELHOR PRA VOCÊ. Brasília |
O Urbanismo Culturalista
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
A seleção pública de projetos e iniciativas culturais é uma prática cada vez mais adotada pelo Ministério da Cultura, por empresas públicas e privadas,
Segmentação em Turismo (Mtur)
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
Rosana Fachada Daniela Marcondes
A INCLUSÃO SOCIAL DA CRIANÇA E DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DO
Trabalho de:  Adriana Silva  Diogo Nunes  Luís Ramos  Vanessa Antunes  Virgílio Teles 11º7.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Prof. José Roberto Medina
VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
A organização do espaço urbano
PPA – PLANO PLURIANUAL O PPA é um instrumento de planejamento O PPA (Plano Plurianual) é um plano que se estende por 4 anos. LDO LOA.
INSTITUTO DAS IRMÃS DA SANTA CRUZ
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
Apoio Matricial com Agentes Comunitários de Saúde como Enfrentamento para o Desenvolvimento de Caminhada Orientada Carla Izabela Bonzanini Profissional.
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER PROGRAMA.
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Transcrição da apresentação:

programação :: espacialização da programação :: questões volumétricas e urbanas

CONDICIONAMENTOPERFORMANCETERAPIA A síntese entre CONDICIONAMENTO, PERFORMANCE e TERAPIA define a programação proposta à população pelo centro cultural em São Carlos. CONDICIONAMENTO PERFORMANCE TERAPIA As atividades propostas foram pensadas a partir da intersecção dessas três matrizes e transitam entre a dimensão recreativa e disciplinar do esporte em CONDICIONAMENTO, com atividades esportivas como as artes marciais e a ginástica olímpica; a expressividade dos movimentos corporais como manifestação artística e cultural, em PERFORMANCE, através da dança em seus mais diversos estilos, das artes circenses e das artes cênicas; e a dimensão médica e científica da saúde, em TERAPIA, com a hidroginástica e o tai chi chuan. Assim, as atividades oferecidas ao usuario pelo centro cultural adquirem caráter múltiplo e promovem não só a tomada de consciência do próprio corpo e da mente, como também surge como alternativa de lazer, recreação e aprendizagem para a população são-carlense. I - PROGRAMAÇÃO

CONDICIONAMENTOPERFORMANCETERAPIA AlongamentoArte circenseHidroginástica CaratêBaléHidroterapia Ginástica artísticaCapoeiraIoga Ginástica acrobáticaDança contemporâneaMassagem Ginástica aeróbicaDanças de salãoMeditação Ginástica rítmicaDança de ruaPilates Jiu JitsuDramaturgiaRelaxamento JudôJazzShiatsu Kung fuMaculelêTai chi chuan Nado sincronizado Natação I - PROGRAMAÇÃO

II - ESPACIALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO O centro cultural tem como uma de suas principais características a sua permeabilidade, visual e física, buscando eliminar barreiras entre o interior e o exterior dos edifícios. Com isso, é criado um espaço que possibilita uma generosa área livre, pública, permitindo fluxos contínuos por todo o lote, somente sendo salvaguardados espaços mais específicos durante eventos especiais ou quando do não funcionamento do edifício. Já o partido arquitetônico gira em torno do pequeno complexo de águas, que tem destaque na obra como um todo. Os espaços internos permitem a realização do programa de maneira flexível, não tendo um caráter te pequenas salas multiuso mas um grande espaço de atividades (tendo como exemplo o SESC Pompéia de Lina Bo Bardi). A articulação se dá também entre os aspectos funcionais e de manutenção das atividades. Assim Oficinas de circo, teatro ou mesmo performances artísticas podem utilizar espaços com capacidade técnica de abrigá-los, chamado aqui de espaço cênico, um pouco mais resguardado que outros blocos mas que ainda assim se articula com o edifício, não se tornando um espaço segregado dos demais. A articulação entre os blocos, se dá pela circulação de patios, áreas livres entre os mesmos, contendo também equipamentos necessários à sua manutenção (como depósitos, vestiários) inseridos de maneira pontual.

I - PROGRAMAÇÃO

COMPLEXO AQUÁTICOAREAS FLEXÍVEISESPAÇOS DE APOIO Casa de máquinasJardinsAlmoxarifado Consultório médicoOficinasCaixa de água DepósitoSolárioCamarins PiscinasTeatroCenografia SanitáriosCozinha VestiárioDespensa Recepção Restaurante Sala de reuniões Sala de som Secretaria II - ESPACIALIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO

III - QUESTÕES VOLUMÉTRICAS E URBANAS _Localizado num contexto urbano de grande importância devido a expansão norte; _Próximo ao Hospital Escola de São Carlos e da Universidade Federal de São Carlos; _Parte de uma política ligada as vias de transporte de VLT e próximo ao acesso à cidade pela rodovia Washington Luís; _Mantém um gabarito baixo, buscando não se sobrepor aos edifícios já existentes, em grande parte residências térreas ou edifícios sem verticalização considerável; _Dotado de Volumetrias pontuais, tendo como principal característica a permeabilidade visual e física, inserido assim de forma a apresentar grande área livre entre blocos de equipamentos.

III – QUESTÕES VOLUMÉTRICAS E URBANAS