Do Funcionalismo ao Modernismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
Estratégia 1 Universidade de Brasília
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
UNIDADE 2 A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ou MÉTODOS UTILIZADOS
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Arquitetura Funcional “Bauhaus”
Teoria do Design 12º I Curso Geral de Artes
O Centro Ciência do Porto Moniz no Arquipélago da Madeira
Arte Déco.
CIDADANIA.
Artes Gráficas.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
Movimento Moderno Le Corbusier Walter Gropius Mies Van der Rohe
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
Análise Técnica de Objectos
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
Comunicação, Arte e Cultura
Das artes gráficas ao design moderno
Profissional curinga. Profissional curinga O que é ser um Profissional curinga? Tal como o baralho de cartas, o baralho das profissões também tinha.
O urbanismo.
O Nascimento da Nova Arquitectura
A que distância estaremos da Idade Moderna?
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
Óscar Niemeyer.
Escola Secundária Morgado de Mateus
No dia 23 de Abril de 2010, numa sexta-feira, pelas 15h deslocou-se à Escola Secundária com 3º ciclo de Ferreira Dias no Cacém o conhecido estilista Manuel.
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
CULTURA JURIDICA.
Joana Perdigoto Nº ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações A.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Trabalho realizado por : DCA António Moreira nº5
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Teoria do Design 12º I Correcção Teste 15.Março Tentúgal Curso Geral de Artes.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
O Urbanismo Culturalista
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Veloz Alunos: Rodrigo Capeleiro; Francisco Borda d’Água; Ricardo Antunes – 6º ano de escolaridade.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Final do século XIX e início do século XX
História da Cultura e das Artes
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Categorias específicas do Direito Urbanístico
Trabalho realizado por: Joana Cunha nº 13 Sara Couto nº 21 9ºH
Introdução à Administração
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Aplicativos Web – Web Design
PIET MONDRIAM holandês - modernista
Neoclassicismo – a arquitetura da razão e do Estado ( )
Funcionalismo.
Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17
A ARTE NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO
O que é a Indústria Cultural?
OBJETO TÉCNICO O OBJETO TÉCNICO RESULTA DA NECESSIDADE DO SER HUMANO, DA TÉCNICA E DA TECNOLOGIA.
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Introdução a Arquitetura e Urbanismo
Arquitectura Sustentável Apresentação do Grupo: Somos o grupo nº4 da turma B do 12ºAno formado pela Daniela, Inês, Melissa, Sara e Telma da Escola Secundária.
UTAD Comunicação e Multimédia História das Artes Visuais Contemporâneas José Pinheiro, al54465.
AGRUPAMENTO DE CELORICO DE BASTO DESIGN
ARTE ISLÂMICA.
TAREFAPROCESSORECURSOSCONCLUSÃOAVALIAÇÃO Luz e cor são inseparáveis. Se não existir luz, não pode haver cor. INTRODUÇÃO.
Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König.
Transcrição da apresentação:

Do Funcionalismo ao Modernismo António Moreira DCA 2014/2015

Quando, onde e por quem foi fundada a Escola de Ulm? Foi uma escola de design baseada na cidade de Ulm (Alemanha), fundada em 1953 por Max Bill e outros para promover os princípios do Bauhaus.

Quais os princípios da Escola de Ulm? Influenciada pela Bauhaus, Ulm tendia, no seu início, mais para a estética do que para a técnica. Por isso, a partir de 1953, no mesmo ano da inauguração da sede, começou um processo de cisão. Max Bill, que saiu em 1957, era adepto da estética e dizia: “Design é arte”. Já Maldonado dizia que: “Design não é arte, esta é só um complemento, existe enquanto resultado. O design tem que renovar, ser criativo, mudar o comportamento das pessoas”.

O que foi a carta de Atenas? A Carta de Atenas é um documento de compromisso (manifesto urbanístico), datado de 1933, redigido e assinado por grandes arquitectos e urbanistas internacionais do início do século XX, entre os quais se destaca Le Corbusier. A Carta foi redigida como conclusão do Congresso Internacional de Arquitectos e Técnicos de Monumentos Históricos que teve lugar em Atenas, na Grécia, em Outubro de 1931. Ao dar linhas de orientação sobre o exercício e o papel do urbanismo dentro da sociedade, serviu de inspiração à arquitectura contemporânea.

Quem foi o autor da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar.” O autor desta afirmação foi um célebre arquitecto contemporâneo, Le Corbusier, que diz que “a casa é uma máquina para habitar”.

Qual é o sentido da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar”? O sentido da afirmação: “ a casa é uma maquina para habitar” é pelo facto de que a casa tem de ser um espaço funcional as vontades do ser humano.

Exemplo de uma casa moderna Comenta a afirmação: “O ornamento era considerado, à partida, como uma “delinquência”, no contexto da arquitectura modernista. Na minha opinião o modernismo baseava-se no descostume de uso de ornamentos. Porque o modernismo baseia-se bastante no uso de linhas rectas e concisas e prescinde do uso de objectos sem qualquer funcionalidade. Exemplo de uma casa moderna

Que movimento submete exclusivamente à sua função operativa? O movimento que submete a função operativa é o funcionalismo

Que critérios eram usados para a produção de objetos no funcionalismo? Os usados eram critérios racionais quantificáveis, criando objetos fruto de uma funcionalidade rigorosa. E por eles são criados objetos despojados, onde a estrutura é que se deve afirmar e impor como elemento construtivo e estético.

Qual foi o principal princípio do funcionalismo? O principal princípio do funcionalismo é o arquitecto basear-se nas funções que o edifício ira desempenhar depois da sua construção, para que a pessoa que vá usufruir ao máximo da construção.

O que foi o pós-modernismo? No pós-modernismo procura-se a rotura com o racionalismo modernista, retoma-se a dimensão dos objetos; Estes, quando fruto do trabalho do designer, são tidos como obra de arte. Deste modo, são criadas séries limitadas ou peças únicas, valorizando-se o caracter autoral e a assumpção do designer; De certo modo vem contrair teses modernistas da sociabilidade da arte através da prática do design, e do designer enquanto técnico ao serviço da produção industrial.

Que características pode referir relativamente ao design pós-moderno? No design pós-moderno valorizava-se a carga simbológica que o objecto tinha e valorizavam também o aspeto ornamental do mesmo.

FIM