Design Patterns Fundamentos da engenharia de softaware. 19/1/2003.

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Transcrição da apresentação:

Design Patterns Fundamentos da engenharia de softaware. 19/1/2003

Noções de POO zAs linguagens de programação orientadas a objetos tornaram-se populares. zRevolucionou o modo de programar e de modelar sistemas. zAbstração do mundo real. zFavorece o reutilização de componentes.

Introdução a Design Patterns zOrigem : Artigo escrito por um arquiteto chamado Christopher Alexander durante os anos 70 com seu livro "A Pattern Language" [Alex77]. zO principio foi “digerido” e usado na area de informatica.

Introdução a Design Patterns zTornado-se popular depois da publicação do livro "Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software"[Gamma95].

Utilização do Design Patterns zResolver um problema que ocorre varias vezes e desenvolver uma solução padrão que possa ser reutilizada por terceiros. zAjudam aos desenvolvedores a desenvolver projetos mais elegantes, flexíveis e de forma mais rápida.

Utilização do Design Patterns zA utilização de uma estrutura para descrever a solução facilita o aprendizado, a comparação e a sua utilização. Esta estrutura é composta das seguintes partes:

Estrutura do Design Pattern zNome do pattern; zFinalidade; zSinônimo ou aliás; zMotivação; zAplicabilidade; zEstrutura; zParticipantes; z Colaborações; z Consequências; z Implementação; z Código exemplo; z Casos conhecidos ou exemplos; z Patterns relacionados.

Descrição da Finalidade zA finalidade reflete o que o pattern faz e pode ser dividido em: zpatterns de criação que se referem ao processo de criação de objetos; zpatterns estruturais tratam da composição das classes ou objetos; zpatterns comportamentais caracterizam o modo que as classes ou objetos interagem e distribuem responsabilidades.

Exemplo

Grupo zAna Luísa de Cerqueira Leite Duboc zRodrigo de Azevedo Miranda zFelipe Quintella de Mello