Revolução Industrial INTENSIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

O ILUMINISMO.
Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Sistemas econômicos e sociais
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLATERRA 1750.
Sob o domínio do Capital.
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
A Revolução Industrial Séc. XVIII
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
SOCIALISMOS Sociedade ideal Não diz como alcançar Reformar a sociedade
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Formação do mundo atual
Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Revolução Industrial o que é uma REVOLUÇÃO?
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A QUESTÃO SOCIAL OBJETIVOS RECONHECER.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Revolução Industrial Revolução ou evolução ?
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Crítica ao conceito revolução.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Século XIX Educação Nacional.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
CAPITALISMO SOCIALISMO
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Geografia Geral Prof. JORGE.
O Liberalismo e os Socialismos
Industrialização e Novas Relações de Trabalho
Revolução Industrial( )
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
A Era Napoleônica e o Congresso de Viena.
O pensamento revolucionário do século XIX
Pensamento e cultura no século XIX
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARTE 1.
Aula Semi - Fortunato.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Revolução Industrial.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARTE 2.
Revolução Industrial Slide já disponível em
Para uma visão marxista das relações internacionais
CAPITALISMO.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afeta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Liberalismo e Socialismo
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Aula Multimídia.
Revolução Industrial Slide já disponível em
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Sociologia – 1º EM e N3 Conteúdo: Marxismo e Manifesto Comunista
Socialismo.
Revolução Industrial Reações dos trabalhadores, defensores da nova ordem e reações ao capitalismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
Teorias Sociais no século XIX
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Professor Edley
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

Revolução Industrial INTENSIVO Inglaterra: a “oficina do mundo” Revolução Industrial INTENSIVO Prof. Alan Carlos Ghedini

Manufatura e Maquinofatura No artesanato: O artesão domina todas as etapas da produção. O homem é agente ativo Na manufatura: Vários trabalhadores controlados por um chefe. Na maquinofatura: Ocorre divisão de funções, e as atividades são feitas por máquinas O homem é agente passivo

Por que a Inglaterra? Presença de uma burguesia forte e com poder político (após a Revolução Gloriosa) Adoção do liberalismo econômico Ato de Navegação de Cromwell garante o domínio da marinha mercante inglesa Grandes jazidas de Ferro e Carvão Oferta de crédito: Banco da Inglaterra Enorme oferta de Mão-de-Obra Massa de yeomen egressos das áreas rurais após os enclosures (cercamentos)

1ª Fase da Revolução – Séc XVIII (UFSJ/MG) - Universidade Federal de São João del Rei “A máquina a vapor surge em 1769 por James Watt, revolucionando realmente a produção. Desenvolveu-se ainda a mineração e a metalurgia, possibilitando uma maior utilização do carvão e do ferro na produção industrial”. Eric Hobsbawm. A Era das Revoluções: 1790-1848. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1987. Em meados do século XVIII a Inglaterra protagonizou um conjunto de transformações que ficou conhecido como Revolução Industrial. Constituem fatores para esse pioneirismo A - a acumulação primitiva de capital, o cercamento dos campos e o parlamentarismo. B - as empresas multinacionais, a agroindústria mecanizada e o parlamento europeu. C - a exportação de capitais, a pequena propriedade rural e o regime republicano. D - a acumulação de metais preciosos, a exploração feudal e o regime absolutista.

2ª Fase da Revolução – Séc XIX (UDESC) - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina As questões abaixo referem-se aos movimentos operários, no contexto da Revolução Industrial do século XIX. I – Ao longo do século XIX a consolidação do capitalismo tornaria as condições de vida e de trabalho do nascente proletariado extremamente precárias. II – O ludismo traduz as primeiras manifestações de resistência da nascente classe operária que ocupou os últimos anos do século XVIII e os primeiros do século XIX. III – Em meados do século XIX a greve geral dos trabalhadores na Europa, organizada pelo sindicato que representava a classe operária, provocou importantes mudanças na legislação trabalhista da época. IV – O movimento cartista, movimento operário que surgiu na primeira metade do século XIX, não se constituiu um fato isolado, pois foi precedido de greves, motins,insurreições e outras manifestações da classe operária. V – Na segunda metade do século XIX, e principalmente com a formação das associações internacionais dos trabalhadores, percebeu-se uma estreita relação entre o marxismo e o movimento operário europeu. Assinale a alternativa correta. A - Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. B - Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras. C - Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras. D - Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. E - Todas as afirmativas são verdadeiras.

Idéias sociais e políticas do século xix intensivo O admirável século XIX Idéias sociais e políticas do século xix intensivo Prof. Alan Carlos Ghedini

Século da Burguesia? Consolidação dos ideais burgueses Liberalismo econômico Não intervenção do Estado na economia Livre iniciativa e livre concorrência Capitalismo Posição social auferida pela renda Voto censitário

Liberalismo Econômico (séc VIII) (UDESC) - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina Entre os argumentos que justificam a defesa das doutrinas liberais surgidas no final do século XVIII e início do século XIX, encontramos: I. Crença nas leis naturais da economia. II. Publicação e divulgação de idéias como as de Adam Smith. III. Críticas dos socialistas ao progresso industrial. IV. Desejo de atingir o comunismo pela superação das classes sociais. Assinale: A - se as afirmativas I e II estiverem corretas; B - se as afirmativas II e III estiverem corretas; C - se as afirmativas III e IV estiverem corretas; D - se as afirmativas II e IV estiverem corretas; E - se as afirmativas I e III estiverem corretas.

Mais socialismo Representação da ideologia do proletariado Proletário: trabalhador de chão de fábrica Duas correntes distintas: Utópicos: apresentavam o problema, mas não a solução Charles Fourier, Saint-Simon, Robert Owen Científicos: defendiam a luta de classes Karl Marx e Friedrich Engels Comunismo Socialismo Capitalismo

Anarquismo Assim como o socialismo, defendia uma sociedade sem classes, porém pregava a DESTRUIÇÃO do Estado capitalista Modelo de autogestão Pensadores: Proudhon: “a propriedade privada é um roubo” Bakunin: terrorismo contra dirigentes

Socialismo e Anarquismo (UFJF/MG) - Universidade Federal de Juiz de Fora Entre fins do século XIX e as primeiras décadas do século XX, os trabalhadores se organizavam na defesa de seus interesses. Com base em seus conhecimentos sobre o tema, marque a alternativa INCORRETA. A - A Comuna de Paris foi um movimento social ocorrido ao final do século XIX, que resultou na organização de um governo popular na França, inspirado sobretudo pelos ideais anarquistas e socialistas. B - A I Internacional, fundada em Londres em 1864, expressou uma das estratégias de luta dos trabalhadores, que consistia na organização de associações nacionais e internacionais. C - As greves de 1918 e 1919, ocorridas no Brasil, constituíram-se em exemplos de resistência operária, na maior parte das vezes, duramente reprimidas pelas autoridades policiais. D - Entre as conquistas obtidas pela luta dos trabalhadores podemos destacar o fordismo nos Estados Unidos e o corporativismo sindical no Brasil. E - Em geral, o movimento operário ocorrido neste período foi inspirado pelas ideias anarquistas e socialistas, que remontavam às teses de Bakunin e Marx, respectivamente.