Maria Claudete Machado Ferreira Rudinei Kleiton Pedroso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Proposta de implantação do módulo de Circulação e Empréstimo.
Advertisements

AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
AVALIAÇÃO DE SOFTWARES PARA BIBLIOTECAS
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
SUGESTÃO DO SOFTWARE SÁBIO PARA BIBLIOTECA DR. JOÃO BAPTISTA BONNASSIS
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Escolha de um software para a biblioteca do IEE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Software de Gerenciamento de Bibliotecas SophiA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
Gerenciador de bases de dados
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Portal de Periódicos CAPES
4ª CONTROLADORIA ADMINISTRATIVA
Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV
Desenvolvimentos especiais 1º Encontro de Usuários do Aleph São Paulo-SP, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2006 Desenvolvimentos especiais para Relacionamento.
Sistema de Controle de Biblioteca Cliente Servidor
DISCIPLINA: AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS PROFESSORA: ÚRSULA BLATTMANN
O catálogo como instrumento de mediação, administração e memória
É uma solução, via browser, para gestão de informações, com todas as rotinas necessárias para controlar, tratar, disseminar e circular as informações.
Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>
Sistema de Bibliotecas - SISBI
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Bem-vindos!.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA
Primeira Reunião Acadêmica
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Controle dos Registros do Conhecimento II 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA FLORIANÓPOLIS, 2005.
Filmes. Filmes UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CIN 5431 – Controle dos Registros do Conhecimento II Professora: Úrsula Blattmann Acadêmicos: Cíntia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina : Controle Dos Registros do Conhecimento III.
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
B IBLIOTECA P ROF. A CHILLE B ASSI I NDICADORES DE Q UALIDADE Águas de Lindóia - 19 a 20 de outubro de 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA.
Projeto para informatização da biblioteca do Sinepe/SC com o PHL
Projeto de Implantação do Software Biblioshop no Colégio Ilhéu
BASE DE DADOS BIBLIOTECA PARTICULAR
BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA BIBLIOTECA DO BRDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN Gerenciador de Bases de Dados CDS/ISIS Professora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CED CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROFESSORA:URSULLA BLATTMAMM DISCIPLINA: CIN 5046.
Base de dados do acervo de multimeios da Biblioteca/Brinquedoteca Monteiro Lobato – APAE/Florianópolis Trabalho apresentado à disciplina CIN Gerenciador.
Gestão Participativa Divulgação e Promoção do uso Biblioteca do Centro Integrado da Saúde - CIS.
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
PORTAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
Observação de sites europeus de bibliotecas acadêmicas de saúde pública, segundo critérios encontrados na literatura José Maria Lúcia.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA – SEF DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL – DIAG GRUPO ESPECIALISTA DE CONTROLE INTERNO - GED CI Estado de Santa Catarina Secretaria.
Objetivo Desenvolver um conjunto de sistemas suportados em processos padronizados, acessados e alimentados pelos diferentes agentes da Educação Profissional.
Biblioteca – Campus Osasco
Resposta da Questão 1 do Exercício de DFD
Sistema Porto Aplicativo Biblioteca Roberto Martins.
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
Avaliação tecnológica e funcional de sistemas ERP do tipo SL/CA visando sua implantação em pequenas empresas. (PUIC) Participante do Trabalho: Lidiane.
Fundamentos da Seleção
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Transcrição da apresentação:

Maria Claudete Machado Ferreira Rudinei Kleiton Pedroso UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA ANÁLISE SISTEMA DE GESTÃO BU UDESC Daniela Maria Santos danni_floripa@hotmail.com Maria Claudete Machado Ferreira detemachado@yahoo.com.br Rudinei Kleiton Pedroso rudibiblio@gmail.com

Biblioteca Universitária Central da Universidade Estadual de Santa Catarina (BU/UDESC) Tem como finalidade oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão. Está em processo de adaptação do Software e de suas instalações devido ao processo de centralização das bibliotecas setoriais ocorrido no ano corrente. Quadro de funcionários é composto por: 5 bibliotecários 2 auxiliares 17 bolsistas ( 5 não são da biblioteconomia).

Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubi Florianópolis/SC Biblioteca Universitária Central da Universidade Estadual de Santa Catarina (BU/UDESC) Localização: Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubi Florianópolis/SC Horários de atendimento: 2ª a 6ª - 07:30 às 21:45 Sáb 08h às 11:45

Software Utilizado

Software: PERGAMUM - Sistema Integrado de Bibliotecas Empresa: Associação Paranaense de Cultura Sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas, desenvolvido pela Divisão de Processamento de Dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Funciona de forma integrada da aquisição ao empréstimo, tornando-se um software de gestão de Bibliotecas.

Tecnologia e Características Gerais Produto em língua Portuguesa; Utiliza banco de dados SQL Server, Oracle e Sybase; Pesquisa ou filtragem por tipo de material bibliográfico; Alta capacidade de armazenamento; Gerenciamento integrado de dados e funções da Biblioteca; Gerenciamento de diferentes tipos de materiais (Bibliográfico, multimeios, etc.); Entrada e atualização de dados on-line.

Funções contempladas pelo sistema Controle de listas de sugestão, aviso por e-mail da chegada de material, reclamações; Controle de recebimento de livros, fascículos de periódicos e outros materiais, aviso no e-mail do término do período de devolução; Controle de assinaturas de periódicos; Controle e Registro de material bibliográfico para fins patrimoniais; Emissão de relatórios de entrada e recebimento de documentos, por período; Emissão de relatórios de circulação e empréstimo, por período; Contabilização de estatísticas, processamento técnico, atualização listas de autoridades, por período; Migração da base de dados Catibibi > Pergamum>FGV.

Sugestões de funções ainda não contempladas Seleção e aquisição; Comunicação direta com o sistema de gestão da UDESC.

Análise do software na instituição O sistema, ainda em fase de adaptação na instituição, já atende as necessidades básicas que vêm aumentando com o número de empréstimos.

CONCLUSÕES Através da entrevista e análise da instituição e do software utilizado constatamos que a permanência do Pergamum, já utilizado, é o mais recomendado devido aos seguintes fatores: Suporte técnico adequado; O sistema atende as necessidades da instituição; As melhorias sugeridas já estão em andamento; O custo de alteração do software e perda na transferências de dados não compensa a troca do mesmo.

REFERÊNCIA Pergamum. Disponível em: <http://wwws.pucpr.br/sistemas_s/per gamum/pergamum/php/home.php> Acesso em: 13 nov. 2007. Biblioteca Universitária Central UDESC: Site. Disponível em:<http://www.bu.udesc.br/> Acesso em: 13 nov. 2007.