SUGESTÃO DO SOFTWARE SÁBIO PARA BIBLIOTECA DR. JOÃO BAPTISTA BONNASSIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Proposta de implantação do módulo de Circulação e Empréstimo.
Advertisements

AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
AVALIAÇÃO DE SOFTWARES PARA BIBLIOTECAS
Maria Claudete Machado Ferreira Rudinei Kleiton Pedroso
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Sistema Pergamum Biblioteca George Alexander.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Escolha de um software para a biblioteca do IEE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
EMPRESA ACESSO DIGITAL SAFE-DOC Professora: ÚRSULA BLATTMANN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
PHL – Setor de Informação da Fundação CERTI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: CIN Informatização de Unidades de Informação.
Gerenciador de bases de dados
Sistemas automatizados de recuperação e disseminação da informação
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
4ª CONTROLADORIA ADMINISTRATIVA
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
10 dicas para aproveitar o máximo a plataforma HINARI.
DISCIPLINA: AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS PROFESSORA: ÚRSULA BLATTMANN
Automação Comercial sdafsa Versão 2.0.
É uma solução, via browser, para gestão de informações, com todas as rotinas necessárias para controlar, tratar, disseminar e circular as informações.
BIBLIOTECA MARIA CARVALHO MARTINS
Orçar Para Windows Orçar versão Bem vindo a apresentação do
Passo 1 – Acesse o site <portalbu.ufsc.br>
CURSO BÁSICO DE WINISIS
BIBLIOTECAS SPEI Curitiba/PR.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Informação Curso de Biblioteconomia Acadêmicas: Cláudia Zambelli Mezalira Elis Regina Mocellin.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA FLORIANÓPOLIS, 2005.
Criação de uma base de dados utilizando WinISIS intitulada: FRANCE
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA.
Projeto para informatização da biblioteca do Sinepe/SC com o PHL
Projeto de Implantação do Software Biblioshop no Colégio Ilhéu
BASE DE DADOS BIBLIOTECA PARTICULAR
BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA BIBLIOTECA DO BRDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO – CIN CONSTRUÇÃO DE BASE DE DADOS.
ACADÊMICOS ANA PAULA COSTA BEN-HUR MATEUS DOS SANTOS CAROLINE MIOTTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN Gerenciador de Bases de Dados CDS/ISIS Professora:
Apresentação do Sistema
Base de dados do acervo de multimeios da Biblioteca/Brinquedoteca Monteiro Lobato – APAE/Florianópolis Trabalho apresentado à disciplina CIN Gerenciador.
ACESSO DATAPONTO REFEITÓRIO
Apresentação do Sistema
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ
Academia de Ensino Superior Teoria de Sistemas de Informação
ACESSO DATAPONTO CLUBE Apresentação do Sistema PABX: (011)
Porter Sistema para Balanças Rodoviárias.
Apresentação do Sistema
ACESSO DATAPONTO ACADEMIA
O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares
PHL - Personal Home Library Não é um “software”, é uma aplicação Web que gera hipertextos a partir de informações armazenadas em bases de dados CDS/ISIS©Unesco.
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
Sistema de controle de Sindicato
 Trabalho realizado por:  Francisco de Assis Marinho Lanza;  Simone Martins Rodrigues;  Tânia Moraes Nascimento da Fonseca.
GUIA PARA USO DO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA2013 PARTE I - CONSULTA AO ACERVO PARTE II - ACESSO USUÁRIO PARTE III - INTERATIVIDADE (WEB 2.0) Universidade Tecnológica.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
MENU DE SERVIÇOS WEB Capacitação no Uso do SABi
Transcrição da apresentação:

SUGESTÃO DO SOFTWARE SÁBIO PARA BIBLIOTECA DR. JOÃO BAPTISTA BONNASSIS Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN 5329 - Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana Paula Ribeiro Guedes anapaularibeiroguedes@yahoo.com.br Cândida Mari da Cunha candidamari@yahoo.com.br Sandra Angela da Silva dandafloripa@gmail.com SUGESTÃO DO SOFTWARE SÁBIO PARA BIBLIOTECA DR. JOÃO BAPTISTA BONNASSIS OAB/SC

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO A OAB é um serviço público de personalidade jurídica. Tem como objetivo promover com exclusividade, a representação, defesa e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.

BIBLIOTECA DR. JOÃO BAPTISTA BONNASSIS Inaugurada em 11 de agosto de 1992, a Biblioteca recebeu o nome em homenagem ao ex-Presidente e ex-Conselheiro “Dr. João Baptista Bonnassis” por ter doado grande parte do acervo.

BIBLIOTECA DR. JOÃO BAPTISTA BONNASSIS OBJETIVO Colaborar para a formação do advogado catarinense; Criar condições de estudo; Divulgar e facilitar o acesso ao material de consulta; Manter intercâmbio com outras bibliotecas; Preservar os materiais; Promover a aquisição de obras e selecionar; Preparar e disseminar informações. USUÁRIOS Advogados, estagiários inscritos, estudantes de direito e a comunidade com interesse na área.

ACERVO Especializado na área jurídica. 5.000 livros; 50 títulos de periódicos correntes; CD ROM, fitas de vídeo, fitas cassetes, jornais diários e oficiais.

SOFTWARE UTILIZADO PELA BIBLIOTECA MICRO ISIS VERSÃO 1.5 PLUS Base LIBRIS - Catalogação dos livros; Base CCPJ - Registro do periódico; Base PERI - Indexação de artigo de periódicos; Base EUREKA - Sistema de busca.

CATALOGAÇÃO DOS LIVROS - LIBRIS

REGISTRO DO PERIÓDICO - CCPJ

INDEXAÇÃO DE ARTIGO DE PERIÓDICOS - PERI

SISTEMA DE BUSCA - EUREKA

DESVANTAGENS E DIFICULDADES MICRO ISIS VERSÃO 1.5 PLUS VANTAGENS Permite consulta por título, autor, assunto, número de registro, número de chamada, imprenta, data ou série. Consulta por operadores boleados: (e), (não) e (ou) . DESVANTAGENS E DIFICULDADES Não permite consulta on-line, não imprime relatório, não gera etiqueta. Após a renovação dos micros na biblioteca a base não imprime mais resultado de busca e o formato utilizado não permite intercâmbio de dados bibliográficos.

SUGESTÃO DO SOFTWARE SÁBIO Sistema de Automação de Bibliotecas, criado em 1997 pela Wallis Software Ltda. Encontra-se instalado na região Sul do Brasil e está disponível para instalação em todo mercado brasileiro. MOTIVO DA SUGESTÃO Atende a necessidades da Biblioteca e ainda possibilita consulta online, emissão de relatórios e geração etiquetas.

CARACTERÍSTICAS DO SÁBIO Dividido em 4 módulos distintos: Processamento técnico e consulta bibliográfica; Controle de empréstimo; Gerenciamento de aquisições; Consulta via internet.

PROCESSAMENTO TÉCNICO E CONSULTA BIBLIOGRÁFICA Tem como função básica o cadastramento e gerenciamento do acervo. Nele se faz o tombamento, a catalogação descritiva e o controle de cabeçalhos de assuntos e autores. CARACTERÍSTICAS Compatível com os formatos CALCO, USMARC, etc; Tratamento da informação de tamanho variável (campos sem tamanho fixo); Permite múltiplas ocorrências para os campos definidos pelo usuário, por exemplo: Assuntos, autores, exemplares, etc.

CONTROLE DE EMPRÉSTIMO Tem como função o controle da circulação do acervo e do cadastro dos usuários da biblioteca. ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Controle de empréstimos/devoluções/renovações/reservas; Controle de empréstimos e renovações através de senha dos usuários da biblioteca (opcional); Opções de importação/exportação para que a própria instituição possa no momento devido fornecer informações ou até importar dados de outros departamentos (controle acadêmico, financeiro; Vários relatórios: histórico do usuário, estatísticas sobre a circulação do acervo, estatísticas sobre os usuários, geração de etiquetas em formato de código de barra para os usuários da biblioteca; Controle de acesso ao módulo por senhas.  

GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES Tem como função registrar sugestões para aquisição, auxiliar o processo de seleção, cadastrar fornecedores e gerenciar o processo de aquisição e intercâmbio. CARACTERÍSTICAS Integração com o processamento técnico; Controle de listas de encomendas junto às editoras; Controle do vencimento de assinaturas de periódicos; Emissão de comunicados ao solicitante em cada fase do processo de aquisição; Possibilita um feedback para o usuário que encomendou um material. (material já chegou, encontra-se esgotado, ainda não foi comprado, etc); Relatórios gerenciais classificados por áreas de conhecimento, cursos e departamentos.

CONSULTA VIA INTENET Tem como função básica viabilizar a consulta ao acervo pela Internet (HTTP). CARACTERÍSTICAS GERAIS Plataforma Windows 95 / 98 / 2000 / NO TÍTULO.; Multiusuário e/ou monousuário; Ambiente Cliente/Servidor; Utiliza código de barras;   Controle de acesso aos módulos por senhas; Definição do perfil do usuário, ou seja, controle dos direitos dos usuários dentro de cada módulo específico; Personalização das telas por usuário (cores).

REQUISITOS DE HARDWARE (RECOMENDÁVEL) ESTAÇÕES DE CONSULTA       Micro computador Pentium 200 c/ 32Mb de RAM ESTAÇÕES DE PROCESSAMENTO TÉCNICO E EMPRÉSTIMO       Pentium 233 c/ 64Mb de RAM SERVIDOR DE REDE       Depende do banco de dados utilizado, configuração da rede e da quantidade de usuários (estações)

ORÇAMENTO PARA OAB VALOR: R$1.800,00; MANUTENÇÃO: A manutenção mensal está fixada em R$45,00; TREINAMENTO: Custo R$300,00 e compreende 16 horas. Os custos com deslocamento, alimentação e hospedagem ficam por conta do cliente; MIGRAÇÃO: Possibilita migração de dados do MICRO ISIS para o Sábio;   TEMPO DE MIGRAÇÃO: Geralmente são necessárias 30 horas, com uma pessoa envolvida no processo; LIMITE DE MATERIAL: Não existe limite de materiais suportados pelo Sábio.

REFERÊNCIAS SOUZA, Lucielly da Ventura de. Estágio supervisionado em Biblioteconomia. Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina.Florianópolis, 2007. WALIS Software Ltda. Disponível em: http://www.wallis.com.br/html/sabio.html. Acesso em : 26 out 2007.